Crítica: "Fábula de Viagem no Tempo: Por Amélia, a Gata" de Hugo Dalmon


Título: Fábula de Viagem no Tempo: Por Amélia, a Gata
Autor: Hugo Dalmon
Ano: 2017
Editora: Multifoco
Número de páginas: 154
CompreMultifoco



Sinopse"Sou uma gata, mas estou presa no corpo de uma humana" (Amélia, a gata)

Crítica: Olá pessoal, tudo bem?? Voltando aos autores parceiros, hoje é a vez do Hugo Dalmon, autor da cidade onde moro, e que fiquei muito feliz por Amélia ter nos aproximado.

Confesso que comecei a ler esse livro sem muitas expectativas e me surpreendi com a história, o Hugo conseguiu tirar de mim algumas risadas, me cativou e me enlouqueceu na medida do possível.

Bom a história é narrada pela gata Amélia, que com seu jeito gato de ser, se mostra a coisa mais linda do mundo. Ela com seu dono Oz, melhor seu humano, se metem em uma enrascada total.

Quando Glória, uma garota do passado, entra em contato com Oz e pede que ele volte ao ano de 1998 para ajudá-la, apesar da história não fazer sentido nenhum para Oz, ele faz o que ela pede. Amélia acaba envolvida durante a viagem no tempo, quando ela pisa nos sapatos do seu humano e acaba viajando também.

A questão é o seguinte, para chegar a data desejada é necessário mentalizar no que quer, mas ambos tanto Oz como Amélia, mentalizam tudo, menos o que era necessário. Como essa viagem ocorre? Bom, a consciência da pessoa é transportada pelo tempo para o corpo de alguém que é dessa época. No caso vão parar em 1975 no corpo de Yasmin e Florinda. Não vou contar muito mais para não estragar a história.

Iniciando a leitura, Amélia me surpreende com a explicação de porque os gatos amam os humanos. Sério enxerguei meu gato nessa, adorei. Quando ela viaja no tempo você se apaixona pela forma como ela enxerga as coisas, e na segunda viagem chega a ser mais apaixonante ainda. Suspirei com Amélia.

O interessante que todas os personagens que Amélia e Oz invadem a consciência tem nomes de flores, então viu nome de flor, pode saber serão eles os envolvidos, isso se dá (acredito eu) a referência de Oz trabalhar numa floricultura que é da família. Além de todas as referências possíveis serem de flores ou abelhas, que logico tem a ver com flores também.

Na 3ª viagem as coisas complicam muito e eu já tenho mania de conspiração e pensamentos doidos sobre realidade paralelas, enlouqueci junto com nossa querida Gata quando ela fica presa em um simulador. Foi agoniante essa parte, não sabia em quem confiar, nem no que embasar e nem o que era verdade e o que não era.

O final me surpreendeu, pois na hora que chega a explicação do porque ele viajou no tempo, eu senti um alivio muito grande por Oz. Especialmente porque Amélia sempre deixava claro a vida infeliz de seu dono. E quando conseguem mudar isso, é um alívio muito grande. É um tema complicado, mas que precisamos falar sobre isso, e não quero falar qual, porque não quero estragar a surpresa.

Apesar de não ser um livro de fácil acesso é um livro que todos deveriam ter na estante, é muito gostoso de ler, e mexe com nossos sentimentos. Recomendo bastante.

Bjus, até a próxima, Rafa.


38 comentários:

  1. Oi Rafa!
    Nossa! Não conhecia o livro, mas já achei gracinha!
    Gostei desse lance de viagem no tempo e ocupar o corpp de outra pessoa. Pensi que deve ser uma sensação legal. E o mais importante, acho que deve ser "entender" um pouco do amor que os gatos tem pelos humanos, que não consigo nem pensae como é.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Não conhecia a obra mas ela me parece ser bem fofa e divertida, gosto bastante de livros que envolvem viagem no tempo e pretendo fazer essa leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que blog lindo, amei. Eu amo fabulas, e fiquei querendo essa, não a conhecia

    Beijos
    Passei a seguir seu blog lindo
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
  4. Achei a história bem inovadora, provavelmente eu iria gostar de ler algo tão diferente assim.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Olá! amo fabulas, gostei muita da narrativa, espero ler outras, quando vier visitar seu blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Estou maravilhado!!! Estava esperando algo bem diferente do que li.
    Gostei q vc descreveu e fez analogias dentro do que eu pretendia, o lance da floricultura, abelhas e flores. Achei incrível vc perceber a sutileza da Amélia sempre comentar a infelicidade de Oz.
    E fiquei mto feliz em ter mencionado quando a Amélia se perdeu por completo no simulador.

    Obrigado por enchergar o trabalho de maneira tão bacana!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu ainda não tinha visto resenhas relacionadas a essa obra, mas confesso que fiquei bem interessado só pela capa e seu título rsrd. Gostei do que li em sua resenha e é uma pena o livro não ser de fácil acesso, mas espero poder ler ela um dia. Adorei ler suas opiniões. até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Que bacana! Adoro quando encontro blogueiras na cidade que eu moro! É sempre uma delícia e cria aquela identificação! Sucesso na parceria e sucesso para o Hugo também! Quero ler o livro dele! Apoiar os nacionais é fundamental no nosso mercado!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Luisa, tudo bem? Na biblioteca da vila tem disponivel para empréstimo. Se um dia passar por, lá, É uma boa forma de ter acesso. Bjao e obrigado.

      Excluir
  9. Legal!! A capa é bonita e pela sinopse já da para esperar algo inusitado e criativo.

    Como já falaram, o apoio ao mercado nacional é essencial!
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rafa! Que história linda e parece ser muito envolvente, principalmente por conta das confusões na viagem do tempo haha. Dica anotada, bjss!

    ResponderExcluir
  11. Oiii, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas a história parece ser uma graça! Amo gatos, acho que me envolveria muito com a Amélia hahaha essa editora tem vários títulos bem legais mesmo.
    Beijoss!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  12. Achei um enredo e criativos também um tanto fofo,fiquei imaginando como seria um livro narrado por uma gata e sinceramente imagino que deva ser algo engraçado.
    Parece que é um livro que merece ser dado uma chance.

    ResponderExcluir
  13. Oiii Rafa tudo bem?
    Eu não conhecia essa fábula e fiquei bastante interessada em ler, ainda mais com uma gatinha na história, achei muito divertida a história e eu sei que daria belas risadas, dica anotada linda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Ainda não conhecia o livro e já estou bem curiosa quanto ao final e o motivo que o faz viajar no tempo. Quero muito conhecer essa trama.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Rafa!
    Não conhecia o autor, nem o livro, mas agora, depois da sua resenha, já quero ler! haha A história me pareceu beminteressante - viajar no tempo deve ser tão legal! - e fiquei bem curiosa para saber o porquê de Oz viajar no tempo :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Amei, Rafa... Fiquei doida para conhecer essa história.
    Parece ser fofa e tocante ao mesmo tempo.
    Eu sou viciada em viagens no tempo.. Escrevi uma história completinha que tinha viagem no tempo, mas depois de pronta não gostei mais dela e resolvi escrever outra, sem me dar conta tinha viagem no tempo tb... Isso me persegue kkkk

    ResponderExcluir
  17. Oiii!!

    Eu não conhecia essa obra mas fiquei feliz em ver sua resenha!
    É um livro que possui uma história bem bonita que mexe com o leitor, não tem como não ficar curiosa.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Oii Rafa, tudo bem? É a primeira resenha que leio sobre esse livro e já fiquei interessada! Gosto bastante de fábulas e essa parece bem interessante e envolvente Anotei sua dica! Ótima resenha :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oieee, esse livro já me ganhou quando vi que era um gato num corpo humano, quem não ama gatos? agora fiquei super curiosa para ler! obrigada pela dica!

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Hello!!
    Adoro fábulas, acho que sao leituras leves e que deixam uma reflexão e sao de facil leitura.
    Esse ainda nao conhecia e pela capa eu ja vi que vou gostar.
    Adorei a resenha e acho que vai ser algo que vai me tirar de certas ressacas.
    Adorei a dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  21. Oi, Rafa! História narrada por uma gata já ganhou meu respeito! hahahah
    A-MO gatos! =^.^=
    Uma pena você não poder falar mais da trama por risco de spoilers, mas adorei a premissa! Fiquei curiosa sobre a viagem no tempo e o que leva os dois até seus respectivos destinos.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  22. Olá!Não conhecia o livro, mas parece que realmente mexe com o leitor, além de parecer uma história fofa. Adorei a dica.

    Beijos,
    Livros que Li

    ResponderExcluir
  23. Olá, acho que já tinha visto as primeiras impressões desse livro em algum blog e já tinha achado sensacional. Agora que li a resenha completa fiquei simplesmente encantada. Achei bem interessante a situação que o autor criou e eu fiquei bastante curiosa.

    Adorei a sua resenha e já add a minha wishlist pra adquirir assim que tiver uma grana extra.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oiiii, não conhecia o autor, mas essa história me deixou tão curiosa... Ela parece ser fofa demais!!! Amei a resenha!!!!

    ResponderExcluir
  25. Oie! Tudo bem?

    Nossa é a segunda resenhas desse livro que leio e com toda a certeza continuo sentindo vontade de conhecer de perto essa história que parece ser muito inovadora e fofa!

    bJSS

    ResponderExcluir
  26. Oi Rafa.

    Com certeza o livro deve surpreender mesmo, pois lendo sua resenha já mostrou que é uma história muito boa. Dica anotada para quando der, vou conferir essa história.

    Bjos

    ResponderExcluir
  27. oi, rafa, que bacana ver que o livro foi surpreendente para você e ainda trouxe um tema que é bem importante de ser discutido. gostei de saber que o livro tem seus momentos engraçados para trazer leveza para a trama. obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Eu amo gatos, tipo, muiiiiiiito. O livro já me atraiu a partir daí. O enredo da história é bem interessante e único, o que achei incrível. Algo me diz que eu daria boas risadas com a história e ficaria encantada a cada palavra. Mas enfim, amei a sua dica e a sua resenha, de verdade ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia o autor, porém parece ser o tipo de escrita que eu amo,amei a resenha e me interessei muito em ler este livro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  30. Olá...
    Ainda não conhecia o livro, mas, adorei suas impressões sobre ele! Adoro livros que mexem com nossos sentimentos e esse parece ser muito legal ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Oi, Rafa!
    Eu amei o livro, a história e sua resenha! Logo que abri o post eu me deparei com a cara da Amélia gata na capa, deu vontade de rir, não sei se vou gostar do livro, mas acredito que sim. Adoro esse tipo de história e acredito que vai ser muito divertido ler! Bom anotar mais um autor nacional para a minha listinha que cresce a cada dia! Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa porque sou a doida dos gatos, não posso ver um na rua que já quero levar pra mim hahahah
    O livro parece ser muito divertido e bem construído, com certeza é uma leitura incrível

    ResponderExcluir
  33. Olá,

    Fiquei impressionada com quanta história há nesse livro haha, por conta da capa eu não esperava uma história assim tão movimentada, acreditava se tratar de um livro mais infantil sabe, no entanto achei interessante isso e quero saber qual será o futuro dessa dupla, acho viagens do tempo muito legal. Adoro livros gostosos de se ler, já anotei a dica.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi, Rafa

    Não conhecia o livro e ele não faz muito meu tipo de leitura. Mas chegando ao final da resenha fiquei curiosa pra saber esse motivo da viagem. Pq será que ele era triste? Sua indagação conseguiu me deixar curiosa! Heheheh

    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Olá!

    Amo gatos!! Não conhecia o livro, mas me interessei muito por ele, espero encontrar aqui em SP para garantir o meu.

    ResponderExcluir
  36. Amei esse post, quero ler o mais rápido possível, se tiver na amazon, melhor ainda! Poxa, que premissa fantástica e amo bichanos, então é mais que obrigação ler essa obra. Já vou marcar na minha lista.

    ResponderExcluir
  37. Olá.

    Fiquei bem interessada nessa leitura, pois parece ser um livro bem divertido. Não o conhecia, mas sua critica fez com que eu ficasse com muita vontade de ler. Eu também tenho uma gatinha e sou apaixonada por ela hahaha
    Amei ♥

    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo