Crítica: "Paixão e Crime" de João Paulo Balbino (Editora Parceira)

Título: Paixão e Crime
Autor: João Paulo Balbino
Ano: 2017
Editora: Luva Editora
Número de páginas: 110
Compre:  
Amazon - ebookLoja Luva - físico

Sinopse: Paixão e Crime. Duas palavras distintas, porém tão próximas. Não seria surpresa se você conhecesse ao menos uma história envolvendo ambas. Mas qual o elo entre elas? E quais barreiras morais uma pessoa seria capaz de transgredir por uma paixão? Sara – renomada psicóloga – ao manter um caso às escondidas com o namorado de sua paciente, jamais imaginaria que ele seria misteriosamente assassinado, o que a coloca em um dilema: contar o segredo e destruir sua carreira de sucesso, ou ficar em silêncio e despontar como a principal suspeita? Já Helena, serial killer que ganha a vida se prostituindo, descobre que sua última vítima mortal parece estar viva. Mas como?Protagonistas de um dos trabalhos mais elogiados do escritor João Paulo Balbino, essas são duas das quatro personagens cujas histórias se interligam de forma surpreendente no decorrer de Paixão e Crime, desafiando a capacidade investigativa do leitor. Após sucesso na Amazon com o título Relatos de Paixões & Crimes, a obra recebe agora uma versão impressa, reeditada e ampliada.







     Olá gente, eu não sei se todos vocês conhecem, mas a Luva Editora é uma empresa recente no mercado e que veio disposta a investir nos autores nacionais. Quando a Isa e a Rafa, as responsáveis pelo blog, me perguntaram se eu queria ficar com essa parceria, fiquei encantada quando descobri qual era a missão e a visão deles e resolvi entrar com tudo nesse trabalho, pois se tem uma coisa que eu amo descobrir são autores nacionais dignos de destaque e que competem de frente com muitos outros autores que nós importamos por aí. E nessa leitura garanto a vocês que não me decepcionei e sai muito animada com a proposta da Luva.
       No livro Paixão e Crime o autor aborda em quatro contos  esses dois pontos controversos e que muitas vezes acabam se interligando na vida real e na ficção. A leitura foi tão gostosa e fluida que li todo o livro em um dia e ainda fiquei querendo mais. Sou fã de livros de suspense, e quando eles envolvem crimes passionais e uma boa pitada de mistério, é um prato cheio para o sucesso. 
         O livro se inicia com uma breve introdução, contando sobre como o narrador teve acesso a esses relatos que ele descreve em cada um dos contos. O seu sogro é um ex policial e tem como hobby guardar fitas k7 com os depoimentos de pessoas envolvidas em crimes, e ele é incumbido da tarefa de queimar essas fitas depois que ele falecesse. Após o falecimento do seu sogro, quando vai cumprir seu desejo, ele encontra no meio das fitas um papel com um numero de telefone fixo. E a partir disso então, ele recebe do dono desse numero, quatro fitas com quatro depoimentos de crimes diferentes, mas, que tem uma ligação. O narrador então irá nos contar em cada conto, o conteúdo de uma fita k7.

     "É um hobby macabro que eu tinha - explicou. - Trabalhei por muitos anos como policial e tive acesso a depoimentos. Muitas dessas fitas são gravações que eu mesmo coletei. Gostava de ouvi-las vez ou outra. Não sei porque, mas gostava. Estou contando isso para você pois chegarão até essa caixa após a minha morte, e eu não tenho coragem de jogá-la fora."

      No primeiro conto, que se chama Dilema de Morte, temos a história de uma psicóloga que se apaixona pelo namorado da sua paciente. O segundo conto, Misterioso homem em minhas fotos, temos a historia de uma mulher que conhece um homem pela internet e contrata um detetive para investiga-lo e descobrir se ele não é nenhum psicopata, mas, durante a investigação, descobre que tem uma outra pessoa a segui-la, esse foi o conto que mais gostei, cheio de reviravoltas e o final é surpreendente.
      No terceiro conto, Helena F. prostituta e serial killer, temos a história de uma prostituta que usa de seu trabalho para conhecer pessoas e depois assassina-las, uma psicopata de sangue frio. No quarto e ultimo conto, Proposta indecente, temos um caso de amor entre um rapaz pobre e uma senhora, casada e rica, e que juntos bolam um plano para se livrar do marido dela e assim poderem finalmente ficar juntos, o final desse conto também me surpreendeu, não imaginei nada, nem parecido com o que acontece. 
     No final o narrador nos conta que esses crimes estão interligados, e fiquei super curiosa para saber como isso seria possível, ansiosa por uma continuação...
     Acho que deu para perceber o quanto gostei desse livro e o quanto me apaixonei pelo autor, e mesmo tendo lido no Kindle achei o capricho com a edição incrível, a revisão perfeita. Super recomendo para quem está afim de uma leitura rápida e instigante. Eu amei o livro e dei cinco estrelas no Skoob.






16 comentários:

  1. Já li essa obra e resenhei no blog e eu AMEI todo o universo. Fiquei pensando nos contos por semanassss!

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Caramba, agora eu também quero muito ler esse livro, afinal, ele têm todos os quesitos que mais me fascinam em uma leitura, crime, suspense, romance... é muita coisa boa num livro só.
    Amei sua resenha!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana!
    Por um breve momento até achei que fosse uma história real. rsrsrs..
    Achei a proposta bem bacana. Adoro quando as histórias se entrelaçam e esses contos são bem interessantes. E vai ter mesmo continuação?
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu estava em busca de uma dica para livro para se ler em um dia e não queria nenhuma modinha. Pelo jeito que você descreveu o enredo, cai exatamente no que estou procurando.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa,parece ser um livro e tanto,além de envolver todos os elementos que eu gosto em um romance,são contos! Confesso que achei a premissa muitissimo interessante,parece ser um livro que foge da proposta da maioria dos atuais que vem surgindo ai
    Vou tentar ler sim,com certeza!

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Vi uma resenha desse mesmo livro e também foi só elogios ♥
    Amo contos, e amo histórias policiais, então acredito que deva ser uma leitura maravilhosa! Adorei saber que a editora investe em autores nacionais, pois temos muito talentos por aqui!

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana,
    Minha amiga leu esse livro e, assim como você, foi só elogios para a obra.
    Tenho muita curiosidade de saber como o autor interliga todos esses contos no final, pois parece ser uma missão bem difícil. Entretanto, não sabia que existia continuação, fiquei curiosa agora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda e nem a editora, mas achei bacana a proposta de ambos. No entanto, eu confesso que não costumo ler muitas histórias desse tipo, sabe? Mas pela sua resenha deu para perceber que tudo foi muito bem desenvolvido e que bacana todos os contos serem interligados.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Adorei sua resenha.
    Confesso que não me interessei muito pela historia, pois, não curto muito o gênero, portanto prefiro passar a dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Eita, que quero ler esse. Contos muitas vezes são melhores que livros inteiros, já que a gente consegue ler em menos tempo. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana Claudia, tudo bem?
    Normalmente eu não costumo ler livros de contos, mas achei a proposta do autor muito interessante e mesmo não tendo lido, também fiquei curiosa para saber como os quatro contos estão interligados. Acredito que seria muito interessante conhecer histórias que envolvem a paixão e o crime, e como você gostou bastante do livro pela sua resenha, fiquei muito curiosa para conferir também. Espero ler em breve e também espero que o autor lance uma continuação.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem?

    Amei saber que o livro é de contos e não uma história só em si e que todos estão interligados, isso me deixou bastante curiosa, com certeza irei procurar o livro para realizar a leitura e espero gostar tanto quanto você!

    BJss

    ResponderExcluir
  13. Olá!!
    Livros de suspense não são muito a minha praia, especialmente os que envolvem crimes...
    Acho que sou ansiosa demais para eles.
    Talvez em formato de contos, como nesse livro, eu conseguisse me afeiçoar à leitura.
    Vou ler mais sobre o livro, obrigada pela dica.

    Bjs

    Pipoca com Café

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu adoro livros de suspense, e esse chamou muito a minha atenção porque os contos são interligados e fiquei bem curiosa para saber como, já que aparentemente um não tem nada a ver com o outro. Adorei poder conferir a sua resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oiee
    Adoro conhecer novos autores nacionais e adoro a temática de crime e suspense..
    Porém tem algo nesses contos que me incomodou um pouco, que foi a constante falta de ética dos profissionais citados (se é que podemos esperar comportamentos éticos em histórias como essas)...
    Mas enfim, somente por este motivo eu acho que não leria!
    Mas tenho certeza que é um livro promissor e espero que o autor nos brinde com mais suspenses futuramente.
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bem?
    A Luva realmente veio para abalar as estruturas com este livro tão cheio de suspense e uma boa ação policial. Fiquei curioso também para saber como esses crimes irão se interligar, teremos continuação?
    O bom é que a editora, apesar de ser nova no mercado, veio mostrando um trabalho primoroso de edição e diagramação.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo