Crítica: "As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia" de Marion Zimmer Bradley

Título: A senhora da Magia
Autor: Marion Zimmer Bradley
Ano: obra publicada originalmente em 1979, ano desta edição 2008
Editora: Imago
Número de páginas: 248
CompreCultura ,Saraiva


SinopseNeste romance, a lenda do rei Artur é contada pela primeira vez através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central. Pela primeira vez, o mundo arturiano de Avalon e Camelot, com todas as suas paixões e aventuras - o mundo que, através dos séculos, cada geração recriou em incontáveis obras de ficção, poesia, drama - é revelado, como se poderia esperar, pelas suas heroínas - pela rainha Guinevere, mulher de Artur; por Igraine, mãe de Artur; por Viviane, a impressionante Senhora do Lago, Grande Sacerdotisa de Avalon; e principalmente pela irmã de Artur, Morgana, também conhecida como Morgana das Fadas, como a Fada Morgana - como feiticeira, como bruxa - e que nesta épica versão da lenda desempenha um papel crucial, tanto na coroação como na destruição de Artur. Trata-se, acima de tudo, da história de um profundo conflito entre o cristianismo e a velha religião de Avalon.



Crítica: Olá, gente linda!!! Como vão todos vocês??? Eu amo essa época do ano, Natal e Reveillon  são datas muito especiais. O Natal nos torna gratos e nos faz ver todas as coisas boas que temos ao nosso redor e sempre esquecemos de agradecer. Já o Reveillon eu amo por conta da sensação de encerramento de uma etapa e de novas possibilidades que se iniciam com a chegada de 2017. Mas também é uma época que não leio muito, mas dessa vez, tive a sorte de começar a ler essa série que é maravilhosa.
     
Sempre vi muitas resenhas positivas sobre As Brumas de Avalon, porém como esses são livros difíceis de achar, a gente sempre acaba deixando a leitura para depois. E se você esta lendo essa crítica e confia na minha opinião, coooooooorra para ler esse livro, ele é espetacular. Eu comprei usado de uma menina que estava anunciando no Facebook e eles estão em ótimo estado, mas coloquei aí em cima alguns links para vocês tentarem a sorte de comprar eles novos, e se tudo der errado ainda existe o site da Estante Virtual.
     
O livro começa contando a história de três irmãs: Viviane, Igraine e Morgause. A partir daí toda a lenda do rei Arthur é contada de uma forma bem diferente pelo olhar das mulheres. Viviane é a irmã mais velha, a Senhora do Lago e grã-sacerdotisa de Avalon. Igraine é a irmã do meio e aos 15 anos foi obrigada a se casar com Gorlois, duque de Cornualha para pacificar a guerra contra os cristãos. Morgause a irmã mais nova vai tendo sua importância revelada ao longo do livro.
       
No seu casamento com o duque, Igraine tem uma filha, Morgana, a narradora do livro, e que tem o papel mais importante durante toda a  narrativa, então desde o começo da leitura observe e foque nela. Após um certo tempo e já acostumada com o casamento que foi obrigada a aceitar, Igraine vê tudo mudar quando suas irmãs Viviane e Merlin tem uma visão e lhe revelam que o seu futuro seria se tornar esposa do Uther Pendragon (rapaz que se torna rei após a  morte do anterior que não possuía herdeiros) e que eles teriam um filho que seria o Grande Rei que ira salvar toda a Bretanha e unificar os cristãos e os pagãos.
     
Enfim, não quero contar muita coisa para não estragar o prazer da leitura para nenhum de vocês, o que posso acrescentar é que a segunda parte do livro é toda voltada para Morgana e é bem interessante como tudo se desenrola, então por favor leia esse livro, ele é incrível.
     
Em 2017 com certeza vou dar prosseguimento a essas leituras e venho sempre por aqui contando para vocês sobre o que achei de todos os livros... 
     
Beijinhos super cheio de amor e esperanças para vocês, e que esse novo ano que se inicia seja incrível e repleto de livros maravilhosos que nos façam aprender e nos emocionar cada vez mais!


28 comentários:

  1. Olá... sim, de fato lemos menos nessas datas.... eu já ouvi falar desse livro que é classico, mas não tenho nenhuma vontade de ler... 2017 primoroso pra vc.!
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem por aí?

    Parece ser uma leitura muito prazerosa mesmo e sua resenha me fez querer lê-la. Realmente, a gente lê menos nessas datas, mas eu até que consegui aproveitar para ler bastante por causa do projeto Natal Literário. Adorei a sua resenha!

    Feliz 2017, abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana Claudia!
    Que bacana ler suas impressões sobre a obra.
    Pela capa e título, eu não leria, confesso. Mas sua resenha me fez ter um novo olhar, a história parece ser muito interessante e eu gostei de saber que é um livro mais antigo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Já vi muito alvoroço, tanto positivo quanto negativo, em torno dessa série mas admito que nunca cogitei lê-la até então mas achei muito interessante saber que a história do rei Arthur é abordada através da visão dos personagens femininos. Não conheço até então nenhuma versão dessa história que seja contada dessa forma e fiquei muito curiosa para conhecer.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá =) Já pequei uma vez esse livro para ler na biblioteca na época do colégio. Mas acabei ficando sem tempo e não conseguir ler antes de devolver, mas agora lendo sua resenha despertou a vontade de novo. Beijos'

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana,
    A minha mãe fala super bem dessa série. Ela leu há bastante tempo e fiz que é ótima.
    Gostei de conhecer suas impressões e saber que a leitura te agradou tanto assim. É uma leitura que tentarei encaixar entre as próximas, pois acho que me agradará bastante.
    Feliz ano novo.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, que ótima maneira de encerrar as leituras de 2016. Que bom que gostou, pois em breve teremos mais resenhas dos outros Livros e pretendo ler todas, sempre fico curiosa sobre essa série, mas vou sempre jogando a leitura pra frente, ver se também inicio. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma amiga que diz que esses livros são maravilhosos e o melhor da vida dela. Mas eu nunca li porque sempre achei esses livros difícil de achar. Tô com saudades de uma leitura mais profunda e acho que esse livro irá me suprir isso. Vou procurar ler. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Muitas pessoas me falam o quanto é maravilhosa essa história, e sua resenha e empolgante meio que me fez querer esse livro para ler. O cenário também me agrada, e assim que começar a ler, vou ficar de olho na Morgana 😉
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Quero muito ler esse livro mas nunca acho um lugar para comprar, e quando acho não tenho dinheiro, hahaha. Sua resenha deixou-me ainda mais louca para conhecer a história, seus personagens e o cenário; espero conseguir ler nesse ano!
    Desejo-lhe ótimas leituras.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem ?
    Sabe que comprei este livro tem anos e nunca li. Na verdade acho que são 3 que tenho aqui da série. A sua resenha me deixou bem interessada e acho que vou deixar para ler este ano, quem sabe me conquiste como aconteceu com você.
    Obrigada pela sua resenha, tornou algo que eu achava difícil realmente descomplicado.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Parabéns pela resenha. eu tentei ler essa série, mas acabei não gostando do estilo de narrativa e apesar de ter adorado a Morgana, não foi o suficiente. Espero dar uma chance no futuro, mas no momento, estou até doando minha coleção, rs. Mas gostei do seu ponto de vista. :)

    bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que sempre tive curiosidade com essa série, tanto que sempre colocava no carrinho de compras no submarino kkkkkk Mas isso faz tempo e até acabei esquecendo desses livros, mas lendo sua resenha agora voltei a ficar animada, porque parece ser realmente bom, embora confesse que não são do meu gênero.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Ainda não tive nenhum contato com a obra, mas fiquei bem intrigada para conhecer a história de Arthur pela visão das três mulheres e como isso se dá no decorrer da trama.
    Pretendo tentar a leitura no futuro, afinal você me deixou confiante que é uma excelente leitura através de sua resenha.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sempre tive curiosidade de ler essa série. e foi bom conferir suas impressões deste volume. Gosto da forma de narração traçada pelo autor, e o foco na personagem Morgana, que é minha preferida. Anotei aqui para ler o quanto antes, e espero ver outras resenhas da série por aqui.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ana Claudia. Tudo bem?
    É com muita tristeza que leio a sua crítica. Eu vi uma promoção muito boa uma vez na Submarino com a série completa, eu ia comprar, mas acabei deixando quieto. Agora estou arrependo,pois, como você comentou, parece ser muito bom. Fiquei bem curioso para ler, pretendo comprar em breve para ler esse ano. Obrigado pela dica. Além disso, gostaria de desejar a você também um ótimo ano, com muita leitura incríveis e tudo de bom.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. eu estou doidaaa nesses livros, achei no enjoei.com e estou ensaiando para comprar, vi muito falar nos grupos sobre sagrado feminino que participo e nos próprios grupos de magia mesmo, como eu sou pagã, esses livros são bem importantes, questão de representatividade!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?

    Infelizmente não curto muito enredos com acontecimentos épicos!

    Suas impressões estão muito legais e pude perceber que a obra te encantou bastante!

    Não tinha conhecimento ainda desta obra mas hoje deixo a dica passar!

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir
  19. Oiee Ana ^^
    Eu nunca tive vontade de ler ou conhecer sobre a lenda do Rei Arthur, então esse livro nunca esteve na minha lista de desejados, e não sei se um dia estará *-* por mais que eu leia resenhas elogiando as obras, ainda assim não consigo ter curiosidade de conhecer *-*
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  20. Oiie
    bela critica, parece ser uma história muito boa, eu alias ouço muito falar sobre, por ser do rei arthur e tal mas nunca li muita coisa sobre entao eu boio bastante

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. oie, confesso que sempre ouvi falar dessa série mas nunca me senti interessada, até esse momento e eu ver do que se trata a trama. achei muito interessante e parece aliar um pouco de magia com história. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Como você, sempre ouvi falar muito bem dessa série mas nunca tive a curiosidade de pegar para ler. Mas o que me chamou bastante a atenção são os fatos históricos por trás dos fatos do livro, que parecem casar muito bem. Adorei a sua resenha e vou ficar no aguardo das próximas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Adorei saber suas impressões. Gosto bastante das histórias do Rei Arthur, mas nunca tive a oportunidade de nada a respeito disso. O que mais me chamou a atenção foi a história ser voltada as mulheres, o que é algo bem inusitado, ainda mais se pensarmos na época que foi escrito.
    Vou aguardar pelas próximas resenhas.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu já ouvi falar muito bem de As Brumas de Avalon. Os livros são realmente beeem difíceis de achar, mas bem lembrado da Estante Virtual, vou procurar por ele lá, eu adoro o site. Fiquei curiosa para saber mais dessa tal visão e como vai se desenrolar.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  25. Olá, não consegui ler essa obra ainda, mas tenho muita curiosidade...o enredo parece ser muito bom. Minha mãe leu e adorou.

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Olá Ana, tudo bem?

    Morro de curiosidade de ler As Brumas de Avalon, mas infelizmente acho que perdi todas as ofertas do box no Submarino. Faz tempo que não vejo, hahaha.

    Não sabia que ela havia sido escrita há tantos anos atrás, mas é bom ver que ela continua sendo querida pelos leitores de fantasia.


    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    As Brumas de Avalon são livros que meu pai leu muito tempo atrás e herdei dele as obras antigas, eu não li ainda, mas ele me falou muito bem e adorei ver sua resenha e saber que você gostou e recomenda, logo que eu tiver um tempinho vou dar uma chance para a série.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  28. Oie,
    Sempre fiquei intrigada com o box de livros. Nunca li, mas já vi estórias parecidas até mesmo em séries. Outros amigos me recomendaram a leitura desse clássico e vou adotar como meta para esse ano!
    Beijos e obrigada por sua opinião.
    Seguindo seu blog!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo