Crítica: "Um estudo em vermelho" de Arthur Conan Doyle

Título: Um estudo em vermelho
Autor: Arthur Conan Doyle
Ano de lançamento: 1984
Ano da edição: 2013
Editora: Zahar
Número de páginas: 192
Compre:  AmericanasSaraivaLivraria Cultura


Sinopse: Publicado originalmente em 1887, Um estudo em vermelho chegou a ser considerado uma espécie de "livro do Gênesis" para os casos de Sherlock Holmes, pois marca não só a primeira aparição pública do detetive mais popular da literatura universal como o primeiro encontro entre Holmes e Watson. Ao buscar conhecer melhor seu novo amigo, em pouco tempo Watson vê-se envolvido numa história sinistra de vingança e assassinato...Essa Edição Bolso de Luxo traz texto integral e cerca de 30 ilustrações originais.




     Crítica: Olá gente bonita!!! Hoje eu vim falar de um projeto que estou participando criado pela Duda do canal Bookadict (se você não conhece este canal está perdendo tempo), nesse projeto leremos todo mês um livro do Sherlock Holmes em ordem cronológica, incluindo os livros de contos que serão divididos de uma forma um pouco diferente. Nesse primeiro mês o livro lido foi Um estudo em vermelho.
    Nesse livro entendemos como o Dr Watson e Sherlock Holmes se conheceram, como eles dois começaram a dividir um apartamento e se tornaram amigos. Dr Watson é um médico que foi enviado ao Afeganistão para participar da guerra, mas no início do livro ele está de volta a Londres, vivendo de uma pensão muito baixa pois voltou da guerra ferido. Por isso um amigo o apresenta a Holmes que é um pseudo-químico e que também, por não possuir muito dinheiro, está procurando alguém para dividir um apartamento. Os dois então decidem morar juntos, mas desde o início Watson já está intrigado com a personalidade do novo colega, pois apenas de olhá-lo o mesmo já sabia que ele tinha acabado de voltar do Afeganistão, como isso era possível?
     Após um tempo morando juntos, Watson começa a ficar curioso sobre qual seria a profissão de Holmes, pois, ele possuía conhecimentos profundos sobre determinadas áreas que ele não conseguia entender para que serviam, por exemplo, ele conhecia todos os tipos de cinzas que cada charuto produzia. Ao fazer uma crítica sobre uma reportagem que estava lendo no jornal, Watson descobre então qual é a verdadeira profissão do colega: detetive particular, porém a maioria das vezes consultor de casos mais difíceis, onde os colegas da Scotland Yard iam pedir sua ajuda.

"Sua pessoa e aparêcia por sua vez, eram tais qye chamanvam a atenção do mais superficial observador. Tinha certamente mais de um metro e oitenta de altura, mas era tão excessivamente magro que parecia ainda mais alto."

     A partir daí temos então o desenrolar de um caso completamente estranho, um corpo é encontrado em uma casa abandonada sem nenhum tipo de ferimento, porém existe sangue espalhado por todo o local. Qual será o mistério desse caso? Aí você terá que ler para poder entender.
   O livro é dividido em duas partes, na primeira nós temos a história de Watson e Holmes e sobre a investigação do assassinato. Na segunda parte nós temos a história do assassino e tudo que levou ao crime anteriormente descrito.
     Não sei porque eu demorei tanto para ler os livros do Sherlock Holmes, a escrita é gostosa e fluida, e nem parece que foi um livro escrito a muito tempo atrás. Esse é um romance policial que te faz ficar preso do início ao fim querendo saber a solução do caso.

"A maioria das pessoas se você lhes descreve uma série de eventos lhe dirá qual seria o resultado. Elas podem associar esses eventos em suas mentes, e afirmar a partir deles que alguma coisa virá a acontecer. Um pequeno número de pessoas, contudo, se você lhes conta um resultado, serão capazes de derivar de sua própria reflexão os passos que conduziram a ele. É essa capacidade que me refiro quando falo de raciocinar de trás para frente, ou analiticamente."

    Muitas pessoas dizem que esse não é um dos melhores livros desse autor, então estou ansiosa para poder ler o restante. Quem tiver animado a participar, corre para ler esse livro que ainda dá tempo. Eu fiz a leitura no Kindle, e ele está disponível gratuitamente para quem assina o Kindle unlimited, então não tem desculpa, é só correr lá e ler. 
     Beijos e até a próxima resenha....


13 comentários:

  1. Olá,

    Eu nunca li nenhum livro do Sherlock Holmes e também não estava sabendo do projeto. Achei bem legal essa ideia, vai ser muito útil para mim, fiquei muito interessado em acompanhá-las. Adorei a resenha desse livro, eu já tinha visto a capa, mas não sabia do que se tratava!♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Que bacana, eu quero MUITO ler os livros de Sherlock em ordem cronológica um dia, e esse livro é exatamente o começo da série que eu AMO. Não consigo imaginar Sherlock sem ser interpretado pelo Ben <3

    ResponderExcluir
  3. Oi. :)
    Nunca li nada relacionado a Sherlock, não sei bem porque rs.
    Adorei sua crítica,e não conhecia esse livro.
    Sobre o projeto é realmente bem interessante, vou dar uma "usada" nessa ideia, mas com a Série House Of Night da P.C. Cast.
    Obrigado pela visita no Blog As Meninas Que Leem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oie amore,
    Sempre ouvi muitos comentários positivos a respeito desse autor, e confesso que por vezes fiquei curiosa pra ler algo dele. Esse que você resenhou é um clássico dele né!
    Até me arriscaria, mas tenho um certo problema com e-books, muito raras as exceções!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    ah fiquei curiosa com este livro, pois gostaria muito de saber como Sherlock conheceu Watson, como foi o inicio dessa looooonga amizade e companheirismo. Já vou adicionar nos meus desejados. gostei da resenha e muito obrigada pela dica.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Seu blog está maravilhoso! gostaie bastante. Com certeza já estou te seguindo!
    Nunca li esse livro, mas tenho muita vontade! Gosto dass histórias de Sherlock, da época... enfim... =)

    Beijos,
    Carol

    ResponderExcluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Amo demais Sherlock Holmes! Todos os livros, tudo que envolve ele e o mundo dele! Um dos meus personagens favoritos! *--* E esse livro é muito bom, principalmente por apresentar como os personagens se conheceram!

    BJss

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ainda não li nada do autor, mas fiquei muito contente por ter lido suas impressões, principalmente, por a leitura ser tão gostosa e fluida e não transparecer o tempo que se passou desde que foi escrito. Assim que comprar meu Kindle, vou assinar o Kindle Unlimited, pois parece ter livros maravilhosos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu ainda não li nada sobre Sherlock Holmes, mas eu sou muito afim de ler. Eu comprei recentemente um box com 3 livros sobre o personagem e não vejo a hora de começar a ler. Esse eu ainda não conhecia, mas fiquei com vontade de ler, porque eu amo romances policiais. Obrigada pela dica!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Adorei sua resenha, porém, não tenho interesse em ler, pois, não curto muito esse gênero, portanto, a leitura provavelmente não ia funcionar pra mim.
    Passo a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro livros policiais, e esses são clássicos, mas nunca li... Shame on me.
    Gostei muito da sua resenha e, pelo que você disse, é possível que eu goste da leitura... Pretendo arriscar um dia :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem?
    Que bacana que esse livro conta um pouco sobre como Dr. Watson e Sherlock Holmes se conheceram. Eu sempre quis ler algo sobre ele mas nunca tive a oportunidade e esse livro é bem fininho, parece ser de leitura bem rápida mesmo. Com certeza adicionei a minha lista, levando em consideração de que adoro policiais!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Olá Ana!

    Adorei a sua resenha, super clara, sucinta e objetiva. É vergonhoso o que vou dizer agora, mas eu nunca li nada do Sherlock Holmes, só vi a alguns filmes, tem ainda a série que eu quero ver. Gostei da trama desse livro e até me animei em começar essa leitura. Obrigada pelo incentivo.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo