Fala Guto: Tô chegando, hein! Que que isso, hein?

Alô alô, tem alguém aí?

OLHA EU AQUIIIII! Que coisa boa ser um parceiro do Flora Literária! Então gente, aqui é o Guto. To ali do ladinho >>>>> como "colunista". Coisa chique, né? Conheci o blog depois que publiquei o meu primeiro livro, "O Doce Luar da Primavera". A Rafa e a Isa foram super gentis em conhecer a obra e puderam ler, para falar sobre ela para os seus leitores. Obrigado, meninas! De coração! E quem quiser conhecer mais, tem umas 30 resenhas do Skoob também.  E estou à disposição! Eu ficarei infinitamente agradecido por esse interesse.  Afinal de contas, lançar um livro foi um dos desafios mais difíceis da minha vida. Em contrapartida, mais enriquecedor. 


Digo que foi difícil porque: vamos ser sinceros! Somos uma pequena minoria de leitores nesse universo de palavras. Pelo menos, aqui no Brasil, é difícil você encontrar alguém que realmente goste desse mundo de letras e tenha a leitura como um hábito. E isso é muito triste, eu sei. Além da falta de estímulos a leitura, vem a parte mais difícil: conquistar um espaço. A gente sabe que a indústria editorial vem demonstrando, nos últimos anos, um desespero por vendas. Estão dando espaço e valor para pessoas que não tem conteúdo, tem apenas um público. E isso é também muito triste. Daí eu tive que arregaçar as minhas manguinhas, dar a cara a tapa e dar uma reviravolta na minha vida para tirar uns originais da minha gaveta. 

E minha história com as letras já é de longa data. Minha mãe estudou Letras. Minha irmã estudou Letras. Eu estudei Letras. Somos todos professores. Quer dizer, elas são, porque eu ainda não colei grau. Há oito anos venho dando aulas de línguas, teatro e literatura e há oito anos venho fazendo minha faculdade de Letras. Foram diversas instituições, com métodos EAD (que definitivamente não deram certo pra mim) e no presencial, o qual venho refazendo todo o curso. Ainda não me formei. Sem previsão.  A universidade não tem mais disciplinas pra me oferecer por falta de alunos. Não tem mais instituições aqui na cidade. Talvez tenha que me mudar. Enfim. É difícil viver de educação neste país. E isso é muito mais triste ainda. 

Olha lá. Já to eu aqui contando minhas histórias. Mas, desculpa, sempre foi mais forte que eu. Essa coisa de ficar divagando em situações já é de mim. Adoro sentar numa mesa de bar e contar e ouvir histórias. Sentar numa roda e compartilhar um livro. Imaginar situações, inventar enredos, compartilhar experiências. E neste tempo todo de Letras, deu pra me formar contador de histórias também. Daí foram surgindo o transpor pro papel. O brincar de palavras. O jogo de ideias.. E os originais foram surgindo e já são quatro acumulados.

O Doce Luar da Primavera foi só o meu florescer para essa arte das palavras. 

E foi também o momento mais bonito de toda essa história de vida. Foi o lançar de dados ao destino. Foi uma escolha insana, mas em que tive muita sorte. Eu falo sobre isso no livro. Leia. É importante pra nós. Conheça lá no face: fb.com/odoceluardaprimavera 

No fim, o que foi mais enriquecedor nessa experiência em me lançar como escritor, foi o meu lado como professor. Em como meus alunos aprenderam durante esta publicação. Eles conheceram de literatura mais do que nunca (e essa nem era a minha intenção inicial). Eu vi eles sentindo gosto em ler o livro e acendendo aquela chama do prazer pela leitura em si. Da fruição. Alguns disseram que já engataram outro livro, que terminaram aquele lá que estava empoeirado. Que leram o tal do livro que eu mandei ler pro vestibular. E foi um acúmulo de aprendizados que fez com que a obscuridade desse ano tão difícil que foi 2016, ganhasse um pouco de cor na minha vida. E na deles. 

Essa experiência estética do sentir, do ver acontecer, do se identificar e se reconhecer como um sujeito que aprecia a estesia, não tem preço. 

E eu espero que eu consiga trazer pra vocês um pouco destas experiências. Destes aprendizados. Desta literatura que venho ensinando. Destas histórias que venho escrevendo. Deste mundo doido em que estamos vivendo. Deste hábito lindo de leitura que com amor cultivamos e deste experiência mágica que é ser "humano" - existir neste espaço. 

Deixem sugestões, dúvidas, pedidos, comentários... To disposto a contribuir com o blog e com os leitores da maneira que venho explorando minhas salas de aulas e minha vida louca neste mundo das letras! Me adicionem lá no face (fb.com/auguustoocruz - Guto Cruz) que a gente pode trocar uma ideia, ainda tem espaço para muitos amigos :D 

Um grande beijo e um grande abraço! 
E prazer! O prazer é todo meu!

"Não quero mais saber do lirismo que não é libertação" Manuel Bandeira


14 comentários:

  1. Oie...
    Uau! Você é muito bom com as palavras! Comecei a ler seu post e foi como se estivéssemos conversando lado a lado rsrs... Enfim, tenho certeza que irei virar fã de sua coluna.
    É claro, desejo muito sucesso com seu novo livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Guto, por vir compor a equipe desse blog! Você é jeitoso com as palavras, elas parecem gostar de você! Hahaha. Ler sua apresentação me foi uma experiência agradável, você esbanja carisma.

    Desejo muito sucesso como colunista e autor!

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Guto,
    Bem vindo. Espero que você sinta-se muito bem recebido na blogosfera.
    Adorei ler seu primeiro post e já percebi que você é muito simpático!
    Adoro ler sobre experiências e sei que vou adorar suas postagens.
    Muito sucesso sempre.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Olá. Seja muito bem vindo à esse cantinho.

    Eu comecei a ler seu post achando que era apenas a divulgação do seu livro mas me surpreendi com sua escrita e com a proposta de sua coluna. Contar suas experiências como professor e enquanto escritor porque são duas coisas indistintas. Que não se pode separar. Parabéns pelo jeito que você escreve. Parecia que éramos amigos e estávamos conversando lado a lado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Guto, seja bem vindo a esse universo dos blogs literários...espero que você não saia correndo ao perceber o quanto é difícil conciliar os afazeres diários com o blog (eu mesma estou morrendo aqui pra dar conta de tudo, ainda mais tendo que escrever a minha tese de doutorado...reta final).
    Pretendo acompanhar sua coluna e espero que você traga muitas novidades e ótimas dicas de livros.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo espaço no blog e seja bem-vindo para presentear cada um dos leitores com as suas palavras. Realmente, muitos aspectos do Brasil impossibilitam de fazer qualquer coisa que gostamos. Mas não desistir e ter determinação é o segredo. Tenho certeza de que você ainda fará muito sucesso. Adorei a citação da fotografia.

    Beijos,
    Fernanda Goulart
    Psiu, vem ler! | @psiuvemler

    ResponderExcluir
  7. Oii Guto, tudo bom? Adorei o post e poder te conhecer melhor. Vai ser muito legal acompanhar seus posts por aqui e estou ansiosa para lê-los. Desejo muito sucesso!! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Guto!!

    Primeiramente, parabéns por entrar para a equipe deste blog lindo. Espero poder acompanhar muito conteúdo seu aqui. Sobre o seu livro, eu não o conhecia, me desculpa. Espero poder corrigir esse erro logo. Adorei a sua apresentação e pelas suas palavras, me pareceu muito simpático.

    Parabéns e nos "vemos" por aí!
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  9. Olá querido, como está?
    Primeiramente, sinceros parabéns pela sua inserção nesse blog como colunista. Com certeza fará um maravilhoso trabalho.
    Segundo, imagina a felicidade das meninas do blog em terem um escritor como colunista. Sério, eu ficaria voando por uma semana sem parar, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Parabéns por sua luta no meio literário, infelizmente este meio está realmente muito difícil aqui no Brasil, uma pena! Já sei que você é um bom escritor apenas por ter me prendido do inicio ao fim dessa divulgação de si mesmo e do seu trabalho. Lhe desejo muito sucesso, sabedoria e paciência!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  11. Seja bem vindo Guto...
    Adorei a forma como você se apresentou, você tem um super jeito com as palavras... até vendeu seu peixe me deixando mais que curiosa para ler seu livro....rs
    E que venham muitas postagens!!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Seja muito bem vindo, Guto. Bom, eu ainda nao conhecia a sua obra, mas ja fiquei curiosa para saber mais sobre. E adorei essa forma que voce se apresentou, porque deu para conhecer um pouquinho sobre você e apesar de ainda não ter colado grau, você parece ser um ótimo professor. Enfim, espero ler mais posts seus por aqui.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Seja bem vindo ao blog!
    É bom conhecer um pouco da história dos autores e pelo que vi você parece ser um ótimo professor. É muito interessante toda a sua família ter seguido quase que o mesmo caminho e saber que vocês realmente amam o que fazem é melhor ainda.

    Abraços, Lara.
    Psiu, Vem Ler!

    ResponderExcluir
  14. Desde já eu desejo meus parabéns!
    Espero que sua contribuição seja a melhor. Ainda mais pelo teu currículo.Fiquei curiosa em conhecer seu livro e o que vc preparou para de surpresa!
    Amanda M.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo