Crítica: "Flor de Cerejeira" de Alana Gabriela (Autora Parceira)

Título: Flor de Cerejeira
Autor: Alana Gabriela
Ano: 2016
Editora: Amazon
Número de páginas: 276
Compre: Amazon


Sinopse: “Qualquer um pode cometer um erro.”Yoko tinha uma vida relativamente boa e estável. Participava da organização do Festival Cherry Blossom todos os anos, tinha amigos na escola, tocava violino e estava treinando para fazer parte da orquestra da Juventude de Macon quando tudo começou a dar errado. Seu pai causou um grave acidente e foi parar na prisão.Em meio à dor da ausência, Yoko conhece Aidan Hirsch, um garoto que parece tão desestruturado, taciturno e solitário quanto ela, e que é capaz, acima de tudo, de não julgar, simplesmente ouvir. Aos poucos, um sentimento singelo e inefável ganha forma, surgindo uma história delicada de autoconhecimento, arrependimento, culpa e superação que poderá mudar a vida desses adolescentes se assim escolherem.

Crítica: Olá gente, mais uma vez venho aqui para falar com vocês sobre a resenha de um livro escrito por uma autora parceira e dessa vez, diferente da última, eu amei o livro, ele é leve, envolvente e traz temas super importantes de serem abordados na literatura atual.
     Yoko é uma menina muito inteligente e que sempre foi popular na escola, seu pai, sempre foi seu exemplo, porém ao ser demitido ele começou a beber e acabou por cometer um erro que mudaria a vida deles. Ao sair de um bar, bêbado, ele atropela e mata o pai de outro colega dela e foge sem prestar socorros. O livro já se inicia no julgamento do pai dela e nós sabemos que ele foi preso por não ter prestado socorro e por ter dirigido alcoolizado.

"É como uma página e uma caneta. Assim que você risca fica ali para sempre, mesmo que você tente passar o corretivo por cima para tentar tapar o risco, ele continua lá, imutável, escondido."

     A partir dessa tragédia Yoko começa a sofrer contantes ataques e agressões verbais e físicas de seus colegas por se filha de um assassino e acaba se vendo isolada e sem amigos, tendo que desistir de coisas muito importantes para ela, como por exemplo, o violino e seu carro, para auxiliar a mãe com as despesas da casa, além de precisar abdicar de sua liberdade, como vocês vão entender com a leitura do livro.
    Segundo as próprias palavras da autora esse livro traz assuntos muito importantes que vão além de fazer justiça com as próprias mãos, ou sobre o silêncio de quem sofre bullyng ou agressão doméstica, esse livro fala sobre amizade e superação.
     Em uma das suas aulas Yoko é obrigada a fazer dupla com um aluno antissocial e que causa medo em todos do colégio, um aluno que era isolado como ela. Porém a medida que eles se aproximam ela começa a perceber que as coisas nem sempre são o que parecem. O Aidan sofre de TEI (transtorno explosivo intermitente), ou seja, ele não consegue controlar seus impulsos agressivos, e seus ataques de fúria sempre são desproporcionais a situação. Mas mesmo com todos os problemas eles desenvolvem uma amizade super legal, e acabam ajudando um ao outro a enfrentar os diversos problemas da vida.

" As dificuldades são como montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas, Aidan. Até a jornada de mil milhas começa com um pequeno passo."

     A leitura foi super gostosa e cheia de reflexões super válidas. Recomendo demais essa leitura para quem gosta de livros que nos fazem pensar sobre a essência do ser humano e sobre como somos levados pela aparência e pela coletividade. 

Beijinhos e até a próxima!!!!!!!


18 comentários:

  1. Helloo, Ana! Tudo numa nice?!
    Ah, que awesome essa resenha. Você escreveu tão bem e conduziu cada parte que considerou importante e relevante da estória com maestria. Sério, adorei demais a sua resenha!! E obrigada por ter lido FDC. Fico ainda mais feliz por você ter gostado e por em algumas partes ter sido reflexivo para você. Muito feliz.
    Beijin... *-*

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, mas seu enredo parece realmente interessante. Parece um clichê que foge ao clichê comum. Fala de uma amizade improvável que se forma, mas ao invés de ser uma amizade entre o top e o escluído é entre dois escluídos. Além disso ter um conteúdo a parte rolando além disso é show. Me interessei de verdade, anotei o nome dele aqui. Mais hora menos hora chego até ele rs Obrigada pela diquita e parabéns pela resenha! Adoro conhecer novos escritores.

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem?

    Já fui baixar esse livro la na Amazon, espero gostar da leitura como todos quem já leram, pois foi uma resenha positiva atrás da outra, espero me surpreender com a história e amar tanto quanto todos os leitores!

    BJss

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas a premissa é bem interessante.
    Gosto de livros que nos fazem refletir, que nos inspiram.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Gente, super me interessei!
    Amei o contexto, amei o nome dela (Yoko Ono, oi <3). E já imaginei como deve ser difícil pagar pelos erros deo utras pessoas, ainda mais sendo o pai dela! Amei MESMO, quero ler!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana

    Os temas abordados nesse livro super me interessam. Eu sofri bullying, então acho que me identificaria. A Alana escreve muitos livros e em breve vou conhecer a escrita dela através de Efeito Dominó. Eu nunca ouvi falar desse transtorno TEI, vai ser interessante conhecê-lo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana Claudia, tudo bem?
    Estava bem curiosa sobre esse livro e vi que que a autora utilizou vários pontos impactantes em sua história, me parece ser bem recheada de dramas familiares, bullying e várias reflexões, sem falar nessa doença que o colega da protagonista tem e nunca tinha ouvido falar. Fiquei bem curiosa sobre a premissa e com certeza anotarei a dica para uma leitura futura.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana,
    Conheci o livro na época que ele tinha outra capa. Sempre tive curiosidade de conferir essa narrativa e acho que apesar do tema impactante, a leitura deve ser muito agradável. Até agora só li comentário positivos, espero poder ler em breve.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana,
    Já li um livro da Alana. Também li alguns capítulos de Efeito Dominó e a escrita dela é maravilhosa.
    "Flor de Cerejeira" é um livro que parece ser bastante bom e reflexivo, como você disse. Gostei de saber que o Aidan sofre com esse transtorno e estou me perguntando como a autora lida com isso e eu vou me sentir ao ler esse livro.
    Dica anotada, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu gostei bastante da historia da Yoko, mesmo passando por tantas dificuldades e definitivamente não ter uma família estruturada para poder lidar com tudo isso realmente é muito triste, mas ver ela se levantando outra vez e ainda por uma amizade tão linda como essa, é realmente inspirador, é um drama que me pareceu bem gostoso de ler. Parabéns pela resenha, beijos.

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, o que eu mais achei lindo de cara e que eu já gostaria de ter só para poder enfeitar a minha estante, é essa capa. A capa está tão maravilhosa que é impossível não amar e querer <3 Segundo, que eu gostei muito da temática e dos problemas que tratam no enredo, até porque não é sempre que se vê algo assim. Então eu achei muito interessante e me despertou bastante a vontade de ler, fiquei interessada em conseguir saber como será desenvolvido <3 Obrigada pela dica!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  12. Ana, tudo bom?
    Muito bom saber que temos obras nacionais boas como essas.
    A sinopse é bem instigante e teus comentários foram bem pertinentes.
    Quem sabe não seja uma próxima leitura.
    Obrigada pela dica!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Olá
    nossa que capa maravilhosa. Adorei sua resenha e é ótimo saber que é uma leitura mais reflexiva, dá pra ver isso pela capa e sinopse, gostei da dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiee
    Primeiro: amei a capa.
    Segundo: achei sua resenha bem legal, pois levantou pontos importantes do livro.
    Confesso que a sinopse não me chamou tanto atenção mas ler os seus comentários me fez perceber que pode sim ser uma boa leitura. Infelizmente a gente ainda tende a seguir o exterior das pessoas menosprezando o mais importante q é o interior.
    Dica anotada.
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra ainda e pela capa já me apaixonei de cara! e sua resenha me deixou mais curiosa ainda, com certeza irei ler uma hora dessas, o enredo é bem cativante.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  16. Poxaaa...
    Que pesado esse começo...
    Deu pra sentir que as coisas na vida de Yoko seria bem complicadas após o ocorrido... Mas achei bastante interessante ela acabar se envolvendo com um personagem com um Transtorno tão diferente...
    Fiquei curiosa!!
    Obrigada pela dica...

    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, adoro livros que fazem refletir, e sempre que vejo esse livro eu fico com vontade de lê-lo. Bulling e outros tipos de dramas são coisas que me chamam bastante atenção e me deixam ntrigada.

    ResponderExcluir
  18. Oi Ana,
    de cara já da para perceber que esse livro tem uma beleza leve a ser apreciada, confesso que já no começo da história consegui vislumbrar o que tu descreveu no final da resenha e fico muito contente que a autora tenha trabalhado com reflexões válidas, esse tipo de leitura é sempre bem vinda e eu espero sinceramente algum dia ter acesso a esse livro e poder desfrutar dessa história que tanto me chamou a atenção.

    Bjos
    Delmara Silva

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo