Crítica: "A Bela e a Fera" de Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve

Título: A Bela e a Fera
Autor: Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve
Ano: 2016
Editora: Zahar
Número de páginas: 240
Compre: AmazonSaraivaSubmarino

Sinopse: A versão original do clássico que inspirou o novo filme da Disney, estrelado por Emma Watson. Adaptado, filmado e encenado inúmeras vezes, o enredo de A Bela e a Fera vai muito além da jovem obrigada a casar com uma horrenda Fera que no final se revela um lindo príncipe preso sob um feitiço. Nessa edição bolso de luxo da coleção Clássicos Zahar você encontra reunidas duas variantes da história.A versão clássica, escrita por Madame de Beaumont em 1756, vem embalando gerações e inspirou quase todos os filmes, peças, composições e adaptações que hoje conhecemos. A versão original, que Madame de Villeneuve publicara em 1740, é de uma riqueza espantosa, que entre outras coisas traz as histórias pregressas da Fera e da Bela e dá voz ao monstro para que ele mesmo narre seu destino.Toda em cores e ilustrada, essa edição conta com ótima tradução do premiado André Telles, uma apresentação reveladora e instigante assinada por Rodrigo Lacerda e cronologia das autoras. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.








Crítica: Olá gente!!!! Como eu acho que todos vocês já sabem está passando no cinema a nova versão do filme da Disney "A Bela e a Fera" e eu fiquei maravilhada com o resultado quando fui ao cinema, e pretendo assistir mais algumas vezes para conseguir absorver quanta beleza e felicidade algo tão simples como um remake da minha infância pode me trazer. Eu acho que esse é o conto de fadas preferido de muita gente por aí, então quando saiu ano passado a notícia que o filme seria lançado em março desse ano eu fiquei animada para assistir, quando eu soube, então, que a Emma Watson faria o papel da Bela, aí eu fiquei morrendo de ansiedade. Quando a Zahar lançou esse livro, eu o comprei imediatamente, para poder entender um pouquinho mais desse universo.
     Como vocês viram na sinopse, esse é um livro composto por dois contos, um bem curtinho escrito em 1756 por Madame de Beaumont e que é bem próximo da versão que conhecemos da Disney, ele foi escrito para crianças. Já o segundo conto é bem mais longo, escrito em 1740, 16 anos antes do anterior, por Madame de Villeneuve que é a primeira e original versão desse clássico, é um conto claramente voltado para adultos. 
     Mas para mim, a parte mais interessante do livro foi a introdução, nela Rodrigo Lacerda compara os dois contos, nos trás uma breve biografia das duas autoras e nos conta uma provável inspiração verídica para essa história.

Os contos de fadas escritos por mulheres muito frequentemente enalteciam os ideais do amor, da fidelidade e do tratamento justo entre os dois sexos, denunciando a realidade que viviam e refletindo sonhos de uma vida melhor.  

Na versão da Madame Villeneuve eu consegui entender muitos pontos que antes eram de difícil compreensão para mim, além de conhecer também a versão do que aconteceu sobre o olhar da Fera, e termos uma visão mais ampla sobre a família de ambos. Esse conto é muito mais que um caso de amor, ele é sobre vingança e arrependimentos. Vocês não vão se arrepender de ler!

Agora o que falar sobre o filme: EU AMEI!!!! Me senti uma criança de novo, cantei todas as músicas, quase chorei quando caiu a última pétala da rosa e aplaudi quando o filme acabou!!!!! E já estou programando de assistir mais uma vez antes que ele saia dos cinemas.  Eu achei a arte do filme incrível, não entendo muito de cinema, mas se tem uma coisa que posso dizer, é que esse é um filme bonito de se ver!!!  

E vocês não acham que ficou igualzinho?



Beijos e até a próxima gente!!!!



23 comentários:

  1. Oi Ana.. .. sempre gosto de ler os originais pra ter uma comparação.. .. esse eu não conhecia ... tem um de outro autor que conheço que trabalham bem os aspectos psicológicos de vela e quem seria sua real fera..... o filme é bonito, mas não achei grã de coisa.... bju

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    Comprei esse livro recentemente. Queria tanto uma versão mais caprichada, não que essa não seja, mas no estilo de tantos livros edição de luxo da Alice.
    Não sabia que esse livro ia vir as duas versões. Bom saber! ^^
    Ainda não fui assistir ao filme e quero muito. Só não sei quando. :/
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Tenho bastante curiosidade para ler o livro da Villeneuve, acho que é que melhor argumenta a história da Fera. Eu gosto muito do desenho da Disney e esperava gostar mais de A Bela e a Fera, mas não curti tanto quanto queria.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não sabia desse livro, mas já quero!
    Cresci vendo os filmes da Disney, e como A Pequena Sereia, Cinderela, Branca de Neve, Aladin... A Bela e a Fera não foi diferente. Marcou minha infância como de muitas outras pessoas, e até hj tenho todos os filmes pra lembrar das músicas, falas e do encantamento que só a Disney sabe causar nas pessoas.
    Adorei sua resenha e quero esse livro, fiquei louca aqui.
    Obrigada pela visita no Blog As Meninas Que Lêem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei o texto e quero muito ler essa versão original, ainda mais por saber que é pelo ponto de vista da Fera!Me parece uma perspectiva muito interessante!
    Sempre gostei da história da Disney, mas mais especificamente da Bela. A personagem é cativante e corajosa, poder ver tantas versões e/ou perspectivas diferentes de uma mesma história é algo simplesmente empolgante!
    Estou doida para poder assistir o filme!
    Ótima resenha e gostei de saber dessa edição de luxo!!
    Obrigada pela dica, Beijinhos~

    ResponderExcluir
  6. Poxa, tá aí um livro que nunca li e depois da sua descrição fiquei bem interessada. Agora, o filme, esse eu vou ver, com certeza.

    ResponderExcluir
  7. Que livro lindo!
    Adorei saber que se trata das versões "originais" em que o filme da Disney foi inspirado. <3 Já quero

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana!
    Ainda não li os contos, apenas tendo assistido o filme da Disney (o primeiro). Gostei de conhecer dessas duas versões que ainda não conhecia direito. É bacana ver que o conto mais antigo foi mais claro em algumas explicações. Preciso assistir o filme logo, já estou me sentindo um estranho no ninho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Preciso conferir essa edição, pois ainda nmão tive a oportunidade de ler, e já vi que vou ver algumas diferenças do que eu conheço. E quanto ao film, achei lindo e maravilhoso!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Sou fã de carteirinha de "A Bela e a Fera", lembro-me de levar minha filha ao cinema pra assistir o clássico da Disney e sai de lá encantada. Depois ainda a levei pra ver A Bela e a Fera no gelo, quando tinha o show no Maracanazinho aqui no RJ. Lindo demais!! E com a noticia do filme fiquei a pensar, NUNCA LI O LIVRO, como pode isso?! Estou encantada com essa edição da Zahar e quero muito obtê-lo.
    Adorei sua resenha, e invejei seu adquirido.
    Abs
    ni
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ana

    Eu não conheço a versão adulta do clássico, só a infantil mesmo. Fiquei interessada quando você falou que o conto original fez você entender algumas coisas que era de difícil compreensão e também por trazer o olhar da Fera.
    Pena que os livros da Zahar sejam tão carinhos... hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu li essa edição da Zahar e, como você, a parte que mais gostei foi a introdução. Achei que essa contextualização sobre as autoras, e também sobre a possível inspiração da história, enriqueceu muito a leitura. Sem contar que a edição é linda, né?
    Sobre o filme, não tenho nem o que falar! Ficou impecável!! Adorei o elenco, a fotografia, as músicas... tudo! Sem contar a nostalgia por relembrar um dos meus desenhos preferidos da infância.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Amo A Bela e a Fera e estava muito ansiosa para ver o filme, mas ainda não consegui :( Já tinha visto essa edição em livro e fiquei extremamente curiosa e instigada a comprar, a edição me parece linda e espero que possa adquirir em breve e conferir os contos nela. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oie! Tudo bem?

    Eu ainda não li esse livro, mas depois da sua resenha minha curiosidade sobre ele ficou a mil, até porque eu ainda não sabia sobre o que se tratava, e agora que sei mais do que nunca quero realizar a leitura dele!

    Bjss

    ResponderExcluir
  15. OOi!
    O livro parece ser maravilhosoo, e essa capa está tão linda. <3
    Fiquei curiosa para conhecer esses contos e essa comparação presente na introdução.
    Dica anotada!
    E o filme.... AAAh, ficou perfeito!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    A Bela e a Fera é o meu conto de fadas preferido, então todo livro que reconta a história já me conquista de cara! Ainda não tive a oportunidade de assistir ao filme, mas espero poder assistir em breve, mas adorei essa comparação que você fez, realmente ficou muito parecido!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oie...
    Parabéns pelo post... tão completinho ;)
    Quero muuuuito ler essa obra justamente por causa do filme. Suas impressões me fizeram desejá-lo tê-lo em mãos para já iniciar o filme e já correr para os cinemas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Ana!

    Ai, o que dizer do meu clássico da Disney favorito? Quando vi que ia passar no cinema quase que surto, e quando assisti superou todas as minhas expectativas, com certeza o filme traz toda a essência encantadora do clássico e todo mundo deveria assisti por que como você falou " é um filme lindo de se ver". Há tempos também estou querendo esse livro da zahar, e depois de saber de todo esse enredo mais do que nunca irei tê-lo ❤, parabéns pela resenha querida, muito completada e encantadora!

    Beijos ❤
    Priscilla Monteiro
    www.facesemlivros.com

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    A Bela e a Fera é com certeza meu clássico preferido de todos haha Tenho o filme em desenho e vira e mexe (quando estou sozinha, para poder chorar em paz), dou reprise. Fiquei louca para assistir o filme no lançamento, mas faltou dinheiro e eu não estou trabalhando, então fica pra uma próxima.
    Quanto ao livro, eu já tinha ouvido falar, achei super interessante essa de pegar as duas obras e espero poder ler, porque amo muito a Bela e a Fera, a leitura seria muito bem vinda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oiii!!
    Estou doida para ver o filme! Desde criança eu adorooo essa história. Fiquei bem interessada na leitura do livro também, pretendo ler em breve. Espero conseguir ver antes de sair dos cinemas, tudo o que eu vi até agora achei também que ficou bem parecido com o desenho que eu assisti.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi.

    Eu quero muito este livro, fico namorando ele sempre que o vejo. Já pensei várias vezes em comprar, mas ainda não consegui, porque eu quero a versão normal, e sempre encontro a edição de bolso (que eu não curto muito). Assisti o filme no lançamento e amei, agora quero mais que tudo ler esse livro.

    ResponderExcluir
  22. Pensa numa pessoa doidinha por esse livro! Eu simplesmente amooooooooo essas edições de clássicos da Zahar! São lindinhas demais. Quero a coleção inteirinha!! Rs

    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  23. Oieee
    nossa que edição mais maravilhosa, eu ainda não tinha visto e já esta na lista de desejados, muito legal sua resenha e critica, eu vi o filme recententemente e gostei bastante

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo