Crítica: "Anacrônico" de Antony Magalhães (Editora Parceira)


Título: Anacrônico
Autor: Antony Magalhães

Ano: 2017
Editora: Luva Editora
Número de páginas: 252


Sinopse: "Em um Brasil pós-guerra, a escravidão é um negócio lucrativo, o ar é tóxico, as temperaturas são altas e as pessoas vivem em cidades tecnológicas protegidas por redomas de vidro. Nessa sociedade que passa seu tempo entorpecida com drogas fornecidas pelo governo, vive a jovem escrava Maria. Comprada por uma família poderosa quando criança, aos poucos ela demonstra ser uma escrava diferente. Ela quer saber mais sobre seu passado e poder controlar seu futuro.Maria quer vingança…"

Olá gente linda! Estou aqui mais uma vez para trazer uma resenha dessa editora parceira incrível que é a Luva editora. Quando eu li a sinopse desse livro não consegui entender a dimensão dessa narrativa e quão boa seria essa leitura, realmente eu me surpreendi. Anacrônico é uma ficção científica distópica que se passa no Brasil pós-guerra e é totalmente diferente de tudo que já vi, é uma experiência incrível ler uma distopia que se passa aqui na nossa terrinha e fala sobre temas que são tão recorrentes na nossa vida cotidiana. O Brasil foi completamente destruído depois da guerra, e as pessoas para sobreviveram vivem em redomas de vidro chamadas Biópolis, do lado de fora o ar é tóxico e as temperaturas são tão altas que as pessoas simplesmente são carbonizadas ao saírem dessa redoma, isso é, se elas pudessem sair.

Essa é uma história de vingança, essa frase resume bem o livro. No início conhecemos Maria, uma escrava negra que possui uma prótese no braço pois nasceu com uma deficiência. Foi comprada ainda criança por um casal importante que queria obter mais fama por adotar uma escrava com uma deficiência. Desde a infância ela se vê submetida a constantes abusos sexuais e psicológicos. Dentro dessas redomas a população vice extremamente controlada, a televisão só passa o que o governo autoriza, as pessoas vivem constantemente dopadas com pulsos (drogas) que incentivam sentimentos como coragem ou felicidade.

Maria morava juntamente com mais dois amigos escravos, um deles era o responsável por buscar os pulsos para a dona da casa. Como para ela os pulsos fornecidos pelo governo não eram suficientes, ela fazia o escravo buscar alguns pulsos de contrabando. Em uma dessas levas de mercadoria ela pediu para ele descartar dois pulsos que julgava estarem com problema. Esse escravo então ao invés de jogar fora, leva para o quarto e tenta convencer alguma das meninas a provar com ele, Maria topa p desafio e o que acontece depois vai  mudar a vida dos dois para sempre. 

A narrativa do autor é fluida e gostosa, passei o livro toda desesperada para saber o que ia acontecer no final e como tudo ia se resolver.. E falando sobre o final, é daqueles de deixar a gente passando mal e desesperada, pela forma como terminou eu acredito que esse livro fará parte de uma série, pois muitas pontas ainda ficaram soltas e mau explicadas, para falar a verdade faz dois dias que terminei a leitura e estou indignada como o autor pôde fazer aquilo com nossos coraçõeszinhos. Preciso muito do próximo livro para saber o que acontece....

Então deixo aqui mais uma super recomendação de um autor nacional que tem muito a contribuir com a literatura mundial. Para falar a verdade eu ainda não me decepcionei com a Luva editora, mas esse livro derruba todos os forninhos!

Beijos e muito obrigada por sempre estarem por aqui. Até a próxima semana. 😘

14 comentários:

  1. Ola
    Ainda não tinha lido nada a respeito desse livro, mas fiquei curiosa quanto ao seu desenvolvimento. Gosto muito desse tipo de premissa e é claro que gostaria de poder conferir mais a respeito. Achei super interessante, ainda mais por ser um nacional, que merece um destaque ainda maior.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Fico muito feliz quando vejo obras brasileiras sendo lançadas e sobretudo, aproveitando nosso país como cenário.

    Curti seu texto e não conhecia essa editora, tão pouco o autor. Vou dar uma pesquisada melhor e certamente vou anotar para ler depois.

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas gostei bastante da premissa parece ser um livro bem forte e emocionante por causa das coisas que a Maria passa durante ele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana!
    Não conhecia o autor e obra, me parece ser um livro cheio de reviravoltas. Mas vou esperar para ver se é realmente uma série, vou preferir ler quando todos os livros já forem publicados. rsrs
    Bjs!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Amo quando uma obra nacional, tem o Brasil como cenário. Adorei a resenha e espero poder conferir o mais rápido possivel.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Achei muito interessante a sinopse,me pareceu ser uma leitura um tanto pesada,mas com algumas surpresas pela frente talvez,mas ainda sim não sei se o leria,mas quem sabe?

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Só pela capa posso dizer que o livro me chamou a atenção, o mesmo com o título. Estou muito curiosa com esse livro, minha leitura está numa fase de buscar coisas novas e diferentes, então porque não um livro nacional e que parece ser ótimo? Irei anotar a dica.

    Parabéns pela resenha, está muito boa, tentadora :3

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, nunca li nada sobre distopia no Brasil. Achei essa bem interessante. E fiquei muito curiosa com a história de Maria e o que vai acontecer ao ela usar o pulso.

    Espero que tenha mais livros pra complementar a história, pq realmente é muito ruim ter coisas que não foram resolvidas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de distopias, acho que já anotei o nome desse livro numa listita de futuras leituras, não me lembro bem. Mas enfim, já li sobre esse livro antes e o enredo é bem interessante, ainda mais por se passar em um Brasil pós-apocalíptico. Bexitus, Tay!

    ResponderExcluir
  10. Oi.

    Não conhecia este livro ainda. Nunca li nada da editora também. Pelo o que vi, eles têm uns livros bem legais no catálogo. Não sou muito fã do gênero, já li alguns livros, mas não são todos que me agradam. Vou dar uma chance ao livro, espero gostar depois de lê-lo.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Que premissa instigante!!
    Não conhecia a editora e nem a obra, mas estou decididamente com vontade de tê-lo em mãos e correr para lê-lo.
    Duas coisas que me agradaram muito foi o toque original da narrativa, tanto por ser nacional E situado no Brasil, quanto pela distopia interessante e que me pareceu bem construída!!
    Muito obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana,
    Ainda não li nada da Luva, mas tenho vontade de ler todos, pois as premissas me agradam muito. Fiquei contente por você ter curtido a leitura e por eu ter lido sua resenha.
    Adoro histórias que giram em torno de vingança. Fiquei intrigada para conhecer a Maria, uma escrava que parece ter sofrido tanto. Vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana Claudia, como está?
    Não conhecia o livro e nem o autor, mas estou bastante impressionada pela premissa do livro. História de vingança, ainda mais nas circunstâncias descritas, parece ser um prato cheio de coisa boa. Grata pela dica!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, a premissa é bem interessante, não? História e ficção cientifica... no final deve ser algo bom. A ainda tem essa ideia de vingança. E é de autor nacional, fico muito feliz quando vejo histórias tão interessantes saindo dos autores nacionais. Como você recomendou, vou dar uma olhada...

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo