Crítica: "Surpreendente!" de Maurício Gomyde (Autor Parceiro)

Título: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 272
CompreFnacCasa BahiaAmazon

Sinopse: "Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro. O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos."

Crítica: Que tal falar de nacional? A crítica de hoje é do nosso querido autor e parceiro do blog Maurício Gomyde, e apesar de já ter lido livros muito interessantes do mesmo, pode-se dizer que  Surpreendente! não me surpreendeu.

''Mas Rafa, então a resenha de hoje é mais uma de suas resenhas negativas?'' 

Não gente, é só que por conhecer o trabalho dele, não acredito que foi seu melhor livro, mas sim, a história é boa.

Bom, então vamos começar: como a sinopse já conta praticamente a história toda, resumindo, Pedro tem um problema de visão sério, mas se considera um grande sortudo e é feliz mesmo com seus problemas. É um garoto normal, trabalha, estuda cinema e, apesar do seu problema de visão, Pedro consegue mostrar o quanto isso não o afeta para ser um aluno exemplar e trabalhando muito para conquistar um importante prêmio do cinema brasileiro.

Mesmo com todas as limitações e talvez ainda mais por isso, sua paixão são filmes clássicos, tanto que trabalha em uma videolocadora e tenta ao máximo passar esses filmes que tanto ama para novos espectadores, que acaba emprestando dvd's e pagando do seu próprio bolso, como também criou um cineclube.

No local onde acontece o cineclube trabalha Mayla e Cristal, duas importantes personagens da história, além de Fit o melhor amigo de Pedro. Sem saber o que filmar para o prêmio, Pedro após descobrir que sua doença está piorando, resolve viajar para a casa de sua vó com seus amigos, os citados acima, e no caminho tem grandes aventuras onde filmam tudo.

Bom, agora minhas considerações: a história é boa, o enredo é fofo, mostra como a força de uma amizade pode mudar tudo, mas sinto também que é bastante clichê e forçado.

A descrição da Cristal é a parte que mais me incomodou além de tudo, ficou meio que uma cópia de The Big Bang Theory sendo Mayla a Penny e Cristal a Bernadette só que com a beleza da Penny e ruiva. Pois Cristal é muito inteligente mas trabalha em um bar para conseguir estudar um curso super fascinante. O que eu sempre me perguntei porque uma garota com mestrado como a Bernadette era garçonete e me pergunto porque uma garota como Cristal não faz um estágio?

Mas fora essas ressalvas, o livro é bem legal, ótimo tira ressaca, e bem leve, flui. Mas e o final? O final é surpreendente? Sim, o final não acontece o que você imagina, mas somente nesse ponto me surpreendeu.

29 comentários:

  1. Eu já vi muita gente lendo, e essa é a primeira resenha que vejo, mas só pela resenha já não me sentia tentada a ler, sabe? Na minha cabeça já era um negócio super batido e que não ia surpreender mesmo... Quem sabe numa ressaca né?

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu já conhecia esse livro e os outros livros do autor, e tenho muita vontade de ler todos. Essa obra tem realmente uma proposta muito interessante, uma pena que não tenha sido a melhor obra do autor rsrsrs. Adoro ler as suas opiniões sobre o livro e espero ter a chance de ler esse ano. Sobre a capa eu acho ela muito linda, amo capas em tons de azul. Até mais vê
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Vi alguns booktubers mostrando esse livro e me interessei pelo kit, vem em uma caixinha tão linda! A história de fato não me chamou a atenção, nao parecia nada de novo, mas fiquei tão feliz com a editora, pelo engajamento em fazer a literatura nacional avançar.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua resenha, eu não conheço as outras obras dele irei me aprofundar mais porque eu realmente gostei muito desse livro mais se você disse que as outras obras são melhores me bateu mais a inda a curiosidade sobre esse escritor.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    nunca li nada do autor, mas confesso que o grande número de resenhas positivas das obras dele me deixam com muita de vontade de fazê-lo logo, espero ter oportunidade esse ano. Quanto a história parece realmente ser algo bonito de se ler, o lance da amizade ajudando a superar os obstáculos então nem se fala, quanto as meninas com graduação e que trabalham em empregos não condizentes, pode-se justificar pela falta de oportunidade, eu sou um exemplo vivo disso, sou formada em enfermagem e trabalho como técnica porque infelizmente não tive oportunidade de mudar de função, e não desejo sair da minha cidade, por um série de fatores pessoais, então esse quesito da história não chega a ser tão irreal.

    http://www.nossomundoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem? Nunca li nada do autor, mas todos falam bem desse livro para ser sincera é a primeira resenha que encontro apontando alguma coisa que não gostou, mas bom saber se talvez eu chegue a ler ele, saberei o que esperar!
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Olá Rafa!!
    Não conhecia esse livro, nem o autor, mas achei a premissa bem interessante.
    Entendo o que você quis dizer em relação aos clichês e às descrições de personagens.
    A verdade é que às vezes esperamos mais de um determinado livro ou autor e acabamos nos decepcionando um pouco, não por uma leitura ruim, mas por saber que poderia ter sido melhor!
    Adorei suas opiniões e comparações!!
    Um beijo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa, ainda não li nada do autor, mas não foi por falta de indicações. Mesmo você salientando que este não é o melhor livro do autor, creio que começarei por ele. Adorei a resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Rafa,
    Não acho que esse seja o melhor livro do autor, mesmo. Ele tem outras obras que são muito melhores, mas fico contente por saber que o livro, no geral, te agradou e que você achou a história boa.
    Não assisti The Big bang Theory para fazer essa comparação, mas é bem ruim quando pensamos por esse lado.
    Adorei conhecer suas impressões e espero que você leia outras obras dele, pois, com certeza, irá gostar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o autor e o enredo não me convenceu. Mas achei muito interessante a maneira como colocastes tuas opiniões sem ser ruim de um todo. Acredito que um livro que muitas vezes não funciona para alguém pode funcionar perfeitamente para outra pessoa. E a diversidade de opiniões é o que torna as coisas interessantes.

    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Rafa!

    Achei a sinopse do livro maravilhosa. Não conheço obras do autor e nem tinha escutado falar desse livro em especifico, porém me deu bastante curiosidade em conhecer a história de Pedro e saber o que é realmente "surpreendente" no livro. Está como dica de livros para ser lido em 2017. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Estou com o livro na minha lista de leituras e tenho que dizer que acabei desanimando um pouco por saber que o livro é meio clichê e nem tão surpreendente assim. Mas a premissa me agrada e pretendo sim ler para ver essa amizade entre os personagens e o esforço de Pedro mesmo diante de seu problema.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá.

    Tenho muita vontade de ler esse livro. Desde que eu comecei com o blog, eu vejo resenhas sobre a obra. Quase cheguei a comprar uma vez, mas não foi possível. Esse ano vou comprá-lo para ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oiee, gostei bastante da sinopse, já me chamou bastante a atenção, porém mais pela ruivinha que gosta de física que pelo protagonista rsrsr, parece ser uma leitura gostosa espero poder ler em breve.

    Bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Nunca li nada do autor, mas já vi e li várias resenhas sobre e acabei me interessando em saber mais sobre essa história, infelizmente não consegui compra-lo para ler mas espero conseguir o mais breve o possível, adoro ver a relação da amizade envolvida no contexto de superação, é um clichê claro, mas acho esse tipo de história muito interessante.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oie
    eu infelizmente ainda não tive oportunidade de ler nada do autor mas a vontade não passa, principalmente desse que parece ser só amor, só vejo criticas boas e espero adorar o livro, sua resenha está muito legal e é uma bela dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Conheço os outros livros do autor, e confesso que esse não me atraiu nenhum pouco. Mas nunca diga nunca. Talvez um dia eu o Leia.

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Comecei esse livro, mas confesso que deixe de lado devido as outras leituras mais "urgentes" e interessantes que estava realizando.
    De qualquer forma, só vejo elogios a escrita desse autor e a forma como cria as personagens. Mesmo com a sua crítica nesse aspecto, acredito que você tenha gostado.
    Vou tentar retomar a leitura e espero gostar ;)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  19. Eu morria e não sabia que esse autor era brasileiro!!! Eu vejo ótimas referências sobre esse livro e sempre penso que um dia eu iria ler, mas em minha imaginação ele era gringo! Que bom que me enganei!

    Fiquei triste por saber que o surpreendente não te surpreendeu, mas gostei de sua sinceridade. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Essa capa, por alguma razão que não me é conhecida, me lembra muito Extraordinário! E é o que me faz ter vontade de lê-lo!

    E que triste que para você foi mais do mesmo! E de fato.. A sinopse parece contar toda a história do livro já, e isso não me agrada.

    Agora já não mais se quero ler o livro =/

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem por aí?

    Não conhecia a obra e nem o autor... pena que é repleta de clichês :( Às vezes, um "clichêzinho" é indispensável, mas quando em excesso, a história não flui muito bem. Mas que bom que serve como "tira ressaca", não é? Haha. É sempre bom ler um assim depois de uma leitura exaustiva.

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  22. OOi!
    Amo a premissa desse livro, tenho muita vontade de lê-lo. Parece ser bem leve, divertido e ainda com boas mensagens. Não me incomodo com clichês, até gosto. sempre bons para curar ressacas! haha
    Gostei de saber que o final surpreende, só aumentou minha vontade de realizar a leitura..
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  23. Gostei da forma como o autor trabalhou a amizade neste livro, mas ver que é algo forçado e clichê me afastou completamente da vontade de lê-lo, não curto muito livros que seguem este caminho. Clichês sempre me irritam, pois sempre procuro histórias com algo inovador.

    ResponderExcluir
  24. Olá! Que pena que esse livro não te surpreendeu e não foi uma das melhores obra do autor. Mas que bom que você já conhecia outras obra do autor e que bom que é uma história bom e fofa, além de mostra como a força de uma amizade pode mudar tudo. Beijos'

    ResponderExcluir
  25. Oiee.
    Tenho esse livro aqui, mas ainda não li.
    Uma pena a história ser forçada, como já li outros trabalhos do autor, pensei que fosse realmente bom.
    Amei sua sinceridade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá!!
    Vou aproveitar que adorei seu post e anotar a dica.
    A sim, vim por recomendação do grupo TDS.
    Gabriel
    https://clubedofarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Por você já conhece a escrita do autor, você não ficou tão surpreendida. Mas, por eu não conhecer, acho que vou adorar essa história. A premissa me agradou muito, gosto de livros com aventuras entre amigos, porque sou doida pra fazer isso com meus amigos. Vou anotar a dica e procurar pelo livro.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  29. Oi Rafa, pela premissa, o enredo parece ser bem fofo mesmo. Ainda não li nenhuma obra do autor, e tenho me impressionado com autores brasileiros. Quero conhecer mais obras nacionais, então, colocarei Maurício Gomyde na minha lista. Adorei a capa do livro! Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo