Crítica: "Três Amores" de Roberta Martins (Autor Parceiro)

Título: Três Amores
Autor: Roberta Martins
Ano: 2016
Editora: Jangada
Número de páginas: 164
CompreCulturaSaraiva

Sinopse: "Caruso é um professor preso às lembranças de sua amada e luta por uma sociedade mais justa; Ângela, esposa de Caruso, trabalha como secretária numa escola pública, e vive o presente intensamente; Paty, filha do casal, busca realizar seu desejo de um mundo melhor. A ligação que existe entre eles é eterna, capaz de juntar todas as diferenças e fazer delas a faísca para a chama do amor. No entanto, é necessário que haja alguma interferência, para que os olhares possam ser renovados, e que a importância do sentimento seja notória. O suspense, desta história envolvente de amor e superação, acontece através do uso habilidoso de técnicas narrativas alternadas e marcado por fatos históricos atuais."

Crítica: Olá, andei sumida né? Estava na correria, e para colocar tudo em dia foi difícil. Por esses motivos e outros, início essa resenha com um pedido de desculpas. Querida Roberta, me desculpa pela demora, e por tudo que aconteceu, demorou, mas a resenha saiu. Perdão.

Agora vamos falar do livro, J!! Primeiramente o que mais amei, a capa!! Sério, não sou fã de muito Rosa, mas essa capa é muito linda, me chamou bastante a atenção. Após admirar bastante comecei a ler e adorei a escrita da Roberta, é leve, limpa e concisa.

O texto se divide a três narradores, Caruso que conta as lembranças de sua vida ao lado da sua amada Ângela. A própria Ângela que traz a história no presente, o que está acontecendo, junto ao marido e a filha. E a visão de Paty, a filha do casal que está prestes a fazer 18 anos e com ideais na cabeça.

Comecei a história me apaixonando por Caruso, um professor de história, cheio de ideais e apaixonado, achando que Ângela não compartilhava do mesmo amor e vendo Paty como uma adolescente que despreza a mãe.

Com o desenrolar da história tive um pouco de dificuldade de me apegar aos personagens, pois eles chegam a um ponto que vi Caruso como um historiador chato, por tudo que ele conta ter citações históricas, Ângela nada além de uma mulher idealizada como perfeita segundo uma visão machista e Paty como a adolescente rebelde que só quer aparecer. O que não passa também de mais uma fase do livro.

Após passar essa fase complicada começamos a enxergar os personagens mais uma vez diferentes, Ângela já não é mais o ideal de mulher, perfeita com seus defeitos e sim apaixonadíssima por Caruso, o que eu não enxergava antes. Paty deixou de ser a rebelde e começou a mostrar que se importa, além de grandes acontecimentos com ela (sim, é muito fofo), Caruso ainda é o historiador chato (chato pra caramba) mas começa a mostrar um lado medroso, e diferente.

Ou seja, o livro tem fases como as nossas vidas também tem, estamos acompanhando esse crescimento dos personagens e é bem legal, só não curti mais porque realmente me cansei do Caruso.

Uma coisa que me incomodou o livro inteiro foi em certas horas não saber com quem estavam conversando, não conseguir ler o dialogo completo, somente as respostas, bem diferente do que estamos acostumados, pois sabíamos que tinha mais alguém, só não sabíamos quem, até o fim do livro, graças a deus, por que não aguentaria viver com essa dúvida. KKKKK

Super recomendo o livro da Roberta, além de ser uma fofa.

Bjus, até a próxima.

29 comentários:

  1. Olá
    Eu também já fiz essa leitura e adorei a trama, e primeiramente o que mais me chamou a atenção foi a capa, ótimo tom de rosa eu amei. Sobre o Caruso eu preciso concordar com você também. Pelo que pude perceber, no meu ponto de vista pelo menos, os personagens não demonstraram tudo que tinham a oferecer. Mas fora isso, é uma ótima leitura.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá, ainda não conhecia esse livro e também achei a capa muito linda.
    Achei interessante como os personagens, pai, mãe e filha, vão mudando no decorrer da história, e podemos vê-los em três fases diferentes e mudar nossas opiniões sobre eles.

    ResponderExcluir
  3. Menina, essa coisa de não saber com quem eles falavam iria me agoniar também. Kkkk Pena que Caruso foi tão chato pra você, isso com certeza atrapalhou bastante no quesito se envolver com a obra.

    ResponderExcluir
  4. Acho que morreria com essa dúvida hahaha. Confesso que a história não me agradou muito, mas sempre gosto de ver vários narradores, desde que não sejam chatos... E parece que eles não são legais o tempo todo né? hahaha

    ResponderExcluir
  5. Eu sou curiosa demais, ia ter ficado louca sem saber quem era! Hahaha
    Mais um livro para minha lista.
    Obrigada pela dica! :*

    ResponderExcluir
  6. Esse livro deixa a gente desconfortável ao mesmo tempo que instiga a ler mais pra saber afinal quem é quem...

    Adorei a leitura e mesmo concordando que o Caruso é chato ainda sim ele é apaixonante!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Vejo que muitas pessoas tiveram uma opinião parecida com a sua. Não conhecia a obra, e realmente essa capa chama a atenção, mas não me interessei muito pela premissa do livro e por ter um protagonista chato isso me desanimou ainda mais. Achei interessante e intrigante como a autora criou esses diálogos e deixou um certo mistério no ar.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro pode talvez possa ser confuso por ter três pontos de vistas diferentes e em tempos diferentes,mas também imagino que depois que o leitor se acostuma é uma proposta bem interessante.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Não o conhecia, mas parece ser muito bom, vou anotar na minha lista e quem sabe arriscar nessa trama que tem tudo pra ser muito boa!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rafa!
    Adoro livros que mostram os desenvolvimentos dos personagens, seus defeitos e mudanças. Acho bem bacana e pelo visto, a autora arrasou nesse quesito com esse livro - que aliás, também amei a capa. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  11. Oi linda,

    Essa capa é uma fofura *_*
    Uma história contada em parte por um historiador deve ser uma tortura hahaha
    Como gosto de livros que se constroem como fosse a vida humana...vou dar uma chance a ele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Rafa, achei a voz narrativa um pouco confusa, mas ainda assim, fiquei bem curiosa e quero ler pra saber se vou sentir falta dos diálogos completos, como vc sentiu.
    Gostei da dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie! Quando li a sinopse, fiquei muito curiosa para conhecer o enredo e saber mais sobre tudo o que é vivenciado pela família, mas conforme fui lendo a resenha, fiquei em dúvida se realmente gostaria da leitura. Parece ser algo meio parado e fiquei receosa de não gostar e acabar abandonando. :c Não entendi muito bem esse negócio do diálogo, hahah. Mas é uma boa indicação de leitura. :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart.

    ResponderExcluir
  14. Essa capa é linda. A história não me atraiu tanto assim, achei que ter três pontos de vista pode me atrapalhar na leitura. Mas fiquei um pouco curiosa.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  15. Oiii,

    Essa capa é muito fofinha mesmooo.... Achei interessante a história, mas me incomodou um pouco saber que durante a leitura a gente fica na duvida de com quem estão ocorrendo os diálogos. Acho legal livros que tem mais de um ponto de vista, mas essa duvida a ser esclarecida só final me deixou com o pé atrás.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Essa capa é fofa, mas passava uma ideia diferente de enredo.
    Acho muito válida essa parte onde o leitor começa não empatizando com os personagens e com o desenvolver da narrativa as coisas mudam, sinal que o enredo fez efeito, tem vida. Mas se esse historiador é chato pra caramba vai ser difícil tolerar rsrsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas como você também amei essa capa linda.
    Achei legal a autora colocar os personagens diferentes em cada fase da vida, afinal como disse cada época da nossa vida estamos diferentes, e retratar isso na história dá um toque de realidade.
    Uma pena que tem uma parte com o narrador meio perdido/oculto eu juro que não consigo ler quando não sei quem é que ta falando rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. Oi Rafa.

    Apesar do livro ter uma capa bem charmosa, não fiquei interessada no livro no momento. Não quero descarta a leitura por causa da sua resenha para tirar minhas próprias conclusões.Vou deixar a dica anotada para caso apareça uma oportunidade, eu vou conferir.

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Oiii Rafa tudo bem?
    Esse livro parece ser bem amorzinho mesmo, com toda certeza adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura dele, e quem sabe até mesmo me apaixonaria, a edição física deve ser linda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Achei a capa linda e parece ser um livro bem interessante , ainda não conhecia infelizmente mas vou anotar a dica!

    Fiquei curiosa pelo fato do narrador ter ficado oculto em uma parte da história, eu ia ficar perdida querendo voltar a todo momento haha

    Adorei a resenha!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br


    ResponderExcluir
  21. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia esse livro e muito menos a autora, mas notei pela sua resenha que o livro parece ser muito bom ou pelo menos segue um padrão diferente do que sou acostumada a ler, com certeza darei mais uma procurada nele para quem sabe futuramente o ler!

    Bjss

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas depois do seu cometário sobre caruso, eu também me cansaria dele,rs
    ou anotar essa dica para conferir futuramente.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  23. Que pena que você sentiu dificuldade de se conectar com os personagens e que houve esse probleminha com os diálogos. Não conhecia o livro em questão e infelizmente não fui conquistada pelo enredo. Mas,assim como você, curti a capa. E olha que também não curto rosa! Hahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi.

    Não conhecia este livro. Se fosse para escolher pela capa, acho que não compraria... Ele parece ser muito interessante, os detalhes que você apresentou na resenha me deixaram bem curiosa com relação ao livro. Vou procurá-lo no Skoob para adicionar e ler depois.

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia o livro, achei interessante mas depois de ler sua opinião me senti confusa se quero ou não rs ..
    vou anotar a dica pra uma outra hora.

    ResponderExcluir
  26. Ola,
    Que capa bonita! Eu ja conhecia a autora apesar de nao ler nenhum dos livros dela ainda mas estaosuper na minha lista e depoisde sua resenha mais ainda!

    Adorei a forma como descreveu o lugar

    bjs
    palavrasimaginariass.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Sou apaixonada por esta caso rosa
    Também fiquei admirando rsrs
    E caruso tbm foi meu preferido sou obrigada a concordar com VC.rsrs a escrita da Roberta é ótima é valeu muito a leitura e o prazer te ter este livro em minha estante!

    ResponderExcluir
  28. Oiii!

    Eu ainda não conhecia nem o livro, nem a autora e gostei!!! A história parece ser ótima mesmo com você pontuando que a falta esclarecimentos te incomodou um pouco. A escrita e o enredo parecem serem bem desenvolvidos o que é bom.
    A capa está lindinha deeemais! Gostei <3

    beijinhos

    ResponderExcluir
  29. Realmente a capa é muito linda, a gente já se apaixonada e só de olhar já fiquei querendo!!!
    Achei a premissa bem interessante e fiquei curiosa, mesmo com esse detalhe da duvida de ver só as respostas. Acho que ficaria mais curiosa, mas um pouco irritada também. Ao menos temos uma resposta ao final...
    Entrou na lista!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo