Crítica: "Ei, Você! Aprenda a amar - Um guia básico para Adolescentes e Jovens Adultos" de Luiz Filipe Lago de Carvalho (Autor Parceiro)

Título: Ei, Você! Aprenda a amar - Um guia básico para Adolescentes e Jovens Adultos
Autor: Luiz Filipe Lago de Carvalho
Ano: 2016
Editora: Chiado
Número de páginas: 116

Sinopse: "Relacionar-se romanticamente com alguém é algo bastante complicado. É muito mais fácil poder escapar, viver livre, leve e solto. É muito mais fácil sentir que sua felicidade não depende de uma só pessoa. É muito mais fácil não sentir a pressão de um relacionamento, no meio de tantas que você já sofre diariamente. Mas, faz falta. Amar faz falta. Ser amado faz falta. Depender emocionalmente de alguém faz falta.Com referências tiradas de grandes obras de nomes como Neruda, Shakespeare, Blake, Dickens e Gabriel García Márquez, esta obra analisa e problematiza a forma como as pessoas, principalmente os jovens, se relacionam nos dias de hoje. Com uma escrita simples, direta e muitas vezes agressiva, o autor promove uma “conversa de amigo” com o leitor, tanto apontando suas falhas e o desafiando a mudar, quanto o confortando e oferecendo esperança. São propostas reflexões sobre o que entendemos sobre amor, paixão, fidelidade e moral, de forma a gerar a compreensão de que as dúvidas, as adversidades e as complicações sempre existiram e sempre existirão; que quebrar os paradigmas nocivos que regem os relacionamentos atuais é um trabalho gradativo e árduo, porém, extremamente gratificante."

Crítica: Oi, pessoal! Para começar, tenho que dizer algo importante: esse livro trouxe uma grande alegria para meu ego, pela primeira vez entendi uma referência sem ficar voando! AÊÊÊÊÊ!!! Kkkk. A trompa azul na capa se refere a Ted Mosby, da série “How I Met Your Mother” e que por um momento doido resolvi assistir a série e pronto, ENTENDI. KKKKK, e tem um capitulo inteirinho sobre ele também!!!

Bom, agora deixando de lado minhas vitórias e partindo para o livro, minhas impressões: então como o nome já diz “Um guia básico para Adolescentes e Jovens Adultoscomeço a acreditar que não me encontro mais na fase Jovem Adulto, e estou entrando na fase Adulta Velha Ranzinza e Chata (e não olhando a idade, mas sim a mentalidade).

Por que digo isso, bom, a escrita do Luiz Filipe é muito gostosa, boa de acompanhar e leve, mas o tema não me agrada. Um livro com várias citações, muito boas por sinal, pode-se perceber que foram escolhidas a dedo e que se conecta ao que o autor fala o tempo todo.

Mas, infelizmente, não consegui ler muito do livro como gostaria, realizei uma leitura mais rápida e menos consistente. Mas porquê eu fiz isso? Bom, não sei se já passei da idade, da fase ou o que, mas falar de amor da forma como Luiz Filipe fala se tornou muito comum no meu dia-a-dia, coisas que ouço ou já ouvi muito, pois é um guia sobre o amor, e estamos sempre tendo opiniões vindo de várias partes sobre isso.

Quando tinha uns 15, 16 anos adorava o tema, e tenho certeza que teria sido um livro de cabeceira nessa etapa da vida, mas hoje, com 27 anos, meus gostos mudaram, minhas ideias também. Por isso acredito que é um guia para adolescentes e jovens adultos mesmo na fase em que tudo é romance.

É um livro que indicaria sim, principalmente para meus alunos adolescentes, para ver se eles colocam alguma coisa naquela cabecinha oca, pois é o que os jovens de hoje em dia estão precisando ouvir, ler e compreender. Mas, são coisas que depende de cada história vivida, cada fase da vida. Talvez você que esteja lendo a resenha, seja o que está precisando, talvez você não esteja pronto ou talvez você já passou por isso e já se cansou.

Então é basicamente isso, um livro de fases, dei nota 3, pois adoraria ler outro estilo, caso o autor escrevesse já adorei a escrita. Mas não esse tema.

Bjus até a próxima.

38 comentários:

  1. Adorei o post haha.
    Acho que ainda dá para eu ler, tenho 19 e O romance realmente está sempre no ar nessa idade.
    Com certeza vou dar uma olhada e adicionar na minha lista. Amei a dica ♥
    Um beijo, RE
    http://romanceerotic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna vamos sortear um exemplar no ig da Flora. Fica de olho.
      BJUS

      Excluir
  2. Olá
    Tenho a mesma idade que você e compreendo bem suas impressões. É legal ler um livro diante dessa temática, porém nossos pensamentos sobre o assunto podem mudar com o tempo, por isso acredito que a recomendação para os jovens pode ser mais certo. De qualquer maneira, adorei poder ler suas impressões a respeito.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou nessa fase realmente os adolescentes são difíceis isso eu reconheço KK, não sou muito fã de livros assim, porem talvez dou um espaço pra ele na wishlist. Adorei a Resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Hey!

    A capa me atraiu, te entendendo no quesito "o livro é bom mas não é meu gênero" (em outra palavras, é claro), acho que eu super daria uma chance pro livro.

    Bjos.
    https://fonteliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica de olho no ig da Flora que vamos sortear um exemplar, quem sabe não será seu.

      Excluir
  5. Oi Rafa, bem legal a indicação. Concordo com vc, acho que já passei da idade, agora com 30 anos meio que não tenho muita paciencia, mas é legal saber que o autor fala bem aos jovens, vou indicar pros adolescentes que conheço. Bonitinha a capa, que legal q tem referencias a himym <3 amo essa serie.
    bjs
    Jo Scarreiro - Feed your Head

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa, achei bem interessante a temática do livor, mas acho que eu não curtiria ou aproveitaria bem a narrativa. Mas acredito que seria uma dica ideal para presentear adolescentes.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu nunca tinha visto falar nada a respeito desse livro, mas com o nunca estou antenado aos lançamentos da editora, isso é justificável rsrs. Enfim, eu não tinha entendido a referência. Até pq nunca vi essa série. Mas sem dúvidas o conteúdo proposto para o livro me deixou bem curiosos para ler e espero que isso aconteça logo logo. Adorei suas opiniões e até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem ?
    Não vi a série, então fiquei boiando quanto a referência da capa rsrs.
    Saber sobre o seu ritmo de leitura me deixou desanimada, isso tem acontecido muito comigo e tenho sentido que talvez seja a fase de vida, ou a idade que não anda encaixando no enredo. Embora tenha uma premissa que eu achei bem bacana.
    Beijos
    Sorteio do Livro Louco por Você

    ResponderExcluir
  9. Oii. Quando olhei a capa nem tinha me tocado com a referência logo de cara, só depois que você comentou que daí fiquei "ahhhh, é mesmo..." rsrs Adoro HIMYM *-*
    Que pena que não fez muito seu estilo, mas ainda assim fiquei interessada em ler, porque apesar de estar em um relacionamento sério (e maravilhoso diga-se de passagem) sou bem da onda de tudo relacionado ao amor e ver tudo colorido. Dica anotada!
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  10. Oie amore,
    Parabéns que blog mais fofo. Quanto ao livro confesso que a capa e o título me instigaram muitoooo.
    Adorei sua resenha, bem verdadeira.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu costumava devorar livros desse estilo mas assim como você acho que estou passando dessa fase e por isso não me interessei pelo conteúdo da obra, mas realmente parece ser uma boa dica pros leitores mais jovens.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    a primeira coisa que pensei ao ver a capa, foi: How i met your mother! hahaha

    Acho suuper válido o tema tratado para o público alvo. Estou pertinho dos 30, então provavelmente minha reação seria parecida com a sua, mas eu indicaria aos meus sobrinhos, com certeza!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oii, entendo o seu ponto de vista a respeito do livro, como eu tenho 17 anos, acho que iria gostar da leitura, porém não ia amar porque esse tipo de livro não me atrai muito, mas a idade realmente é um fator importante, aposto que muitos amigos meus iam gostar, beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oieeeee
    Nossa só pelo nome, eu já acredito que esse livro deva trazer vários tapinhas na nossa cara, né não? ashuashuash
    Se todos os jovens lessem os livros que são designados a eles, talvez o mundo tivesse salvação ainda, mas né, sabemos...
    Parabéns pelo blog e pela resenha xoxo

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    A capa de início não tinha me atraído muito, mas tipo, HOW I MEET YOU MOTHER, AI MEU DEUSSSSSSSSS! Adorei essa referência <33 Puxa, confesso para você que gostei da premissa, porém não irei ler agora, por causa da minha enorme quantidade de livros que faltam para eu ler! Mas irei deixar essa dica anotada!

    Beijos,
    Lu - @justificou

    ResponderExcluir
  16. Nunca assisti HIMYM, então... hahahah
    Acredito que o mesmo que aconteceu com você durante a leitura aconteceria comigo. Já estou com 28, já ouvi muita dica de tudo quanto foi lado, e hoje já possuo discernimento e maturidade suficientes para dar dicas para mim mesma baseadas nas minhas próprias experiências. hahahahha
    Mas pro povo mais novo acredito que seja uma leitura interessante.

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Adorei o título de livro, e apesar de estar na fase pra qual esse livro foi escrito, acho que não vou me identificar tanto, porque estou quase no fim dessa "fase", mas quem sabe né?
    E ainda vou entender a referência à HIMYM, então YAAAY, haha.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  18. Oi

    Apesar de ter amado a referência, eu não também não tenho tanto apreço por essa obra, porque acho que já passou do meu tempo, rs. É claro que as citações devem ser bem legais, mas infelizmente o livro não me chamou a atenção. :( Parabéns pela resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Não conhecia a obra, e achei a mesma bem interessante!
    Adorei a resenha, dica anotada!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  20. Olá, interessante livro, mas meu caso é igual ao seu, tenho 26 anos, acho que não seria o caso eu ler, mas, nunca digamos nunca, quem sabe o que o futuro se reserva? Me lembro dessa trompa na série, o Ted roubou num restaurante, hehehe. Bjokas.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Eu adoorei a sua resenha, mas não sei se realizarei a leitura. Meio teen p/ mim.
    Empolguei com sua empolgação no início da resenha. Muito minha cara. haha
    Dica anotada de qualquer forma. Quem sabe, né?
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  22. Oiee Rafa ^^
    Fico tão feliz quando percebo que não me encaixo na classificação "os jovens de hoje"...hehe' obrigado, livros e tudo o que me impediu de ir para o outro lado da força.
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que não fiquei muito curiosa ou animada não. Não é o tipo de livro que eu gosto, então... não animei mesmo :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  23. Oi, Rafa. Entendo muito da sua experiência. Talvez eu ainda me encaixe na categoria jovem adulto (20 anos? não sei), mas a história também não me encheu muito os olhos não. Estou junto com você dessa vez hahaha.
    Talvez em um outro momento tivesse sido a leitura perfeita pra você...

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Rafa!
    Ainda não conhecia esse livro, mas peguei a referência à trompa, mas isso porque assisti ao episódio com essa trompa há dois dias rs
    Tirando a capa, não fiquei muito interessada nessa leitura, infelizmente. Acho que é um livro que não vai me agregar muito e que não vou gostar.
    Vou deixar a dica passar por enquanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá, não conheço o autor e boiei na referência kkk Enfim sobre o livro, já deixei de ser jovem adulta faz um tempo então pela premissa não me interessei também, mas preciso ressaltar que adorei sua sinceridade na resenha e que vou ver o seriado pra ver se entendo a referência kkk Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá, não conhecia a obra, mas adoro os títulos da editora, sempre surpreendendo.

    Adorei a resenha, parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Não conhecia o livro ainda, mas fiquei interessada pela temática. Pelo que você falou parece ser uma boa opção para os jovens leitores, inclusive, nossos alunos hehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oie! Tenho quase 28 anos, será que consigo ler esse livro rs? Adorei pela sua referencia e curti ainda mais, preciso ler esse livro. Apesar que estou na bad em se tratar de relacionamentos.

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que não fiquei muito animada, pois acredito que também não é uma leitura para mim. No entanto, parece ser uma ótima dica para quem se enquadra melhor nesse gênero mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  30. Acho que me sentiria como você Lendo o livro.

    Penso que se eu fosse ler não faria muito sentido agora, mas na adolescência talvez faria.
    Então acho que eu não leria esse livro.


    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bom?
    Vi a referência e fiquei: será?! E era! Parabéns pra mim também que sempre boio nas referências! haha
    Quanto ao livro, acho que já passei da fase para ler esse livro também, mas, é como você disse, deve ser ótimo para os jovens - que realmente estão precisando por alguma coisa em suas cabeças ><'
    Anotei a sugestão para presentear minha prima adolescente. Ótima resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  32. Oie!!!
    Ai eu adorei a sua resenha hahaha achei bem dinâmica e gostosa... Diferente de você, eu não captei a metáfora da capa haha e pra falar a verdade, acho que o tempo desse livro pra mim tbm ja passou, mas se fosse em outra época, esse livro era pra mim com certeza.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  33. Reconheo essa... esse... Esse instrumento azul que não me lembro o nome, huahuaha! É... uma indicação? Não. Easter Egg serve XD de How I met your mother! Ótima série, btw!
    (deixe-me dizer que falei o acima antes de ler o comecinho da sua resenha tá? Só pra não ficar feio pra mim, huahuahuha)

    Não conhecia o autor. E acho que tenho o mesmo problema que você: estou velha demais para isso. Não sou como o Ted, infelizmente =/ infelizmente, já cresci, achei o meu amor (e que seja eterno enquanto dure) (referencias, ahn ahn ahn!) e estou entrando no ranzinismo: livros de romances bobos em nada me agradam. Livros que ensinam as pessoas a amarar, o autoajuda básico, também não me agrada.

    O título provavelmente já define bem o público...Entãaao... Obrigada, passo a leitura para as pessoas jovens! XD

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  34. Olá Rafa!
    Tem livro que é para uma fase da nossa vida e se lemos fora dela acabamos não curtindo como deveria. Que bom que o livro é excelente para adolescentes e jovens adultos pois hoje a nossa juventude precisa de instruções e fazer algo útil na vida. Vemos muitos jovens confundindo o amor com puro prazer e paixão. Acho que o livro também não seria para mim, mas com certeza indicaria a um adolescente.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  35. Eu gostaria de tentar a leitura, as vezes acho que vivo ainda com aquele pensamento sobre amor dos 15 anos, mesmo tendo 32, tentaria ler, mesmo que se nao gostar, pelo menos tentei.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo