Crítica: "A Máquina de Contar Histórias" de Maurício Gomyde


Título: A Máquina de Contar Histórias
Autor: Maurício Gomyde
Ano: 2014
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 192
Compre: Amazon

Sinopse: ''Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias, o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.''

Crítica:  Olá, gente linda! Hoje eu vim aqui mais uma vez para trazer para vocês a minha opinião sobre um livro nacional que eu me apaixonei.

A Máquina de Contar Histórias conta um breve trecho da vida do escritor best-seller Vinícius Becker que dedicou toda a sua vida a ser conhecido e ser lido. A narrativa começa no dia seguinte da festa de lançamento do seu livro mais recente, quando, ao acordar, ele vê que seu celular estava sem bateria e ao ligá-lo percebe que há várias ligações da sua filha mais velha e então ele já percebe que o momento que ele menos tinha esperado na vida tinha acontecido, a morte da sua mulher Viviana que estava há muito tempo doente. Após receber essa notícia ele corre para casa, mas consegue apenas chegar a tempo do enterro.

Nós vemos então uma pessoa extremamente bem sucedida no trabalho e profundamente mau sucedida na vida pessoal. Sua filha mais velha o odeia e ele nem conhece a sua filha mais nova direito. Ele então se vê em um beco sem saída, onde ele terá que lidar com o peso na consciência de não estar presente nos últimos momentos da mulher que amava e o fato de ter abandonado as filhas no momento que elas mais precisavam de apoio.

Vemos no livro uma jornada de um pai, que busca conquistar novamente o amor das filhas, para assim tentar se redimir com a esposa que não está mais presente e dessa forma poder sentir a presença dela pelas meninas.

Maurício Gomyde nos emociona desde o primeiro capítulo, fez meu coração em pedacinhos. Chorei várias vezes, fiquei emocionada e ao mesmo tempo me diverti com a ingenuidade de vida da filha mais nova da família. É impossível não se apaixonar, é um livro real, tocante e apaixonante, que mostra como o ser humano pode errar mesmo amando extremamente a família. Um livro para refletir sobre o que é importante na vida.

Dei 5 estrelas no Skoob e super recomendo a leitura! Vamos valorizar nossa literatura nacional!

Beijos e até a próxima gente linda!


45 comentários:

  1. Ana, tudo bem?

    Amo livros assim, reais, que promovem reflexão por abordar questões humanas. E se tem criança então, gosto ainda mais.

    Esse tá na minha lista já, tenho curiosidade sobre a escrita do Gomyde, nunca li nada dele.

    Obrigada pela dica! Suas observações me deixaram com ainda mais vontade de ler esse livro ;)

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Krisna o livro é incrível mesmo, Gomyde já virou um dos meus autores favoritos.
      Assim que tiver lido passa aqui para me falar o que achou...

      Beijos

      Excluir
  2. Olá.
    Já tinha visto esse livro, mas nunca parei para ler a sinopse e nenhuma resenha. Parece ser interessante a narrativa dele. Não digo que vou ler por agora, mas o leria em algum momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela, ele também não tinha chamado minha atenção antes, mas a leitura valeu muito a pena. Quando tiver um tempo dá uma lida e passa aqui para me dar sua opinião...

      Excluir
  3. Oi, Ana!
    Esse é um dos livros do Maurício que mais me emocionaram. Sua trama é curtinha e ainda assim, cheia de emoção, né? Achei muito legal a forma como ele lidou com o relacionamento entre os personagens e com certeza, é uma super indicação :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitória, o livro emociona demais mesmo... também achei o emocional dos personagens muito bem criados... quer ler mais coisas dele...

      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Ana.
    Comprei esse livro faz um tempo, porque achei a capa linda.
    Mas até hoje não li, preciso me preparar para chorar rios.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila... pode ler ele com uma caixa de lenços do lado... ele emociona do início ao fim...

      Excluir
  5. Oie!
    Eu já li esse livro e cheguei até a chorar durante a leitura. Que história mais fofa!
    Foi u m livro que simplesmente devorei, querendo ler mais e mais.
    Muito bom!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, também li ele bem rápido, é incrível como a história flui...

      Excluir
  6. Olá!

    Eu li e me emocionei demais com essa obra! Mauricio escreve como poucos. Li em tempo recorde, impossível não amar essa história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamila, também achei o livro super tocante... incrível como ele cria personagens tão bem construidos...

      Excluir
  7. Uau, não conhecia esse livro, mas acho que já conhecia o autor. Achei a história interessante e parece realmente comovente, do tipo que marca e deixa várias lições para os leitores. Obrigada pela dica, depois procurarei sobre ele :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá que bom que você se interessou, o livro é realmente incrível e o autor surpreende.
      Obrigafa por comentar...

      Excluir
  8. Olá, Ana.
    Eu ainda não li nada do Maurício, mais por falta de oportunidade do que de vontade.
    Só de ler a sua crítica desse livro eu já fiquei toda arrepiada, então acho que quando eu p ler vou reagir da mesma forma que você: vou me acabar de chorar.
    Abraços.

    Papel, palavra, coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, o livro é incrível demais... Depois que tiver lido passa aqui para deixar o link da sua resenha ou sua opinião... Tenho certeza que vai chora e rir, o livro te dá muitas emoções.
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  9. Oi Ana, adorei sua resenha e amo a escrita do autor, comprei A Maquina de Contar Histórias comecei a ler e parei não me lembro o motivo, mas retomarei em breve. Acabei lendo outro livro do autor Surpreendente que inclusive está concorrendo a um prêmio literário.
    O Maurício tem o dom de me emocionar com seus livros, tanto que em dois livros que li me peguei chorando no metrô, afff mico. Espero não chorar com este.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível Tânia como ele sabe emocionar, as frases são lindas, o enredo é incrível... Se puder volte a ler A máquina de contar histórias, você vai se apaixonar.
      Beijos e obrigada por comentar

      Excluir
  10. Oiii!

    Eu estou com um livro do autor aqui, mas ainda não consegui ler. Gostei muito de saber sua opiniao em relação a obra e a confirmação de todas as resenhas que já li para ele.
    Esse enredo é bem legal. Gostei!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, ele é incrível mesmo, e fico muito orgulhosa por ser um autor nacional, a escrita dele é incrível.
      Se for ler o livro passa aqui e deixa seu comentário com o link ou com a sua opinião...
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  11. Oiee Ana ^^
    Eu adoro as histórias do Maurício, mas, de todas as obras dele que eu li até agora, esta é a que eu menos gostei. Acontece que eu não gostei muito do Vinícius, e achei que ele encontrou "redenção" muito rapidamente. Mas é emocionante, né? E, claro, tem um toque Maurício Gomyde no meio...haha' já é o suficiente para fazer o leitor sentir curiosidade de conhecer mais ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dryh, nossa vc me deixou bem curiosa, se esse livro é o mais fraco dele, então eu tenho que ler os outros. Qua livro dele vc gostou mais?
      Espero a sua dica...
      Beijos e obrigada por comentar

      Excluir
  12. Oi Ana!

    Embora tenha muita vontade, nunca li nada do autor.
    Fiquei curiosa por começar por este, gosto muito de leitura que leva a reflexão e que mexa com nossas emoções, esse parece ser exatamente assim.
    Vou levar a dica e tentar ler o mais breve.
    Parabéns pela resenha!

    bjs
    Fernanda Y.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, que bom que você gostou das dicas, o livro realmente é emocionante e te faz pensar muito sobre os valores da nossa vida...
      Assim que tiver lido passa aqui para deixar o link da sua resenha ou o seu cometário sobre o livro...
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  13. Olá,
    Já ouvi falar muito bem do livro mas ainda não tive oportunidade de ler nenhuma obra do autor.
    A premissa é muito interessante e estou curiosa para conferir como acontece o desenrolar da trama e se Vinicius conseguirá se tornar bem sucedido no âmbito familiar também e se isso implicará de alguma forma em sua carreira.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele, acho que esse é um livro bem legal para conhecer o autor por a leitura é bem rápida e dinâmica. Assim que tiver lido passa aqui para me contar o que achou, eu vou adorar saber.
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  14. Os livros do autor são bem elogiados e Maquina de Contar história não é diferente, eu tenho certa curiosidade em ler esse livro, pois a trama de Vinicius é bem interessante e pelo que você descreveu é uma história que vai emocionar o leitor e isso me deixa bem animada, espero sim gostar tanto quanto foi relatado na resenha!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sammysam, o Vinicius realmente é um personagem que cresce durante a leitura, ele passa de detestável a admirável, acho que você pode gostar.
      Assim que tiver lido passa aqui para me contar o que achou..
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  15. Oi Ana!
    Tenho esse livro na estante mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Num primeiro momento assim sem conhecer por mim mesma a história, considero a atitude do pai muito egoísta e dou total apoio a filha mais velha. Quero poder ler pra ver se mudo essa minha visão ou se continua a mesma.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália, pensei exatamente igual a você no início da leitura, já que tem o livro aí pq não começa a ler, 2016 ainda não acabou e acho que não vai se arrepender da leitura...
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  16. Olá! Nossa, que livro lindo! Imagino como a leitura deve mexer com a gente, realmente, ele passa por uma situação difícil, perder a mulher e reconquistar as filhas. fiquei muito curiosa para ler. beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana o livro é demais mesmo, muito lindo... O libro me fez chorar diversas vezes, ainda mais quando se falava sobre a Viviana, aí eram lágrimas certas...
      Quando tiver lido passa aqui para deixar o link da sua resenha ou o seu cometário...
      Obrigada por comentar...

      Excluir
  17. Olá, Ana. Tudo bem?
    Nunca li nada do autor, mas morro de vontade =D Recentemente adquiri o último dele pois estava em uma promoção incrível :3 Mas ler que é bom, ainda não consegui hahahahha
    Essa história aqui resenhada, também pretendo ler, pois parece fantástica =D
    Acho que muitas pessoas se identificam com esse drama, infelizmente :(
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Islaine, eu ainda não li o último dele, assim que tiver lido passa aqui para deixar o link da sua resenha ou o seu comentário ei vou adorar a dica... Será mais um para entrar na minha pilha enorme de livros por ler... Kkk
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  18. Oi, Ana. Tudo bem?
    Gostei da sua resenha e o livro parece ser bem interessante. Dica anotada e vou repassar também.
    Um beijo <3

    Leiturize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, que bom que pude contribuir. Espero que goste da leitura.
      Beijos e muito obrigado por comentar...

      Excluir
  19. oi Ana tudo bem?
    Então, já li tudo do Maurício e acho ele um escritor excepcional. Tem o dom de nos contar histórias maravilhoosas que nos fazem refletir, rir, chorar. Com a "máquina" não foi diferente. Tambem chorei muito e fiquei feliz com o final. Li em algum lugar que ele se inspirou na própria filha, Manu, pra construir a personagem mais nova, que é uma graça. Se vc ainda não leu os outros dele, recomendo "Ainda não te disse nada", é maravilhoso!!!
    bjs
    Dana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dana, o Maurício é demais mesmo. Pode deixar que sua recordação já está na minha lista de desejados a partir de hoje... Muito obrigada mesmo pela sua dica.
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  20. Oi Ana Cláudia.

    Ler este livro deve ter sido maravilhoso porque sua resenha mostrou que é uma história tocante e apaixonante. Quero muito ler e conhecer estes personagens e principalmente a escrita de Maurício Gomyde. Fiquei curiosa!

    Bjos

    ResponderExcluir
  21. Essa é uma leitura que eu quero fazer há muito tempo, eu adoro histórias emocionantes e que me fazem chorar, e todas as resenhas que eu leio da obra só me comprova que vou ter isso com a leitura de máquina de contar histórias. Adorei a resenha, estou ansiosa para ler!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Maurício é um autor que conheço, infelizmente, só de nome por falta de oportunidade de ainda ler algum livro deles. Acho essa capa belíssima e sua resenha junto com a premissa me deixaram com vontade. Sim, vamos valorizar literatura nacional <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Ola Ana lindona li muitos elogios a essa história, somente a premissa já nos comove, lendo sua resenha já senti que teremos muitas emoções, imagino o peso da culpa que esse pai carrega, nos levando a refletir quantos momentos perdemos as vezes em nossas vidas. beijos

    Joyce
    wwww.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Ana, li este livro e me lembro vagamente de ter curtido a leitura, contido não foi o suficiente para eu achar a história sensacional. Acredito que pelos elogios que já tinha lido sobre o autor eu acabei criando expectativas demais. Mas você tem razão a história é boa e a inserção da filha mais nova e sua inocência dá um toque leve e gostoso a leitura.

    ResponderExcluir
  25. Também me apaixonei por esse livro! A filha mais nova é uma fofura só, e amei ver a forma como o protagonista lutou pra ter o amor das filhas. Meu coração também ficou em pedaços durante a leitura. O Maurício arrasa e esse é meu livro preferido dele.

    ResponderExcluir
  26. Olá! Amei esse livro, li e super curti, achei uma história incrível e os personagens super bem construídos. Está na minha lista de top 10 autores nacionais.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo