Crítica: "Suzy e as Águas-Vivas" de Ali Benjamin

Título: Suzy e as Águas-Vivas
Autor: Ali Benjamin
Ano: 2016
Editora: Verus
Número de páginas: 223
CompreSaraivaAmazon

Sinopse: "Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas. Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação — uma explicação científica — para que Franny tenha se afogado. Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga — e pelo momento final e terrível entre elas —, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo — e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava. Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz... mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente."

Crítica: Olá, como estão vocês? Hoje a crítica é bem fofinha. Suzy e as Águas Vivas é uma história de uma garotinha de 12 anos que acaba de perder sua ex-melhor amiga e simplesmente parou de falar. 

O livro é narrado pelos pensamentos, tudo que ela pensa é exposto e é simplesmente muito fofo. Apesar do que desencadeou a falta de fala dela, Suzy nos mostra o quanto comunicar é importante, e quando você o deixa de fazer todos a sua volta se preocupam, mesmo sendo escolha da pessoa. Suzy escolheu deixar de falar, antes ela falava pelos cotovelos e era a uma marca dela, e que hoje acredita que simplesmente não ajudava em nada.

Ela é o tipo de menina fofa, inteligente, que ama ciências e à medida que a história vai progredindo ela vai te contando informações mais interessantes que as outras, durante a história ela pesquisa sobre águas vivas e é simplesmente fascinante, e eu que tenho um pouco da Suzy, a curiosidade e a paixão pelo conhecimento, acabei terminando o livro e falando pelos cotovelos, como ela diria. Eu só queria sair falando pra meio mundo o que havia aprendido com ela.

A história é contada em dois tempos, presente e passado, o presente em que Suzy, sem falar, tenta descobrir o porquê da morte da ex-melhor amiga, ela não acredita que Franny, que nadava tão bem, morreu afogada. Não fazia sentindo para ela, então atribuiu a morte a outros fatores. E o Passado quando relata como se afastou de Franny, para mim a parte mais dolorosa de se ler, deu para sentir a dor da ausência da amiga em suas palavras.

O livro é basicamente isto, mas carrega uma emoção, um sentimento, é tão fofo que você simplesmente devora do início ao fim. Apesar de tudo, Suzy reconstrói sua vida aos poucos no passar das páginas e você torce muito por isso.

Não consigo dizer nada além de adorável, leiam por favor, leiam. Espero que gostem como eu gostei.

Bjus, até a próxima.

18 comentários:

  1. Ola
    Eu também ja li esse livro e achei bem fofo, apesar de toda a sua simplicidade. É mesmo adoravel e sua resenha reflete bem as minhas próprias impressões. Adorei poder relembrar aqui essa história tão especial.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oiee!
    Menina, não conhecia esse livro, mas JÀ QUERO. Já estou encantava com a Suzy, posso adorar ela sem nem ter lido ainda?? Parece ser uma daquelas histórias que guardamos totalmente no coração ♥ Muito obrigada pela dica.

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Desde que a editora lançou esse livro tenho um desejo imenso de o ler. Gostei demais de suas impressões e agora quero ler mais do que tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    O que dizer desse livro que ouço elogios em cima da elogios e ainda anão tive a oportunidade de e fazer a leitura dessa obra ? Eu particularmente gosto muito de livros nessa pegada e pretendo sim ler esse livro ainda esse ano. Amo essa capa, Te mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que coincidência, estava louca de curiosidade para saber sobre esse livro! Boa resenha, rafa.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a obra. Achei cativante o enredo.
    Embora não seja meu estilo literátio, sua resenha me fez ter curiosidade em ler e mudar um pouquinho minha linha literária de leitura.
    Parabéns pela resenha!
    beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia essa obra, interessante conhecer. Parece ser uma ótima obra para se ler para curar ressaca literária. Mesmo que tenha sua profundidade parece ser leve. Vou anotar aqui o nome dela para depois conferi-la. Poucas vezes me deparo por aí com títulos que quem narra é uma pré-adolescente, realmente achei interessante. Bexitus!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa,
    já tinha visto essa capa linda por aí, mas nunca me atentei pela história fofa que o livro trás. Gostei do fato do livro trazer algum conhecimento para o leitor. Simplesmente adoro livros assim e dá vontade de falar com todo mundo sobre ele.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  9. Oi oi querida,
    Mesmo com a sua resenha incrivelmente fofa, e com essa sinopse de arrancar o coração. Eu não tenho coragem de começar a ler esse livro no momento. Sabe aquele que vc sabe que não vai ter emocional no momento pra terminar a historia. Então, sou eu neste momento depois de ler dois livros maravilhosos.
    Mas eu vou anotar a dica que por sinal é muito boa, e quem sabe futuramente eu não leia...

    Bjoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  10. Hey!

    Que livro fofo, não conheci a obra mas me encantei desde a sinopse, sua crítica só me fez ficar mais interessada ainda, tudo parece muito delicado. Dica anotada.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  11. Oi
    esse livro realmente parece ser um amorzinho, aina não tive interesse suficiente para pegá-lo, mas guardo essa dica a algum tempo já esperando o momento em que desejarei lê-lo e poderei desfrutar de todo esse encantamento como se deve. Ainda não estou no momento de lê-lo, mas quando o desejo chegar, espero gostar tanto quanto você.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oie amore,

    Esse livro já está em minha lista de desejos a algum tempo... a começar por essa capa lindeza...
    E a história que me atraiu desde o primeiro momento que eu li a sinopse dele.
    E as resenhas que tenho lido, só me dão mais vontade de ler, inclusive a sua.
    Vou ler sim!

    Beijokas!!

    ResponderExcluir
  13. Fico pensando que o livro deve trazer a questão da emoção e dar dor mas a questão do porque que a amiga morreu é um tanto estranho, mas acho que o motivo por trás disso é o que deve pesar no livro. A capa é tão bonitinha!

    Greice Negrini
    Blogando Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá!!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, aqui por portugal, mas fiquei muito curiosa para ler, vou procurar! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu não conheço o autor e nem a obra. A premissa do livro é bem interessante, mas eu realmente não leio livro do tipo fofo, por algum motivo eles não fazem com que eu me apaixone. Eu posso até gostar,mas não amar. A história tem cara de ser uma leitura bem leve e tenho certeza que muitos gostariam de ler esse obra. Mas por hora eu deixarei a dica passar. Obrigada pela resenha, está maravilhosa ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
  16. Olá, só ouço elogios sobre esse livro, mas me parece aquele tipo de obra em que vou chorar muito e sou muito <3 mole kkkk
    Adorei a dica! Tentarei segurar minhas lagrimas enquanto leio!

    ResponderExcluir
  17. Parece uma história bem simples mas ao mesmo tempo lida com a dor da perda, e às vezes as consequências trazidas por ela. Acho q quem escreveu tenta mostrar q todos podemos nos recuperar, fazendo com q sua personagem encare tudo de frente levando o leitor a torcer por ela. Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Esse livro já está há algum tempinho na minha lista. Adorei sua resenha e fiquei curiosa com desfecho da história.

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo