Séries: Penny Dreadful

ATENÇÃO: A resenha contém spoilers.


Para melhor interpretação da serie escolhida da resenha de hoje vamos primeiro compreender seu contexto histórico, já que a mesma esta ligada nos máximos e mínimos detalhes a esse contexto.


O contexto histórico da serie é a era vitoriana, que se passa durante o século XIX, século esse de grandes mudanças tais como a expansão do processo de industrialização, crescimento do mercado editorial. Essa fase da história do Reino Unido ficou conhecida também pelos avanços da ciência e da tecnologia, esses avanços foram responsáveis por proporcionar uma atmosfera perfeita para o surgimento de histórias fantásticas e com elas popularizar a literatura, já que classes mais pobres estavam tendo acesso à alfabetização.

Durante esse período histórico, vários escritores se consagraram, como, Oscar Wilde, com O Retrato de Dorian Gray; Arthur Conan Doyle, com Sherlock Holmes e entre outros. Todos contribuíram diretamente para a atmosfera do fantástico.


ATENÇÃO: Esse seriado possui cenas de possessão e cenas de sexo e nudez. 

Na contemporaneidade, temos uma releitura desse momento histórico, na serie Penny Dreadful, produzida por John Logan e Sam Mendes para o Canal Showtime, que teve sua estreia em 11 de maio de 2014. A série foi cancela na sua terceira temporada e a mesma possui um total de 27 episódios com 50 minutos, aproximadamente, cada.


O nome da série faz referência direta aos romances baratos vendidos durante a era vitoriana, romances esses que narravam histórias fantásticas que as mesmas norteiam o roteiro da série.

Penny Dreadful nos apresenta personagens clássicos como, Dr. Frankenstein, Dorian Gray, vampiros, bruxas, lobisomem e entre outros. Na verdade, os personagens são releituras das obras da literatura inglesa da época.

Penny Dreadful, possui um roteiro e produção impecáveis, trazendo sempre a tona discussões sobre questões humanas, tais como a caridade e a fé, e entre um episodio e outro os diálogos são recheados de poemas belíssimos.


Todos os atores tem seu brilho e seus momentos de destaque durante a série, mas a Eva Green se sobressai entre os outros. A atuação dela é de um grau de realismo que o mais incrédulo acredita que ela esta possuída. Eva é tão comprometida com a sua personagem que as expressões da mesma fora das telas são semelhantes a sua personagem (confesso que assistir todos os episódios durante o dia, a noite as cenas perturbava minha cabeça kkk).


Penny Dreadful é a serie que vai te envolvendo em vários aspectos, pois trata de um mundo de criaturas míticas e a possível convivência com essas criaturas, e ao mesmo tempo em que a série envolve ela lhe põe medo, pois essas criaturas muitas das vezes são servas do demônio e as cenas de brigas e possessões são bem fortes. Mas não deixa de ser magnifica, é uma pena que a Showtime cancelou... A série tinha uma atmosfera maravilhosa e propicia para o surgimento de novas tramas.



12 comentários:

  1. Acompanhei essa série e fiquei mega decepcionada com o final! Achei que teria mais explicações e tudo mais. Achei mega com pontas soltas! Mas Amei a série num todo. Achei muito boa mesmo! Enfim...
    Ótima dica!

    beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o final é "ruim" para o nível da serie e ficou pontas soltas, sim. mas ela num toda é maravilhosa.
      Obrigado por comentar <3

      Excluir
  2. Tenho vontade de ver essa série, mas nunca tomei vergonha na cara hahaha a temática me interessa bastante, e eu queria outra série de terror para substituir American Horror Story.
    Adorei a dica!
    Beijosss <3
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena assistir essa serie, é maravilhosa.
      Tome coragem e veja hahahha
      Obrigado por comentar <3

      Excluir
  3. Já ouvi falar muito bem dessa série, mas ainda não tive vontade de assistir, quem sabe em breve!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vale muito a pena, veja.
      Obrigado por comentar.

      Excluir
  4. Oi José, tudo bem? Eu tenho uma amiga que AMA essa série! Eu estou bem interessada em conferir, tem muitos personagens interessantes!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, estou bem. siga sua amiga e veja a serie vale muito a pena <3
      obrigado por comentar <3

      Excluir
  5. Eu acabei de começar Penny Dreadful, e estou amando. Infelizmente o tempo que tenho livre é pouco, e menos a cada dia, mas vou acompanhar aos poucos. Lindo texto, JM <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a serie é maravilhosa, espero que consiga terminar vale muito a pena. obrigado pelo comentário, Ise <3

      Excluir
  6. José que texto maravilhoso, foi o máximo conferir suas impressões dessa série maravilhosa. Não sabia que a terceira era a última temporada pq a mesma foi cancelada. Eu já vi as duas primeiras temporadas e confesso que fiquei intrigada, assustada, fascinada e emocionada ao mesmo tempo. Essa é daquelas séries que mexem com os valores morais das pessoas.
    Vou conferir a terceira temporada agora em agosto e fazer uma postagem única.

    Parabéns pela postagem. Abração!!!
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! infelizmente a serie foi cancelada, tinha tudo para render varias temporadas. veja a terceira e se surpreenda com o final. e obrigado pelo comentário <3

      Excluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo