Crítica: "A volta ao mundo em 80 dias" de Jules Verne


Título: A volta do mundo em 80 dias
Autor: Jules Verne
Ano: 2017
Ano de lançamento: 1872
Editora: Zahar
Número de páginas: 242
CompreSaraivaAmazonAmericanasTravessa

Sinopse: "Um dos mais conhecidos e adorados romances de Jules Verne. Londres, 1872. Ao sentir-se desafiado por seus companheiros de clube, o cavalheiro inglês, Phileas Fogg, aposta que é capaz de dar uma volta ao mundo em apenas 80 dias, arriscando todo o seu dinheiro. Homem misterioso, de poucas palavras e rotina inabalável, Fogg inicia a viagem no mesmo dia, levando consigo apenas seu empregado recém-contratado, o francês Jean Passepartout e uma bolsa. A volta ao Mundo em 80 Dias é uma incrível aventura pelos mais diversos locais, culturas e situações. De Londres a Yokohama e de lá para Nova York, passando por Mumbai, Hong Kong, São Francisco e outras, em barcos, elefantes, trens e trenós a vela, Verne leva nossos heróis, aos quais se juntarão o Inspetor Fix e a deslumbrante Monique Laroche, a enfrentar tempestades marítimas, fanáticos religiosos, sabotagens e ataques de índios e de lobos famintos. Essa edição traz o texto integral de Verne, apresentação de Joca Reiners Terron, tradução de André Telles, cerca de 30 ilustrações originais e mais de 200 notas, além de cronologia de vida e obra do autor. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo."




     Olá gente linda!!! A resenha que trago hoje é de um livro clássico e super gostoso de ler. Quem não largaria tudo para dar a volta ao mundo? Jules Verne é um escritor de ficção do século XIX e é considerado até hoje o pai da ficção científica. Dentro da sua narrativa podemos ver como ele estudou sobre tudo que escreveu, e foi o primeiro a falar sobre desde veículos submarinos e viagem a lua, é um dos escritores mais traduzidos da história. Outros romances conhecidos seus são: Viagem ao centro da terra e Vinte mil léguas submarinas.
     Mr. Fogg, o protagonista desse livro, é um homem rico, sistemático, solitário, fechado e que possui rotinas e horários tão rígidos que nunca são alterados. Porém, esse homem tão emblemático, resolve embarcar em uma aventura com seu mais novo criado Passepartout após fazer uma aposta com seus colegas do clube que frequentava, que seria possível dar a volta ao mundo em 80 dias.
    Após vários cálculos e um roteiro de viagem perfeitamente elaborado eles embarcam nessa aventura que têm tudo para dar errado, pois qualquer atraso ou desvio de roteiro podem fazer eles perderem algum navio ou trem, e isso pode acarretar o fim da aposta e a perda de metade da sua renda, sendo que a outra metade já está sendo consumida na viagem.

Roteiro da viagem: De Londres a Suez (7 dias) --> De Suez a Bombaim (13 dias) --> De Bombaim a Calcutá (3 dias) --> De Calcutá a Hong Kong (13 dias) --> De Hong Kong a Yokohama (6 dias) --> De Yokohama a São Francisco (22 dias) --> De São Francisco a Nova Iorque (7 dias) --> De Nova Iorque a Londres (9 dias) --: TOTAL 80 dias

    Paralelo a tudo isso, sabemos que uns dias antes deles embarcarem na aventura, houve um assalto em um banco, e com isso eles se tornam os maiores suspeitos do roubo e o detetive Fix, responsável pelo caso, acaba caindo de paraquedas nessa aventura, ao ter que perseguir o sr. Fogg e não perdê-lo de vista até a chegada do mandado de prisão.

"O efeito causado pelo telegrama não poderia ser mais rápido. A imagem do respeitável cavalheiro cedeu lugar à do ladrão de banco. Sua fotografia, retirada do arquivo do Reform Club, foi examinada detalhadamente. Seus traços pareiam idênticos aos do homem descrito no inquérito. Todos se lembraram da vida misteriosa de Fogg, do seu isolamento e da subida partida. Parecia obvio que a viagem de volta ao mundo, com o pretexto de uma aposta insensata, tratava-se de um plano para despistar a polícia inglesa."

   O livro é cheio de reviravoltas incríveis e muitas trapalhadas do criado Passepartout (que apesar de fiel e do bom coração, acaba caindo em várias ciladas), uma incrível investigação e perseguição policial do detetive Fix, e o romance que amolece o coração de Fogg.
     O autor faz a gente viajar junto com os personagens, e apesar da leitura inicial ser um pouco difícil e a história custar um pouco a deslanchar, vale super a pena se esforçar e continuar a leitura, porque quando você menos esperar, não vai mais conseguir largar. Verne nos faz conhecer lugares incríveis e vem nos contando fatos históricos verídicos de cada localidade, nos trazendo a memória as aulas de história e seus vários acontecimentos mundiais.
     Leitura super recomendada... Beijos e até a próxima....




16 comentários:

  1. Olá
    Conheço a premissa, porém nunca tive a oportunidade de conferir. Como amo o gênero, acho que iria curtir muito a leitura, e tenho ainda mais certeza depois que pude conferir as suas impressões. Os elementos aos quais você destacou chamam muito a minha atenção. Obrigada pela indicação!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Eu li Volta ao Mundo em 80 Dias tem bem tempo, é um livro legal, tem uma narrativa leve, divertida e envolvente, além de como você disse é repleto de reviravoltas. Gostei das suas impressões, essa edição é linda também. Parabéns!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá, conheço de nome todas as histórias citadas, só não sabia que eram todas de Jules Vernes, a não ser Viagem Ao Centro da Terra, por causa do filme. Zahar tem edições lindas, e em capa dura deve ser um luxo mesmo. Para quem gosta do gênero de ficção científica, é um investimento e tanto. Por enquanto eu vou passar a dica, hahaha.

    ResponderExcluir
  4. Li estelivro ano passado com o meu filho e adorei a história, achei original e muito fluido. Quero ler outras coisas do autor e só de ler a sua resenha, senti muita saudade da leitura.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?

    Li esse livro há alguns anos atrás e tive a mesma opinião que você, no começo foi meio difícil, mas quando peguei o "jeito" da história foi kkkk Realmente vale a pena dar uma chance e continuar a leitura desse livro. Sua resenha me fez sentir saudades dessa leitura, espero re-ler em breve.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oie tudo bem?

    Guria eu amo demais esse autor e não vejo a hora de ter todas as obras dele na minha estante, já li uma obra dele e amei e com certeza no momento que eu realizar a leitura dessa também irei amar!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana,
    Essa história é muito especial pra mim, pois foi o primeiro filme que vi no cinema, lembro da mágica dele até hoje e isso já faz mais de 10 anos. A história, como você disse, é cheia de reviravoltas e isso é muito, muito bacana! Fiquei contente por o autor ter feito você viajar, eu não esperava menos disso de uma adaptação que tanto me agradou.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. As edições da Zahar são sempre maravilhosas, né?

    Acredita que até hoje não li essa história tão clássica? Gosto muito do gênero, vi muitos filmes baseados na obra de Julio Verne e livros inspirados... É um pecado ainda não ter lido!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  9. Adoro os escritos de Jules Verne, já li a obra. Acho-a sensacional, esse é um dos autores que me fez tomar gosto pela leitura. Tenho até mesmo uma versão ilustrada dessa obra, de tanto que gosto dela rs Bexitus, Tay!

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Admito, com uma boa dose de vergonha ou remorso, que eu nunca tinha lido a sinopse desse livro.
    Que legal essa parte de o detetive ter que persegui-lo, já estou imaginando as cenas aqui.
    Agradeço muito a dica e adianto de pretendo ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oláa!!
    Nossa, esse é um dos clássicos que tenho muita vontade de ler, mas nunca tive a oportunidade...
    Na verdade, todos os enredos do autor me atraem, mas tenho a impressão que sempre deixamos os clássicos pro futuro né??
    Vou tentar me lembrar dele em breve, pois sua resenha me empolgou ainda mais a conhecer a história de Fogg... Parece ser uma aventura divertida!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana,
    esse livro está repleto de elementos que me atraem em uma leitura, mas não sei porque não me interessei em lê-lo, mesmo seus elogios não tornaram o livro mais atraente pra mim, mas isso deve ser comigo ou com o meu tempo de leitura, né? Enfim, por ser um clássico tão aclamado pretendo dar uma chance em algum momento no futuro e espero curtir muito a leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana! Tudo bem?
    Esse e mais "Vinte Mil Léguas Submarinas" e "Viagem ao Centro da Terra" são os grandes clássicos de Verne que provavelmente metade do mundo já ouviu falar, eu inclusa. Nunca li, mas adoraria realizar a leitura, já que adoro um clássico. Apesar de que minha cota deles anda meio baixa desde um tempo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas achei a premissa beeem interessante! Quero muito saber quais são essas tais atrapalhadas que o criado passa haha. Enfim, anotei aqui a dica e vou pesquisar mais sobre. Obrigada ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
  15. Olá, Ana

    Realmente esse é um grande clássico, mas ainda não o li. Adoro histórias com reviravoltas e adoro quando o autor faz a gene viajar junto com a história, mas acredito que esse não será um livro que eu lerei por agora, e nem sei se lerei algum dia, sabe? rss

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu já tinha visto esse livro por aí, mas infelizmente ainda não tive oportunidade de lê-lo.
    Imagino que deva ser uma ótima história cheia de aventuras mesmo, deixando o leitor tão preso ali que se imagina no personagem.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo