Crítica: "O Doce Luar da Primavera" de Guto Cruz (Autor Parceiro)

Título: O Doce Luar da Primavera
Autor: Guto Cruz
Ano: 2016
Editora: Acene
Número de páginas: 111
CompreEditora AceneAmazon

Sinopse: "De vez em quando eu me dispunha a rabiscar uns versos, verbos, verbetes. Eram curtos, sem muito conteúdo. Eu tentava, por vezes, escrever e descrever o que sentia, via e imaginava. Para falar a verdade, eu sentia, via e imaginava muito mais do que pudera escrever. Não tinha o dom, mas tinha vontade. Tinha necessidade. Todavia, a cada linha que percorria, aliviava-me a alma. Descarregara um peso que teimava em acumular. Com o tempo, tornava-se cada vez mais comum transferir meus pensamentos para o papel. Qualquer ideia solta virava verso. Logo já era prosa. Não era intencional. Quando logo vira, já estava transcrevendo tudo que se passava em minha mente e principal: em meu coração. Dedicando-me à escrita tive um aprendizado: não tinha dom para escrever, mas podia sentir, ver e imaginar... o que, pra mim, valia muito mais."

Crítica:  Ai gente, sério, não sei se suspiro ou se leio! O nosso autor parceiro Guto Cruz acertou em cheio ao escrever esse livro! Apesar de pequenino, a mistura de contos, poesias e causos (como diríamos em Minas) traz consigo um ar relaxado e uma grande satisfação ao realizar a leitura.

Mas não se engane, os contos e poemas tem uma ordem a ser seguida, fases de leitura. Para iniciar, Guto começa com um conto que não é nada feliz, mas leve de uma forma que não parece o tema abordado. A partir daí inicia a apresentação do autor, através de poesias e músicas que fazem parte dele, e que nos leva a amar cada palavra.

Então vamos sendo apresentados a personagens encantadores, como Cristina e Catarina, mulheres em fases diferentes de vida, mas com contos leves e arrebatadores. A escolha das duas dentre várias é somente a minha preferência, mas conhecemos vários outros personagens bem construídos e adoráveis.

O livro pode ser dividido em 3 fases: Apresentação, Romântico e Desilusão. Quando o livro caminha para última fase, começa a se demonstrar a insatisfação que todos nós estamos tendo no nosso cotidiano. A insatisfação com o amor, o medo e, principalmente, uma frase que me marcou muito:

                        ”A POESIA FESTEJA essa merda DE VIDA”

Com o livro conhecemos as facetas do autor e com histórias e poemas adoráveis sobre o mesmo. Guto, gostaria de te perguntar, sua professora leu o livro? Descobriu sobre as tintas? Adorei essa história.

Um autor principiante que vai fazer história, além de uma graça como pessoa. Recomendo O Doce Luar da Primavera, um livro para se ter na estante.



45 comentários:

  1. Nossa, gostei bastante e a crítica então nem se fala.. Parabéns! um dia, irei ler este livro.. não leio agora pq estou atolado/atrasado na leitura.. kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, a leitura é bem rapidinha, acredito que não pioraria seu atraso, vale a pena. Bjus, volte sempre.

      Excluir
    2. Oi Mateus! Obrigado pelo o interesse, cara! E todo respeito por você estar atolado de leitura! Sei como é e te admiro muito por isso. Por enquanto conheça a página do livro, pelo menos. Tá lá no face :D Um grande abraço!

      Excluir
  2. O que dizer deste blog que mal conheço e já considero pacas? Só tenho a agradecer por esta resenha que foi tão fundo na obra.. Este é um olhar de gente que vai além do que lê e isso é mágico! Você conseguiu decifrar a essência por detrás da composição deste meu primeiro livro. Gratidão por tanto carinho do blog desde que publiquei o livro. Tem sido uma trajetória muito linda e ter vocês ao meu lado torna tudo mais especial!

    Vida longa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guto,
      Que honra seu comentário aqui, que bom que gostou da resenha, o livro é muito especial e mereceu. Bjus

      Excluir
  3. Que capa linda demaaaais! Ele não parece ser tão curtindo. Eu fiquei encantada pela maneira que o autor organizou suas histórias, parece estar em ordem perfeita. É uma delicia quando um livro nós arranca suspiros e marca nossa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayhara
      Lindo ne? Assim que tiver a chance Leia. Bjus volte sempre.

      Excluir
    2. Oi Day! Obrigado pelas palavras! As ideias estão organizadas de uma forma muito sutil.. Os textos conversam entre si, entre o autor, entre o leitor.. Experimenta essa leitura. Sou suspeito pra falar.. Mas recomento hauehuaehea

      Excluir
  4. Olá
    Eu acho que já conejcia esse livro, ou pelo menos já vi essa capa em algum lugar. Confesso que não dava muito a atenção para a obra, mas depois de e ler suas opiniões sobre o livro, me deixou bem animado. Espero poder comprar um diabo livro! Acho o essa capa um charme. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel,
      Que bom que fiz você olhar a obra com outros olhos. Leia assim que der. Bjus e volte sempre.

      Excluir
    2. Oi Manoel! Obrigado pelas palavras, cara! A capa ficou demais, né? A editora mandou mto bem! Mas assim que puder, tenta ler o livro. Tem uma página no face pra tu ir conhecendo um pouco do espírito de O Doce Luar da Primavera :D Valeuuu

      Excluir
  5. Ola!
    O livro reúne tudo que gosto contos, causos e poesia.
    E pelo que li numa linguagem de sentimentos que permeia avida de gentebque ama. Que às vezes é uma grande merda!
    Valeu a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia
      O livro é muito bom mesmo. Volte sempre Bjinhos.

      Excluir
    2. Oi Marciaaaa! Que delícia saber que compartilhamos gostos literários! Espero que tenhas a oportunidade e conhecer O Doce Luar da Primavera!

      Boas leituras! <3

      Excluir
  6. Oi.
    Não conhecia o livro nem o autor, mas gostei bastante da sinopse e da sua resenha.
    Achei interessante a divisão em três partes.
    Principalmente a desilusão. Parece que, por mais que coisas boas aconteçam conosco, somos eternos insatisfeitos. Talvez isso seja necessário para nossa evolução.
    Gostei da reflexão e o livro entrou para a lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara
      Que bom que entrou pra lista, espero que Leia logo. Bjus e volte sempre.

      Excluir
    2. Oi Barbara! Prazer, sou eu! hahaha
      Essa divisão de partes vai se dando no decorrer da leitura.. O leitor vai se deparando com as situações, etc. O importante é a gente sempre aprender, né?

      Espero que leia o livro, hein?
      Bjs

      Excluir
  7. Não conhecia o livro e nem o autor, mas a primeira frase da sua resenha já me ganhou totalmente: leio ou suspiro??? Quero suspirar com a leitura. Amei a indicação>
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que ótimo, espero que Leia logo.
      Bjus volte sempre.

      Excluir
    2. Aaaah, eu suspiro sempre. Mas opinião do autor não vale muito né? hahahahaha
      Tomara que tu leia logo e me conte tudo o que achou!

      Bjs

      Excluir
  8. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas que capa linda e que premissa interessante!
    Adorei a divisão que o autor fez da obra e estou imaginando que deve ser muito gostoso ler o livro. Estou me perguntando sobre as tintas e a professora.
    Vou anotar a dica, com certeza.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, que bom que gostou.
      Assim q ler me conta o q achou.
      Bjinhos e volte sempre.

      Excluir
    2. Oi Bruna! Tomara que tu leia ele logo! A história das tintas e da professora é super real em meio a ficções e delírios literários hahahaha
      Grande beijo!

      Excluir
  9. Oiee Rafa ^^
    Eu também não conhecia esse livro, mas confesso que, mesmo com a sua animação ao falar sobre ele, não fiquei curiosa para conhecer. Não é bem o tipo de livro que eu estou querendo no momento, maaaas.... como eu ando um pouco interessada em ler mais poesias, poemas e contos, deixei o nome da obra anotado aqui :)
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh! Se tá pensando em buscar novos estilos de leitura, conheça meu livro então! É um estilo muito individual e eu adoraria saber o que tu achou e no que eu posso melhorar para os próximos!
      Grande abraço!!

      Excluir
    2. Oi Dryh, viu as palavras do autor ne??
      Bjus volte sempre.

      Excluir
  10. Oie...
    Menina, que resenha apaixonada! Você demostrou tanto amor pelo livro que cheguei a desejá-lo em mãos para poder ler agora... Adoro quando encontro resenhas assim ;)
    Achei a premissa bem interessante e acho que a parte que iria gostar mais seria a da Desilusão.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane,
      Acho que me apaixonei mesmo por ele, leia sim, livro maravilhoso.
      Volte Sempre
      Bju

      Excluir
  11. Oie
    uau que legal sua resenha, parece ser uma leitura muito emocionante, fiquei bem curiosa pois ando procurando algumas leituras diferentes para dar uma variada, muito linda a capa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina! Que bom que se interessou pela leitura! Qualquer coisa, estamos aí :D

      Excluir
    2. Oi Cat,
      Obrigada, é uma leitura muito boa mesmo, leia sim, vai gostar.
      Bjus Volte Sempre

      Excluir
  12. Oi!

    Esse livro tem uma capa tão bonita, que eu fico imaginando os poemas e causos que tem dentro dele e também já dei uma suspiradinha. Não conhecia o autor, mas fiquei muuuuuito interessa, até porque faz tempo que não leio livros assim. Adorei sua dica, anotei!

    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise,

      A capa é linda e o conteúdo é otimo, e o autor é iniciante ne,

      Espero que leia,
      Bjus volte sempre

      Excluir
  13. Oi!
    Livros de contos e poesias não são os meus favoritos e por isso não os leio muito mas gostei da ideia do autor de dar uma ordem de leitura aos contos, isso torna o livro mais atraente pra mim e me desperta a curiosidade em relação aos temas escolhidos. Vou anotar a sua dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,
      também não sou de ler livros de contos e poesias, me surpreendi.
      Espero que se surpreenda tbm!

      Excluir
  14. Não conhecia o livro, mas achei interessante a forma como o autor se revelou através dos contos, poemas e "causos" como você diz. Acho que se a professora dele leu a obra, deve ter gostado.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabricia,
      Se a professora leu ela desvendou um mistério hauahuahuaha
      Bjus volte sempre

      Excluir
  15. Olá, Rafa.
    Eu gosto bastante de contos e de poemas, os dois juntos em um livro só é maravilhoso.
    Primeiro o livro me chamou atenção pela capa que está muito linda e depois pela frase que você destacou, é bem profunda e nos faz refletir.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria

      Aproveita pra ler, não vai se arrepender, ainda mais se gosta.
      Bjus Volte Sempre

      Excluir
  16. Olá, tudo bem?
    Estou precisando de um livro desses, amo poesias e o pelo jeito Guto consegue transmitir todas as suas emoções e sentimentos nessa sua obra. A capa é um show lindo de pura paixão.. Já quero'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola

      Pois é, o Guto parece ser extremamente sentimental.
      Queira o livro sim, vale a pena.
      Bjus
      Rafa

      Excluir
  17. Oi Rafa que livro encantador aparentemente, não é mesmo?
    Amei a capa e tudo mais, mas infelizmente eu não gosto de livros de contos e poesias e infelizmente esse é composto pelos dias, então eu vou deixar a dica passar por hoje tá!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Que pena que não gosta, também não faz muito meu tipo, e acabei mudando de opinião.
      Bjus volte Sempre

      Excluir
  18. Não conhecia o livro, e mesmo não sendo muito de ler contos e poesias, esse me pareceu interessante. E pela sua resenha ele é fofo e encantador, e eu meio que estou querendo uma leitura assim... Acho que sempre é um bom momento para ler algo que deixa a gente suspirando *-*
    Adorei a resenha e ser apresentada a um novo livro e um autor que não conhecia :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica

      Obrigada, se quer suspirar esse é o livro certo, leia sim.
      Bjus volte sempre

      Excluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo