Crítica: "O Adulto" de Gillian Flynn



Título: O Adulto
Autor: Gillian Flynn
Ano: 2016
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 64
Compre: Amazon

Sinopse: "Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes. Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação. No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance. Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural."

Crítica:  O Adulto, um livro que me deixou sem palavras, sem comentários, sem saber o que pensar, que me tirou o sono e só fiquei pensando nele. Chocada até agora.

Bom, a primeira frase do mesmo já choca. Primeiro aviso: quem não aceita falar abertamente de coisas ligadas ao sexo, não leia. Segundo aviso: se não gosta de terror, não leia. Terceiro aviso: se não gosta de livros que te levam a imaginar um final, não leia, pois este não tem fim.

Este conto, pois o livro tem apenas 64 páginas, remete clássicas cenas de terror. A nossa narradora, não tem nome, então vou chama-la de personagem.

Bom nossa personagem tem um trabalho meio estranho e é promovida a leitora de Auras, o que no caso não se passa de uma farsa, pois ela não tem nenhum poder sobrenatural, só consegue ler as pessoas muito bem.

E em uma dessas leituras ela conhece Susan e querendo ganhar em cima da mesma acaba se metendo na maior enrascada possível. Ela começa a frequentar a casa da mesma com intuito de enganá-la e acaba vivendo uma história de terror.

A história é bem curtinha e segura o leitor, apavora e deixa extremamente encucado. Sem entender, ela remete a um fim que você não vai mais saber qual é a verdade e assim o livro acaba te deixando na dúvida.

Eu sou um caso à parte pois amo livros que me dão raiva, são os que mais me cativam, e esse por sinal tem um bom papel em fazer isso, pois o que vai acontecer é com o leitor e sua imaginação.

Espero que leiam e gostem como gostei, além de viver várias sensações diferentes durante a leitura. Bjus da Rafa e até a próxima.

56 comentários:

  1. Olá,
    Ainda não conheço a escrita do autor, mas não sei se o fato de ter um final tão aberto me agradaria na leitura, então provavelmente não pretendo ler.
    Achei interessante que a personagem não seja identificada, dando um ar a mais de mistério.
    Fiquei curiosa para saber se Susan encontrará suas respostas e se conseguirá fugir de tal mal.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele o conto é ótimo, mas o final em aberto so te faz ter mais perguntas, vale a pena. Bju

      Excluir
  2. Fiquei bem curiosa pra ler... Vou providenciar esse livro!!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre vejo fotos e pequenos comentários sobre este livro, mas nunca tive a certeza se eu realmente queria pegá-lo para ler.
    Mas agora fiquei bem interessada!
    Há algum tempo li um livro dessa autora e foi sensacional.
    Definitivamente vou acrescentar este livro na minha lista de leitura!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais,
      Que bom que conseguiu aguçar sua curiosidade, Leia sim. Bju

      Excluir
  4. Oi, Rafa!
    Ah Gillian... sempre com tramas muito bem feitas!
    Ainda não li esse, mas pelo o que conheço do estilo de escrita, já imagino o que você passou na leitura haha Acho muito bom quando a narrativa é curtinha e mesmo assim é redondinha - mas a parte de ser um final aberto me deixa enlouquecida haha
    BJs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória,
      Final em aberto me mata d+. Mas adoro.
      Passei muito nervoso com ela ;). Quando der leia o conto, como ja gosta da Gillian vc vai gostar. Bju

      Excluir
  5. Olá!
    Gostei da sua opinião sobre o livro. Infelizmente os três pontos que você citou já não me deixaria ler esse livro. Aliás, eu li "garota exemplar" e não gostei nadinha. :/

    Já estou acompanhando seu blog <3 Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que não gostou de Garota Exemplar 😮
      Não creio.
      Mas se não faz seu estilo melhor não insistir, tantos livros bons, devemos ler o que gostamos mesmo.
      Bjinhos volte sempre

      Excluir
  6. Eu adoro histórias de terror e já ouvi muita coisa boa sobre esse conto. Tenho um livro da autora aqui, Garota Exemplar, que ainda não li, mas O Adulto parece algo completamente diferente. Definitivamente vou lê-lo algum dia :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim
      Muito Bom, deixa a gente encucado. BJINHOS E volte sempre.

      Excluir
  7. Eu também amo livros que me deixam com raiva!!! Mas com aquela raiva boa... rs
    Ainda não li nada da autora e preciso mudar logo esta realidade.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, livros que provocam emoções é sempre bom ;)
      Bjus e volte sempre

      Excluir
  8. Oi boa tarde,goste muito do seu blog, gostaria de te pedir tambem para estar seguindo meu blog:http://redetelenova.blogspot.com.br/
    Seguir:blogger.com/follow.g?view=FOLLOW&blogID=728384867269650044 …
    já estou te seguindo abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá Rafa!
    Eu já ouvi falar muito desse conto, até porque a autora é bem reconhecida aqui no Brasil, mas não animei ler. Não curto o gênero terror e esse parece ser uma história de tirar o sono mesmo. Vou passar a dica desta vez.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalita

      que pena, mas pra quem gosta do gênero vale a pena. Bju e volte Sempre

      Excluir
  10. OOI! :)
    Amei a resenha, no entanto, o livro não chamou minha atenção. Não gosto de terror, sou muito medrosa, então prefiro passar a dica! haha
    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catrine

      é uma pena que não goste do gênero, o livro é muito bom, deixa pra próxima, Bju, volte sempre!

      Excluir
  11. Olá! Li esse conto e também fiquei como você! Eu queria mais rsrsrs Foi meu primeiro contato com a escrita da Gillian e fiquei apaixonada, claro que lerei mais coisas dela. Amei sua resenha, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana

      Que bom que gostou. Da gostinho de quero mais mesmo.
      Volte sempre BJu

      Excluir
  12. Oi!

    Eu só tive um contato com a autora e foi com Gone Girl. Tenho vontade de ler outras coisas e adorei sua resenha. Não tinha lido nada desse livro ainda, mas gostei do que você falou. Se o livro te deixou assim, toda "eufórica" quero ler! haha


    beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise

      Obrigada, sim Gillian segura a gente de uma forma :), leia o conto sim, muito bom. Bju Rafa

      Excluir
  13. Olá!
    Eu gosto muito dessa autora e tenho esse livro aqui em e-book!
    E estou super feliz que vc tenha gostado e que te trouxe esse monte de sentimentos.
    Com certeza vai ser minha próxima leitura!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia

      Passa na frente dos outros, muito bom!!! Ebook, físico, o importante é ler! Bju Volte Sempre

      Excluir
  14. Oi, só 64 páginas? Nossa, não achei que era tão pequeno, mas pelas frases que colocou onde começa o livro já me encaixei fora da leitura kk Não gosto e tem um sério problema de raiva com livros que não possuem final. Sério, não consigo simplesmente chegar na última página e não ver um encerramento de tudo que foi feito ou ser deixado algo em aberto kk então irei passar a dica, mas fico feliz que tenha gostado e que por um bom tempo não tenha conseguido parar de pensar nele!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brooke

      Ele é pequenino mesmo, e sim siga minha dica o livro é ótimo, mas da raiva sim, além de um nervoso terrível.
      Volte Sempre, as resenhas futuras podem te agradar. Bjus

      Excluir
  15. Olá Rafa,
    Tenho esse livro em casa para ler, mas não sabia ao certo o que esperar, então, deixei ele de lado por um tempo. Gostei muito de conhecer suas impressões e fiquei bem curiosa para saber onde esse fingimento da personagem a leva e como as coisas acontecem.
    Ao contrário de você, não gosto de livros que me dão raiva, mas vou dar uma chance a esse livro em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,

      Da uma chance sim, e aproveita que já tem em casa.
      Leia sim, Bju Volte Sempre

      Excluir
  16. Oieee, tudo bem??? Ignorei os seus três avisos pois me dou sper bem com tudo que vc listou hahahaha segundaparte, a Gillian é extraordinária né? Agora...64 páginas? Por que tão pequeno meu deus? Adoro livros que afloram minhas emoções, nem que seja a raiva kkk sinto que a coisa funcionou e que é boa! Vou providenciar! Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana,

      Eu tambem ignoraria, adoro essas três coisas, Gillian é d+.
      Leia sim, vai gostar, depois me conta ta.
      Bju e Volte Sempre

      Excluir
  17. Oi Rafa!
    Eu sempre vejo esse livro na Amazon e sempre fico curiosa, principalmente por ser tão curtinho, é um conto mesmo né?
    Eu gosto muito do gênero e tipo de livro, amo um terror e isso me deixa na corda bamba porque eu odeio histórias que não tem final hahahaha minha ansiedade não me permite ficar imaginando, eu preciso de um final detalhada senão ficou loooucaaaa hahaha Mas apesar dessa raiva final que eu sei que eu vou passar, quero muito ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia

      Leia sim, uma pena ser um conto, eu leria mais.
      Você vai gostar esse livro desestabiliza a gente.
      Bju Volte Sempre

      Excluir
  18. Oie!
    Eu ainda não conferi nenhum dos livros da autora, acredita?
    Só cheguei a assistir a adaptação de um dos livros, mas ainda não conferi nenhum.
    Preciso escolher um dos livros para saber como é a narrativa.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla,

      Adorei a adaptação, e os livros são incríveis, assim que tiver chance leia sim.
      Bju Volte Sempre

      Excluir
  19. Já curti por esse pegada de terror que tem, eu adoro esse quê de mistério e super leio tudo que acho desse estilo, mas desanimei um pouco pelo fato de você mencionar não ter final, pois odeia ficar sem respostas, mas ainda assim eu leria, pois gostei bastante da sinopse e queria descobrir quais são as coisas tenebrosas que tem nessa casa haha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian,

      Leia sim, vale a pena, a história da casa deixa tudo bem assustador. E o pior de tudo é que você nunca saberá se é verdade ou não. Leia sim.
      Bju e Volte sempre.

      Excluir
  20. Gente, eu ainda não li nada dessa autora! :OO
    E não sei se leria esse conto, odiei saber que não tem final, odeio ficar imaginando o que acontece. A droga é que gostei da trama, aiii. hahaha :( Dúvida cruel.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa,

      Duvida Cruel né, hauhauhau por mim você lê, já sabendo das contra indicações, depois me conta o que decidiu.
      Bju Volte Sempre.

      Excluir
  21. Oi, tudo bem?
    Essa autora só recebe bons comentários e eu tenho curiosidade com as obras dela, e confesso que esse conto me deixa muito animada, pois é uma forma mais rápida de conhecer a escrita da autora. Bom, eu confesso que não sou muito de ler terror, mas gosto do gênero e imagino que iria gostar desse conto.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,

      Aconselho esse conto pra conhecer a escrita dela sim, vai causar uma ótima impressão. Leia e me conta ok?
      Bju Volte Sempre

      Excluir
  22. Oiii!
    Nossa fiquei um pouco chocada com a resenha rs. Esse livro tem os três elementos que eu não gosto. Não sei se eu leria, tenho certeza que se eu acabar dando uma chance, posso acabar detonando a história sei la. Gostei do seu ponto de vista, bem objetivo e sem enrolação. Nunca li nenhum livro da autora, vou indicar para amigos e ver o que eles acham hehe.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, Obrigada :)
      Então eu amei, mas amo esses 3 pontos, e ficaria triste de alguém detonar o livro por isso, já que o intuito é este. Mas leia sim, e espero que goste. Volte Sempre. Bjus

      Excluir
  23. Queria muito ler algo da autora e acabei escolhendo esse por ser curtinho e ideal para arriscar. Adorei a forma como ela escreve - e eu que sou a maior das medrosas nem achei tanto terror assim, mas tem umas coisas estranhas!
    No final fiquei com aquela sensação de 'não, não pode terminar assim, cade o resto', algo que sempre acontece comigo com contos, mas depois de um tempo pensando, acho que terminou de uma forma curiosa mas bem legal, e me deixou querendo conhecer melhor o trabalho da Gillian :)
    Adorei sua resenha - e que fofo esse gatinhoooooo *-*
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica,

      Obrigada, essa é a Mimi, minha princesinha :)
      Que bom que gostou, volte sempre!!
      Bjus

      Excluir
  24. Olá!
    Eu não sou muito de ler livros de terror, mas esse me deixou curiosa para saber que enrascada que a personagem entra e como ela se livrou desse problema.
    Adorei a sua resenha e se puder eu lerei o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen

      Leia sim, mas não espere, você nunca vai saber como ela se livrou. kkk
      Bjus volte sempre

      Excluir
  25. Oie
    Tudo bem?
    Vou te contar nunca li nada dessa autora vejo um monte de gente falando maravilhas dela e ainda assim não tive vontade. Por ser um livro curtinho pensei em começar por ele como primeiro contato.
    Enfim obg pela dica gostei da resenha.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary,

      Leia sim e tire suas próprias conclusões, eu amei!!
      Volte Sempre Bju

      Excluir
  26. Oi Rafa,

    Eu não conheço a escrita da autora, mas tem um amigo meu que é muito fã e não me recomendou esse conto, pelo menos não para começar a ler a autora. Eu quero ler mesmo Garota exemplar e dai partir para outras coisas dela.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,

      Acho q cada um é de um jeito, amei o conto, e amo a autora, talvez seu amigo não goste desses 3 pontos que citei acima.
      Acho que vale ler sim.
      Depois me fala o que decidiu. Bjus e volte sempre

      Excluir
  27. Olá!
    Eu amo suspense e terror. Saber que esse livro trás esses dois ingredientes me deixou muito interessada.
    A obra parece ser arrebatadora e se tratando de Gillian Flynn eu não poderia esperar outra coisa. Li Garota Exemplar da autora e fiquei fascinada, acredito que acontecerá o mesmo com O Adulto.
    Abs, parabéns pela resenha e muito obrigada pela dica! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine

      Se ja gosta de Gillian creio que vai gostar, leia sim.
      Bjus e volte sempre!

      Excluir
  28. Morro de vontade de ler algo dessa autora, principalmente Garota Exemplar. Desse conto tenho lido vários comentários positivos, o que dá a entender que, mesmo em poucas páginas, houve um desenvolvimento de enredo e personagens muito bem feitos. Adorei o blog, estou seguindo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda,

      Sim muito bom o conto, e acredito que vai gostar.
      Que bom que gostou do blog e obrigada por seguir.
      Volte sempre, em breve teremos novidades. BJus

      Excluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo