Crítica: ''Pequenas Grandes Mentiras'' de Liane Moriarty

Título: Pequenas Grandes Mentiras
Autora: Liane Moriarty
Ano: 2014
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 399
Compre: Saraiva, Amazon

Sinopse: Com muita bebida e pouca comida, o encontro de pais dos alunos da Escola Pública de Pirriwee tem tudo para dar errado. Fantasiados de Audrey Hepburn e Elvis Presley, os adultos começam a discutir já no portão de entrada, e, da varanda onde um pequeno grupo se reuniu, alguém cai e morre.Quem morreu? Foi acidente? Se foi homicídio, quem matou?Voltando no tempo até alguns meses antes desse incidente, Pequenas Grandes Mentiras conta a história de três mulheres, cada uma delas diante de uma encruzilhada.Madeline é forte e decidida. No segundo casamento, está muito chateada porque a filha do primeiro relacionamento quer morar com o pai e a jovem madrasta. Não bastasse isso, Skye, filha do ex-marido com a nova mulher, está na mesma turma de jardim de infância que a caçula de Madeline.Celeste, mãe dos gêmeos Max e Josh, é uma mulher invejável. É magra, rica e bonita, e seu casamento com Perry parece perfeito demais para ser verdade.Celeste e Madeline ficam amigas de Jane, a jovem mãe solteira que se mudou para a cidade com o filho, Ziggy, fruto de uma noite malsucedida.Quando Ziggy é acusado de bullying, as opiniões dos pais se dividem. As tensões nos pequenos grupos de mães vão aumentando até o fatídico dia em que alguém cai da varanda da escola e morre. Os envolvidos revelam impressões frequentemente contraditórias e não será fácil descobrir a verdade.Liane Moriarty reúne brilhantemente na mesma cena ex-maridos e segundas esposas, mães e filhas, bullying e escândalos familiares para nos lembrar das perigosas meias verdades que contamos a nós mesmos para sobreviver.


Crítica: Ufa! Que sinopse enorme, né? haha! Bom, pessoal, hoje trouxe um livro que virou um dos meus dengos onde eu separo na estante como ''leituras favoritas''! Pequenas Grandes Mentiras é um livro incrível que me prendeu do início ao fim, sério! 

Entre muito suspense, dramas, aventuras, romances e comédia, Pequenas Grandes Mentiras vai te surpreender e você vai querer muito mais ao finalizar a leitura. Pelo menos foi exatamente assim que eu me senti!

O enredo é bem gostoso de se ler porque envolve crianças, jardim de infância, relacionamento de pais com os filhos (o que, como na realidade, muitas vezes é difícil). 

Porém, também acaba se tornando um livro complicado quando lemos as partes sobre bullying, assassinatos, estupro... assim apresentando ainda mais nas descrições a triste realidade em que ainda vivemos. 

Ainda sim o livro aborda assuntos sérios de todas as formas descontraídas possíveis o que torna a leitura reflexiva e contagiante.

O livro mostra todo o relacionamento humano, como os dos pais com seus filhos, os adolescentes, os casais, as amizades entre todos os personagens que estão ligados e isso acaba se tornando um tópico importante para uma mensagem positiva que acredito que a autora quis passar para seus leitores.

Personagens bem construídos e de personalidades incríveis. Me apaixonei por cada criança, principalmente o Ziggy! Jane foi uma das personagens que eu me senti mais próxima por ser tão nova e ainda sim tão madura em enfrentar o seu passado as escondidas. 

Acho que a única coisa que não gostei foi a capa. Ela não é feia, achei até original, mas após ler todo o livro achei que ela poderia ter sido melhorada num aspecto mais parecido com a história. Não que esse não seja parecido, é sim, só que, se eu não o tivesse ganhado, me conhecendo, não me sentiria atraída por ele numa livraria e acredito que nunca teria me apaixonado na história.

Uma coisa que achei bem interessante foi a autora colocar no final de cada capítulo o depoimento  de pais e até moradores do bairro para os policiais e com a interpretação do detetive do caso do assassinato. Ela foi criativa em mostrar em como o ser humano pode ser mentiroso e obscuro por trás.
 
No dia da tão esperada festa, segredos são revelados e muita coisa acontece. Em todo o decorrer da leitura eu não consegui adivinhar em nenhum momento quem iria morrer. Foi uma agonia, a autora soube esconder cada segredo muito bem!

Se você gosta de thrillers familiares, acredito que também vai ficar fissurado para descobrir todos os mistérios que rondam entre as vidas desses pais e filhos!








 Liane Moriarty - É autora do best-seller O Segredo do Meu Marido e de outros cinco livros. Ela mora e Sydney, na Austrália, com o marido e os dois filhos pequenos e barulhentos.

32 comentários:

  1. Olá!!
    Adorei seu post!
    Vim por recomendação do grupo TDS.
    www.blogpretenses.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii, tudo bem?
    Eu gosto desse tipo de livro, ainda mais quando envolve a família e uns assuntos intrigantes, sua resenha ficou bastante convincente e espero um dia ler. Ótima resenha.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  3. Essas coisas com família sempre me lembra aqueles barracos mexicanos sabe? De novela? Depois de ler a sinopse da editora eu só conseguia imaginar um emaranhado de novela mexicana... kkkkk... Não sei se leria o livro no momento, mas fico feliz por ter gostado tanto.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Adorei seu post! Eu já li esse livro, e ele é simplesmente fantástico!
    Gostei muito de como ela trata da questão do feminismo veladamente, de uma forma não explícita. Aquele final foi chocante e arrebatador.
    Vim por recomendação do grupo TDS.
    www.leituravorazblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. É um título que já esta na minha lista de desejados, desde que soube do seu lançamento, e depois porque só leio bons comentários, assim como na sua resenha, que me deixou ainda mais motivada e instigada para conhecer essa trama, que parece ser bem envolvente, heim?! Acho que irei adorar e não vejo a hora de ter meu exemplar em mãos!
    Boas leituras :)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Belle!
    Da autora eu li "O Segredo do Meu Marido" e gostei um pouco, mas o final me deixou chocada. Parece que com esse também tem um final revelador.
    Essa capa é realmente nada chamativa e por isso nem olhei duas vezes para ela, mas sua resenha me deixou curiosa. Além de quê ouvi que vai ter filme do livro. Estou bem curiosa.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  7. OiiI!

    Eu não li esse livro ainda, mas conhecia a obra. Eu não lembrava que era um thriller mas depois da sua resenha fiquei bem empolgada para conhecer a obra e a escrita da autora.
    Na realidade eu tenho uma dificuldade com thrillers, mas esse me deixa muito curiosa!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oiee Belle ^^
    Preciso confessar que o principal motivo pelo qual eu comprei esse livro, foi a adaptação para série...hehe' e só porque um dos meus atores favoritos (um dos mais favoritos) vai estar no elenco. Não podia ficar sem conferir o livro...haha' mas ainda não o li. Fico feliz que você tenha gostado tanto da história, espero gostar também :) não acho a capa grande coisa também *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá amore,
    A capa é uma lindeza. Lendo sua resenha deu pra perceber que a história é mais linda ainda, afinal , entrar pra lista dos favoritos, não é mole não.
    Sério que não curtiu a capa, achei tão fofa.
    Dica anotada!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?
    Não sei porque mas infelizmente esse livro não me chama a atenção, é a primeira resenha que encontro dele e por mais que você fale muito bem da história e nela tenha assuntos que eu goste de acompanhar sempre num livro, por enquanto passo a dica, quem sabe futuramente eu não o leia!
    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Opa, curti, hein! Mesmo com a sinopse gigante hahaha. Te falar que lendo a resenha, ele me lembrou de Confie em Mim, do HArlan Coben. Não sei se tem a ver rsrs, mas lembrei. Enfim, fiquei curiosa. Vai pra lista. ;)

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Estou a tempos encantada e envolvida com a premissa do livro e infelizmente não tive a oportunidade de ler ainda; gosto de como a história consegue abordar assuntos sérios e ainda assim conseguir ter um pouco de humor, não deixando ela com um aspecto tão denso e pesado. Sério que você não gosta da capa? Ela não é uma das mais bonitas mas acho ela bem bonita mesmo assim.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Eu não conhecia este liveo mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! :) Lembro-me de ouvir o titulo numa conversa, mas nada de especial...

    Eu pensava que não ia gostar (e acapa não me agrada muito), mas fiquei curioso com essa vontade toda de saber o futuro da família!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Oi.

    Eu não conhecia o livro e o achei instigante, principalmente por não revelar de cara quem vai morrer. E o personagem que você mais gostou é o acusado de bullyng? Interessante.

    Você tem razão, a capa não é feia, mas não me atrairia em uma livraria. Eu pensaria que é um romance que reflete sobre a vida de casado.

    Sua resenha despertou meu interesse e acrescentei o livro a lista.

    ResponderExcluir
  15. Que sinopse! Não só grande mas até confusa. kkkkk
    Conhecia o livro, mas não tinha muita vontade de ler. Sua resenha me deixou mais curiosa, principalmente por ter gostado tanto a ponto dele ter se tornado um dos favoritos.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Realmente a sinopse é enorme. Que bom que o livro entrou para seus livros favoritos. Bacana que os livros tem um pouco de cada gênero. Melhor ainda saber que é um livro que surpreende o leitor, que a leitura é gostosa e envolvente, e ainda fala de assuntos importantes como bullying, assassinatos, estupro... Já conhecia o livro mais eu não imaginava que era um livro tão bom. Anotei a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Gostei de como a autora quis abordar vários temas no livro, e mostrando o quanto obscuro pode ser um ser humano. Realmente o livor merecia uma capa mais condizente com o enredo, e a partir desta tua resenha, fiquei interessado em conferir a história. Acredito que este livor também entraria para os meus preferidos.

    ResponderExcluir
  18. Oi menina, tudo bem? Realmente que sinopse grande, talvez uma das maiores que já vi. Mas gostei, achei interessante, não vou te dizer que irei ler o livro, até porque a pilha aqui tá gigantesca, se eu acrescentar qualquer outra coisa nunca irei ler. Como você eu também achei a capa original, mas não gostei da fonte, acho que ela atrapalhou um pouco a imagem do fundo.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tive muita curiosidade em realizar essa leitura, até o momento. Achei muito legal esses depoimentos no final do capítulo, de fato nos mostra até onde o ser humano é capaz de mentir. Muito interessante e acho que vou adicionar na minha lista em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Já li e assim como você, adorei esse livro. Ele realmente prende o leitor do início ao fim, e você fica se perguntando quem morreu e quem foi o causador da morte. Confesso que nem em um milhão de anos, eu teria acertado o que realmente aconteceu no final da história, chocada é pouco para descrever como me senti, no entanto eu curti muito o final, acho que o personagem teve o fim que mereceu.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Belle, tudo bem?
    Thriller é um dos meus gêneros preferidos da literatura, mas creio que até o momento não li nenhuma história que se assemelhasse a essa, por envolver família. Me parece bem perturbador por envolver crianças, mas me parece bastante interessante e a ideia da autora colocar depoimentos no fim de cada capítulo me deixou muito curiosa. Com certeza irei ler!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Fico extremamente feliz em saber que você tem uma ala em sua estante para os favoritos e que esta obra está assim caracterizada!
    Parece ser um livro bem amplo quanto aos temas abordados e isso chamou bastante minha atenção e acho vários deles bem relevantes.
    Além de conter uma trama fluida, apresenta essa capa que é um colírio aos olhos! Dica anotada.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  23. Eu ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros da autora, mas pretendo ler Pequenas grandes mentiras antes de assistir a adaptação para a série. Os temas abordados embora sejam bem reais chamam bastante a minha atenção e por ser uma grande apreciadora de thrillers tenho certeza que irei curtir essa história. Parabéns pela resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Ainda não tive a oportunidade de ler a obra, mas depois de saber que ele é um de seus favoritos, me convenceu. A capa eu achei bem feinha, podia ser bem melhor AUSHU E a sinopse é enorme, meu Deus! Sempre acabo pulando partes de sinopses grandes e com essa não foi diferente.
    Gostei da premissa e pretendo ler em 2017.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Thriller? Falou comigo! Amo esse tipo de história, esse suspense, essa agonia toda! Ain socorro que me deu uma vontade absurda de ler esse livro agora. Sua resenha ficou perfeita!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  26. Quem lê esse livro se encanta, ele é incrível, surpreendente.
    A autora acertou em cheio na forma de abordar vários assuntos polêmicos, e o segredo que ela conseguiu manter sigilosamente até o final foi top.

    Até mais!!
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem? De fato não acho também a capa nem um pouco chamativa. Poderiam ter trabalhado melhor! Pela sua resenha e premissa, confesso que fiquei bem interessada, mas não tenho costume de ler thrillers o que pode me fazer não gostar. Vou deixar como dica anotada, mas para futuramente. Ótimo post!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Olá.
    Sou louca para conhecer a escrita da autora, adorei a premissa do livro, tenho certeza que vou curtir muito a leitura, pois gosto de livros que retratam bem a vida real.
    Concordo com você sobre a capa, se eu não soubesse que é um livro bom, e passasse me um livraria nunca o compraria pela capa, mas que bom que o conteudo é mara.
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  29. Ainda não li esse livro, mas quando o vi me interessei bastante pelo memso.

    A sinopse é longa, de fato, huahuaha!

    E, já disse hoje para algumas pessoas, os únicos monstros que existem somos nós, os seres humanos. Ainda quero ler esse livro!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem por aí?

    Olha, se você falou thriller, já me ganhou! Eu ADORO histórias assim e é um dos meus gêneros preferidos, se não o meu preferido. Me interessei muito pela leitura e isso envolvendo algo mais familiar me fez mais ainda querer lê-lo. Adorei a resenha!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  31. Olá tudo bem?
    Gostei bastante da premissa do livro, me prendeu a atenção. O fato do suspense ser mantido o tempo todo chegando ao ponto do leitor nem saber quem morreu. Me interessei bastante e gostei de conferir suas impressões.
    Bjs, Mila

    http://esquadrao-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá Belle!
    Nossa confesso que quando vi a capa tive a impressão que o livro contava uma história bem diferente, então concordo com você: pelo conteúdo da história, eles bem que poderiam ter caprichado mais nela. E falando em conteúdo, dramas que envolvem nossa realidade são os meus temas favoritos na hora de escolher um livro, e como leitora e educadora, fiquei bastante interessada pela história, e há coisa melhor que um thriller para fazer a gente se descabelar até resolver o mistério? haha.

    Já anotei sua dica, parabéns pelo seu post :)

    Abraços!
    www.facesemlivros.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo