Crítica: "Bella Máfia" de Vitto Graziano (Editora Parceira)


Título: Bella Máfia - Dinheiro se lava com sangue
Autor: Vitto Graziano

Ano: 2017
Editora: Luva Editora
Número de páginas: 387
CompreLoja Luva

Sinopse: "Sócio majoritário da maior mineradora do Rio de Janeiro, Salvador Lavezzo também é a cabeça por trás de um sofisticado esquema de narcotráfico no eixo Brasil-Suíça; contudo, vê sua fortuna ser ameaçada após a apreensão de dez toneladas de pasta base de cocaína no Mato Grosso. Investigado pela Polícia Federal e jurado de morte por seus superiores, Lavezzo terá 24 horas para virar o jogo a seu favor."



Crítica: Olá gente linda, como andam vocês? Hoje vim aqui, mais uma vez, trazer uma resenha de um livro da super parceira do blog, Luva Editora, e como sempre, a cada leitura fico mais surpresa com a qualidade da revisão e com quão impressionante são as obras escolhidas por eles, só não posso falar muito sobre a edição pois só tive contato com o formato PDF.
     Essa foi uma resenha difícil de escrever, pois esse livro me tirou completamente da zona de conforto, como vocês devem ter lido na sinopse, ele fala sobre corrupção, tráfico de drogas, assassinatos, máfia, e principalmente sobre política. A cada página virada eu tinha a sensação de que estava lendo um jornal, com todas as atualidades do Rio de Janeiro, achei a história verossímil e apesar de não entender muito de política, achei tudo muito interessante.
     O livro começa nos apresentando dois casos onde assassinatos são cometidos. Primeiro nos conhecemos o Tupinambá que está apenas cumprindo a missão que lhe foi passada de assassinar um traidor da organização mafiosa, os "Amigos". No capítulo seguinte conhecemos duas médicas, Patrícia e Andressa, que são assassinadas de uma forma brutal.
     A medida que o livro vai seguindo, o autor da sequência na história e vai nos apresentando todos os personagens centrais da trama. Conhecemos, então, Salvador Lavezzo, um dos chefões do tráfico que está sendo investigado pela polícia federal após uma carga de dez toneladas de pasta base de cocaína ter sido apreendida, ele recebe então uma ligação do Macedo, avisando que o Ricardo Treviso, chefe dos "Amigos", estava convocando uma reunião com todos os principais integrantes, para decidirem como seria resolvida a falha de Salvador sem comprometer a organização.
     Outra peça importante nesse jogo, e que esquenta a trama, é o delegado Fortunato, logo no início do livro ele dá uma entrevista para uma rádio, contando sobre a investigação e dando sua opinião real sobre o que está acontecendo, e a partir daí ele se torna o alvo dos "Amigos" e dos seus colegas de trabalho corruptos.
     Esse é o tipo de livro que você tem que acompanhar fazendo anotações em um caderninho, havia momentos que tantas coisas estavam acontecendo que eu tinha que recorrer as minhas anotações para lembrar o nome dos personagens e não me perder durante a narrativa, até porque tudo que acontece no decorrer da trama, uma hora ou outra, vai se interligar e se você não tiver estabelecido na sua cabeça as peças desse jogo, você vai ficar um pouco perdido. 
     Vitto Graziano tem uma escrita impecável e bastante atual e me parece que ele estudou bastante para poder nos contar essa história, tudo se fecha direitinho e para mim não ficou nenhuma ponta solta, ou problema sem ser resolvido. Uma coisa muito importante de se salientar é que o livro é bem violento, então prepare o seu estômago para algumas mortes que irão acontecer, pois o autor é muito descritivo e ama detalhes.

"O Brasil tinha tudo para ser uma potência, mas o ranço deixado pela história fez desta terra uma piada em que poucos riem, ou sabem por que acham graça. Ladrões são ministros de Deus, corruptos símbolos de idoneidade, traficantes opinando sobre ética e vocês os apoiam, por ignorância ou conformismo."
     Como eu comecei dizendo, é um livro que não é para se ler rápido, você precisa degustar e entender a narrativa aos poucos, se não você vai perder muito dessa experiência. Para quem gosta de thriller político e romance policial o livro é um prato cheio e vai te surpreender. Mais um nacional que merece destaque.
     Beijos e muito obrigado mais uma vez por lerem e comentarem todas as resenhas.


17 comentários:

  1. Olá
    Eu nao conhecia esse titulo, mas preciso confessar que essa premissa não chamou a minha atenção. Os elementos não conseguiram me deixar curiosa. Gostei de ler suas impressões a respeito, e o que mais se destacou para mim foi o fato de haver um lado mais real, possibilitando alguma reflexão né?! Thrille político não faz muito o meu estilo..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!não conhecia a capa nem o autor.
    Fiquei apaixonada por esta capa.muito linda
    Mas a premissa não me chamou muito a atenção no momento .
    Não curto muito livros com um tema político .mas tua resenha ficou muito interessante .
    Vou deixar anotado para um futuro próximo

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Então, eu não conhecia o autor ou sua obra, mas o título realmente chamou a minha atenção. Já li diversos livros que citam esses temas, apesar de não serem nacionais, e o único que não me atrai é política. Deus, eu realmente não me atraio por política! Pelo modo que você disse eu acho que não posso duvidar da destreza do autor na escrita. Eu amo livro detalhados, é um pouco estranho admitir que eu gosto de assuntos assim, mas eu amo. A sua resenha está maravilhosa e com certeza eu darei uma pesquisada a mais sobre a obra ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Sou Portuguesa e desde 1 momento fiquei rendida à escrita,à trama,ao personagem principal e a tudo o que o livro me transmitiu.Foi o livro que mudou minha maneira de ler,revolucionou meu mundo.E uma obra que lendo devagar,entendendo,pensando,é memorável. Adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    eu até gosto de romance policial, triller policial, tramas investigativas e etc... Mas falou que envolve politica eu já desanimo, não tenho afinidade nenhuma com esse tema em específico, eu também não sou chegada a enredos cujos elementos centrais abordem tráfico de drogas e mafias. Não consigo curtir, por essas e por outras vou passar a dica, ainda mais agora que não estou muito no clima de degustar, eu estou mais para quem quer devorar,engolir sem sequer mastigar hahaha vou parar porque está ficando bizarro haha Enfim, esse livro não é pra mim, mas fico feliz que você tenha consigo apreciar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que livro é esse! Não sou de ler livros desse gênero, mas já tentei ler algumas vezes algo do tipo e na metade do livro parava.

    O que mais me surpreendeu foi o fato de ser no Brasil, pois você vê tanto livros desse gênero sempre sendo nos Estados Unidos. Gostei bastante da história, infelizmente estamos vivenciando isso aqui no Rio mesmo e é triste a que fim as coisas estão chegando.

    Fiquei bastante intrigada com essa história, e se n tivesse tantos livros de parcerias para ler, com certeza iria ler esse.

    Parabéns pela resenha, ficou ótima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana Claudia. Tudo bem?
    Primeiro gostaria de dizer que ainda não conhecia o livro, mas fiquei muito animado com ele. Adoro livro que trabalhe com temáticas corrupção, trágico e o mundo do crime. Pela sua descrição o livro apresenta muitas características que eu adoro encontrar nas narrativas que eu leio. Eu acho que, mesmo sendo uma ficção, é uma ótima obra para entender na nossa realidade. Com certeza, vou anotar aqui para poder ler no futuro. Ótima dica. Eu amei.
    Abraço


    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Realmente, bem diferente do que eu costumo ler e não sei se faria uma leitura pesada assim, ainda mais com essa narrativa meio massante. Passo a dica, mas adorei a resenha!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana,
    Recebi esse livro da editora, mas não tive a oportunidade de ler. Pelo pouco que li acho que a trama é bastante lenta, como você apresentou. Fico contente que, mesmo você tendo saído de sua zona de conforto, tenha aproveitado a leitura.
    Acho que é uma dica que, infelizmente, vou precisar deixar para depois rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. OOi!
    Confesso que tramas lentas acabam comigo. Eu não aprendi ainda a aproveitar livros assim, infelizmente. O gênero e a premissa também não chamam muito minha atenção, então, somando tudo, passo a dica.
    Mas parabéns pela resenha, está ótima!

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Ainda não conhecia o livro mas achei bem interessante! Esses dias eu li um bem parecido que indico agora para você : "Selvageria Urbana" do Adiel Machado, também retratada a corrupção no Brasil e assim como você fiquei com o mesmo sentimento de estar lendo ou assistindo um jornal, é tão triste saber que essa é a nossa realidade hoje =/

    Obrigada pela dica! já coloquei na minha lista!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem?

    Já li algumas resenhas sobre esse livro e todas muito positivas, acredito que se em algum momento eu conseguir realizar a leitura da obra irei gostar bastante da história, até porque trata sobre temas bem atuais!

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Que livro interessante, mas acho que não iria gostar muito pra mim, pois não sou muito de ler livros que embasem a história em brigas políticas e tals, simplesmente porque eu não me interesso muito pelo assunto e acabo ficando travada na leitura.
    Mas pela sua resenha dá pra perceber que o livro é muito bem escrito e verdadeiro, realmente é uma boa para quem gosta do tema

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, e para ser sincera eu não me agradei muito com ele, então acredito que eu não leria no momento. Talvez pelo gênero que não estou muito acostumada, mas gostei muito da sua resenha e de ver a sua opinião. Talvez um dia dou uma chance a ele e quem sabe mudo de ideia né?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Oiiii tudo bem??
    Nunca tinha visto sobre esse livro mas achei a sua resenha muito interessante...
    O livro também me tiraria da minha zona de conforto já que eu nunca li nada sobre política. Mas me interessei pela parte de suspense policial que eu amoooo!

    ResponderExcluir
  16. Oii

    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas isso se deve ao fato de não curtir muito o gênero. Prefiro livros mais leves e que dê pra ler rapido, ao contrario desse né hahaha. Porém creio que se fosse pra sair da minha zona de conforto optaria por algo assim. Enfim, fico feliz que pra ti tenha sido uma estória, quem sabe um dia leio né, sempre vale a indicação.

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nada desse estilo, acho que livros com essa pegada política não me prendem muito hahaha, pelo menos não atualmente. Mas adorei sua resenha.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo