Crítica: "A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra" de Robin Sloan

Título: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra
Autor: Robin Sloan
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 288
CompreCasasBahiaCultura e Amazon


Sinopse: A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…




Crítica: Olá, gente linda!!! Como andam as coisas nesse inicinho de ano? Já conseguiram fazer suas metas literárias? E quanto livros já concluíram esse mês? Eu, por enquanto, estou conseguindo manter a minha meta de ler um livro por semana, e essa é a minha terceira leitura até então. Eu comprei esse livro na bienal do livro que estava tendo aqui na minha cidade Juiz de Fora, porém ele acabou ficando parado na estante por mais de um ano, mas graças a Deus que tive um incentivo para lê-lo de uma vez por todas, pois o desafio do mês de janeiro do Diminuindo a Pilha era livros encalhados na estante.

Agora vamos falar um pouco mais sobre esse livro, em primeiro lugar a capa é totalmente incrível e tem tudo a ver com a história, que por sinal tem uma trama bem diferente de tudo que tenho lido ultimamente e apesar de deixar a gente curioso até a última pagina (literalmente) eu achei a narrativa um pouco lenta em algumas horas.

O mais legal e que me atraiu logo de cara é que esse é um livro sobre livros e sobre o hábito de leitura e que traz em todo o seu decorrer discussões muito interessantes sobre a tecnologia no mundo da literatura e se os livros na forma que conhecemos estão se tornando obsoletos.


"- Não sabia que gente da sua idade ainda lia livros - diz Penumbra. Ele ergue uma sobrancelha. - Eu tinha a impressão de que liam tudo em seus telefones celulares. - Nem todo mundo. Há muita gente que, o senhor sabe... gente que ainda gosta do cheiro de livros."

A livraria do Mr. Penumbra não é uma livraria comum, nela existem estantes que se estendem do chão até o teto com livros cheio de códigos e segredos, clientes misteriosos e muitos enigmas para serem desvendados, tudo isso envolto em muita tecnologia e pessoas que trabalham no Google. É um livro que reúne o novo e o antigo, além de trazer uma sociedade secreta super conservadora temos o personagem principal Clay e todos os seus amigos super antenados e que trabalham com tecnologias muito modernas. 

Não é um livro focado no romance, apesar dele existir, ele foca principalmente no companheirismo, na amizade e como uma pessoa que tem amigos pode conseguir tudo. 

Esse é um livro de mistério leve e se você esta interessado em uma leitura interessante e fácil para te tirar de uma ressaca, super recomendo essa história.
      
Beijos e até logo mais...



        

37 comentários:

  1. Já ouvi falar no livro desde o lançamento e ele tá na minha wishlist desde então, e sua resenha só me lembrou que preciso ler logo!
    Quero muito conhecer essa trama misteriosa dessa livraria!
    Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    Já fico feliz quando a capa combina perfeitamente com a história. Existem tantas capas genéricas e nada a ver com as histórias, que isso me irrita.
    Esse livro parece muito misterioso, apesar de não ter me chamado atenção, ainda assim obrigada pela dica. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem? Desde que o livro lançou, não sinto vontade de realizar a leitura, por mais que sua resenha seja bem positiva, passo a dica dessa vez, mas não nego que a capa é linda! *--*
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, pela capa e até pelo título, eu não imaginava que era um livro que abordasse amizade e um romancinho, imaginei de cara, suspense e até terror. Curti a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha essa meta, porém acabei me atrapalhando quando comecei a ler o livro "Serial Killers". Achei um tanto pesado pra ler em uma semana e precisei dar um tempo dele, então estou meio atrasada :D hahaha, um livro sobre livros parece ser muito interessante, e essa capa ia ficar LINDA na minha estante. Pra ser sincera, ando meio enjoada de livros de romance (leio muitos, alguns são de gênero fantasia mas SEMPRE focado no romance.), então já gostei do fato dele ser focado em outras coisas também! :D

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Legal você ser de Juiz de Fora, pertinho da minha cidade! Fui na bienal daí, inclusive! Sobre o post, tenho esse livro parado na minha estante também e acho que ele ter te agradado pode me servir de incentivo para lê-lo também! rs Muito legal saber que se trata de um mistério leve, onde o romance não é a temática central e sim a amizade e companheirismo. Vou colocá-lo aqui na pilha de leitura!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Adorei seu post!
    Vim por recomendação do grupo TDS.

    umagalaxiadaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Adorei seu post!
    Vim por recomendação do grupo TDS.
    http://mundoliterariodavivi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Adorei seu post!
    Vim por recomendação do grupo TDS.

    https://miaestanteliteraria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Adorei seu post!
    Vim por recomendação do grupo TDS.

    http://mundodosonhos2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!!
    Adorei seu post!
    Vim por recomendação do grupo TDS.
    https://minisaiajusta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!!
    Adorei seu post!
    Vim por recomendação do grupo TDS.
    http://recuperandootempo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Adorei seu post!

    Beijos,
    Vim por recomendação do grupo TDS.
    https://lerantesdedormirblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Assim como aconteceu contigo, esse livro tá aqui a mais de um ano na minha estante e me falta coragem para lê-lo, sei que quando fazer isso será uma leitura prazerosa demais. Adorei acompanhar sua opinião sobre.

    ResponderExcluir
  15. Olá!!
    Adorei seu post!
    Vim por recomendação do grupo TDS. Beijão!

    agarotaqueleblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!!
    Adorei seu post!
    Vim por recomendação do grupo TDS.
    http://umlivroeso.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/channel/UCqHjLsHMeYOeSAso9F1FUiQ

    ResponderExcluir
  17. Olá!!
    Adorei seu post!
    Vim por recomendação do grupo TDS.
    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  18. Olá!!
    Adorei seu post!
    Vim por recomendação do grupo TDS.
    http://euliaeleio.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro e me chamou bastante atenção. Não focar só no romance às vezes é bom. Abordar assuntos como companheirismo parece ótimo.

    *Já seguia seu blog, mas vim pelo grupo TDS.
    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  20. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas a capa e bem bonita e chamou a minha atenção, assim como a resenha!! :) ahah

    Gostei da livraria com dono misterioso e livros proibidos... ahah Enfim, se e uma leitua para sair da ressaca e bem fluida estou dentro! :) VOu procurar saber mais!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Ana Claudia, tudo bem?
    Esse ano também estou me empenhando em ler livros encalhados e até o momento estou indo bem, já que estou de férias. Espero conseguir ler todos para finalmente dar espaço a novos! Esse livro eu já tinha ouvido falar e considero a premissa bem interessante, pois acredito que nunca tenha lido uma história que falasse sobre os outros livros. Também acho legal o autor explorar essa questão da tecnologia. Dica anotada!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  22. Olá!!
    Adorei seu post!
    Vim por recomendação do grupo TDS.
    www.blogliteralmenterosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oii.
    Não conhecia esse livro... Já amei o nome dele.
    Irei colocar na minha lista de livros para ler.
    Gostei da crítica sobre a obra. Fiquei feliz em saber que tem um pouquinho de romance... Amo livros com romance. Rs
    Beijo,
    Keth.
    Blog: www.parbbataibooks.blogspot.com.br

    P.S.: Seguindo o blog. ♥

    ResponderExcluir
  24. Olá, Ana

    Esse ano eu me propus a ler 100 livros, mas não sei se vai dar muito certo! Hahahah
    Que legal, um livro sobre livros!
    Eu não o conhecia, mas achei muito legal. Acho que essa discussão sobre os livros estarem perdendo terreno para a tecnologia muito interessantes, apesar de eu achar que isso nunca vai acontecer.
    Esse seria um livro que eu leria sim!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Oi, acho que esse mês eu já li uns 6 livros... Queria ter conseguido ler muito mais nas férias para compensar o tempo que eu não consigo na faculdade, mas faz parte. Esse livro eu já vi muita gente falando e gostei do fato de envolver na história livros, e também de ter romance mesmo não sendo o foco. Mas apesar de achar bem interessante o fato do companheirismo, esse livro não me deixou morrendo de vontade ler. Provável que eu queira ler mais para frente, mas no momento não é minha prioridade!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  26. Realmente a capa desse livro é incrivel,mas ja a historia não me chama muita atenção mas quem sabe no futuro eu não me interesse mais e faça a leitura

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem? Quem dera eu estivesse conseguindo ler um livro por semana agora nesse ano novo, entrei em uma ressaca e estou começando a sair agora. Enfim, a sinopse não me chamou muito atenção, mas um livro com um mistério de leve e que fala sobre leitura pode ser que em algum momento seja interessante. Obrigada pela dica, beijos.

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem por aí?

    Eu adorei a capa e a premissa, pois AMO histórias que envolvem mistério. Pode ser o menor possível, mas se tiver mistério, eu já fico com vontade de ler. Outro ponto positivo que me faz querer lê-lo é que você disse que, apesar de o romance existir, ele não é o foco. Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  29. Apesar da ideia do livro ser bem legal, que é algo bem dentro do mundo dos livros, a premissa não me chamou muita atenção. Achei legal o autor trazer o mistério para as páginas e que o enredo envolva um biblioteca. Adorei também sua animação para resenha o livor, a capa é realmente linda.

    ResponderExcluir
  30. Jura que esse livro não é terror? Jurava pela capa que era, mas enfim... como é um romance e fala sobre amizade eu vou dar uma chance e colocar em minha lista de leituras. Boa resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá!!
    Adorei seu post!
    Vim por recomendação do grupo TDS.
    https://clubedofarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oii, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro em alguns blogs e lojas, mas ele nunca me chamou a atenção a ponto de ler a resenha, e devo dizer que eu não sei o que estava perdendo rsrs. Eu adorei a premissa do livro e acredito que iria gostar muito dessa mistura que o autor faz.

    ResponderExcluir
  33. Olá,
    Desconhecia a obra, mas de cara já fiquei bem intrigada porque sou bem curiosa e quero saber onde a curiosidade do personagem quanto aos livros que não podiam ser lidos irá levá-lo!!
    Essa capa realmente é bonita e fico feliz que esteja participando desse desafio de diminuir a pilha de encalhados rsrs

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  34. Esse livro, só pela capa, já parece ser muuuuuito bom!

    A sinopse dá o toque final na nossa curiosidade. É meu sonho bobo me tornar uma vendedora de livros! Numa loja que não é minha, claro... Porque senão vou ficar com os livros só pra mim, huahuahau!

    Quero muito esse livro!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  35. Oi Ana... esse é um livro bem diferente pra mim e que apesar de tudo me chamou a atenção.
    Gostei muito da sua resenha e realmente a capa desse livro é linda demais!
    Fiquei curiosa quanto ao mistério existente nele

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  36. Oie
    Tudo bom?
    Vi pela sua resenha que gostou do livro,as não me senti atraida pela temática, mas quem.sabe em outra oportunidade de uma chance.
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Oie,
    A capa é realmente maravilhosa. Saber que se trata de livros e sobre hábitos de leitura é um ponto forte para eu dá uma chance. Confesso que em dez anos, nunca tinha lido um livro com essa temática ainda. Eu já quero.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo