Autor Parceiro + Entrevista: Guto Cruz








Guto Cruz - Leciona línguas, artes e literatura e vem revolucionando sua sala de aula com uma didática inovadora de ensino. Nascido em 1991, é peixeiro - de Itajaí, chero - e Santa Catarina é seu estado do coração pois foi cenário de sua vida e de suas histórias. O Doce Luar da Primavera é seu primeiro livro e reúne textos diversos - e alguns inéditos - do autor.

Oi, amores!

Hoje o post é muito especial! Apresento a vocês o Guto, nosso mais novo parceiro! Guto é autor de ''O Doce Luar da Primavera'', um livro de contos e poesia. E para oficializar essa parceria, fiz uma entrevista com 6 perguntinhas básicas sobre seu livro e sobre várias outras coisinhas.

Ah, vou deixar no final do post mais informações sobre o livro para vocês (eu estou apaixonada pela capa, imagino o conteúdo!). Bom, vamos para a entrevista!:

Belle: 1 - Como começou o seu envolvimento com a escrita?

Guto: Eu ainda estava no ensino médio quando comecei a escrever. Sempre fui um menino que gostava de ler e declamar poesias, acho que puxei isso da minha mãe. Ela é professora de Português e lá em casa sempre foi um festival literário, hahaha! Mas foi na adolescência, com as primeiras ''sofrências'' da vida que meus primeiros rabiscos foram nascendo.

Belle: 2 - Quais são os seus autores/livros favoritos?

Guto: Eu lembro que na 5ª série, minha professora de Português pediu para que cada aluno decorasse um poema e fizesse a declamação em sala. Naquela época, pedi ajuda para minha mãe e ela me deu um poema pequeno de Fernando Pessoa que se chamava "Autopsicografia". Decorei. Apresentei. Foi ali que senti que a poesia fazia parte de mim. Depois disso, Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira e Luis Fernando Veríssimo foram me acompanhando enquanto crescia. Depois que comecei a faculdade de Letras e a dar aulas de literatura, conheci Manoel de Barros, Paulo Leminski, Ana Cristina César, Clarice Lispector, Martha Medeiros. Essa gente toda me inspira demais. Eu me identifico muito com eles, tanto que faço várias referências aos seus textos em meu livro.

Belle: 3 - Quais são os seus livros de cabeceira?

Guto: Hoje, devido o meu próximo projeto ser um livro infantil, eu estou com "O Canto da Praça", de Ana Maria Machado e alguns títulos do Ziraldo, do Andre Neves e da Ruth Rocha. Mas, Toda Poesia do Leminski não sai de perto de mim nunca!

Belle: 4 - O que te inspirou para escrever ''O Doce Luar da Primavera''?

Guto: "O Doce Luar da Primavera" é a minha primeira experiência literária. Para compor este livro, resgatei textos que surgiram há anos atrás e textos novinhos em folha. Mas, todos eles, retratam muito do que penso e sinto. Os meus sentimentos costumam aflorar em palavras. Então escrevo com total emoção. Deixo a razão totalmente de lado para produzir. E com este meu primeiro livro, não foi diferente. O que me inspirou, foram pequenas vivências, pequenos desejos.

Belle: 5 - Qual a melhor parte de escrever e ver o seu primeiro livro publicado?

Guto: Confesso que até hoje não sei se escrever é muito bom. Porque quando escrevo, eu me rasgo e me exponho de uma forma muito pessoal e isso, se mal interpretado, causa tanto tumulto que tu nem faz ideia. Mas, quando selecionei os textos desse livro, eu não me preocupei muito com o que pensariam de mim. Primeiro, pensei em cativar leitores. Fazer com que se identificassem e, principalmente, tivessem vontade de ler. E quando o livro finalmente saiu, a sensação foi de total realização. Sempre pensei em publicar, mas nunca achei que seria tão especial folhear as páginas do meu próprio livro.

Belle: 6 - Quais são seus planos? Pretende escrever um próximo livro?

Guto: Eu tenho o livro infantil, que estamos na fase de ilustração, mas isso é coisa pro ano que vem ainda. Por enquanto, pretendo levar meu livro para aqueles que gostam de ler, mas, principalmente, para aqueles que não gostam... Venho há anos trabalhando com formação de leitores e é muito recompensador conquistar um leitor que não tem o hábito. Com o meu livro então, chega a ser surreal.



Essa não foi a entrevista mais amorzinho que vocês já leram?! Eu amei cada palavra que o autor usou para responder minhas perguntas!

É incrível como por meio das respostas é possível notar muitas qualidades! Sinto que o autor se revelou bastante para mim e também para vocês, leitores.

Agradeço de coração ao Guto e todas nós da equipe desejamos muito sucesso em sua carreira.

Já tem crítica sobre O Doce Luar da Primavera aqui no blog!




Clique aqui para comprar ''O Doce Luar da Primavera''

Clique aqui para ser direcionado ao Instagram do autor

De vez em quando eu me dispunha a rabiscar uns versos, verbos, verbetes. Eram curtos, sem muito conteúdo. Eu tentava, por vezes, escrever e descrever o que sentia, via e imaginava. Para falar a verdade, eu sentia, via e imaginava muito mais do que pudera escrever. Não tinha o dom. Mas tinha vontade. Tinha necessidade.
Todavia, a cada linha que percorria, aliviava-me a alma. Descarregara um peso que teimava em acumular. Com o tempo, tornava-se cada vez mais comum transferir meus pensamentos para o papel. Qualquer ideia solta virava verso. Logo já era prosa. Não era intencional. Quando logo vira, já estava transcrevendo tudo que se passava em minha mente e principal: em meu coração.
Dedicando-me à escrita tive um aprendizado: não tinha dom para escrever, mas podia sentir, ver e imaginar... O que, pra mim, valia muito mais.



18 comentários:

  1. Ja tinha visto esse livro mas não sabia nada sobre ele ou o autor, que linda essa entrevista ele parece ser super educado e carinhoso. Parabéns pela bela entrevista.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Não conhecia o autor e a obra. Mas entrevistas são ótimas para isso :)
    Conhecer melhor o autor, o estilo, agora vou aguardar a resenha.
    Ótima entrevista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Não conhecia o autor mas já estou ansiosa pela resenha do livro. Foi muito bom poder conhecer um pouco sobre os gostos de leitura dele e achei muito interessante como surgiu o seu gosto pela literatura.
    Parabéns pela entrevista.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  4. Hello! Tudo bem?
    Muito bom conhecer novos livros e autores.
    Esse eu nunca tinha visto e achei a entrevista bem legal e esclarecedora.
    Achei a capa linda demais e o trabalho pelo visto está lindo.
    Otima dica e post.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  5. Olá Belle! Parabéns pela entrevista! Confesso que desconhecia tanto o autor quanto o livro, mas já me interessou bastante só pelas referências literárias dele e também suas gentis palavras! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Parabéns pela parceria! Que ela renda bons frutos para ambos.
    Achei essa capa muito bonita e atrativa, pois as cores fortes e alegres chamam a atenção. Não conhecia o autor e nem sua obra, mas através da entrevista deu para conhecê-lo um pouco melhor. Não leio muitos livros de contos, mas ficarei no aguardo da resenha.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Belle, como vai? Entrevista super legal! Adorei conhecer o Guto e um pouquinho do livro! Vou aguardar ansiosa pela resenha :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Belle, tudo bem?

    Confesso que não conhecia o livro e o autor, então a sua entrevista foi boa para conhecer esse jovem talento. Desejo que a parceria possa render bons frutos tanto para o blog como para o autor.
    BJus

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela parceria, não conhecia o autor ainda, mas depois dessa entrevista fiquei louca para ler algo dele. O autor é muito simpático, adorei as respostas!
    Espero que você tenha uma ótima leitura!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Belle,
    Parabéns pela Parceria, sempre é bom essa comunicação entre blogueiro e autor. O autor é bem simpático e envolve até em uma entrevista. E nada melhor do que uma sofreria para alavancar os sentimentos para o papel, hein. Hahaha
    Bjim!.
    Tammy

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?
    Eu não conhecia o Guto, mas foi impossível não me encantar com esse jeito tão espontâneo ao responder as perguntas.
    Gostei de saber que ele é fã de poesias, de Clarice e que o projeto atual dele é um livro infantil (eu adoro livros infantis, porque sempre passam uma mensagem bacana, independente da idade de quem está lendo).
    Fiquei bem interessada por 'O Doce Luar da Primavera', porque eu me identifico muito com livros que tem textos e versos "soltos" (até porque eu me arrisco a escrever de vez em quando e tudo fica meio solto e se junta no final... ficou confuso, eu sei x_x).
    Vou esperar (ansiosa) pela resenha e por, quem sabe, uma proxima entrevista com o autor (sério, eu sempre acabo conhecendo autores novos e um pouco mais sobre os que eu já conheço em posts de entrevistas).

    Beijos e boa semana ♥
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela parceria e a entrevista ficou interessante, amo o Fernando Pessoa citado pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Parabéns ao blog pela parceria e ao autor pela sinceridade nas respostas! Sim, a entrevista revelou muito dele e, como ele disse, se expôs bastante ao responder às questões que o blog perguntou. Eu também me apaixonei pela poesia através de declamação na escola e até hoje sou apaixonada por livros de poesias. Adorei a capa do livro e desejo todo sucesso ao autor e ao blog!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Helloo, tudo numa nice?!
    Parabéns pela parceria, eu não conhecia o autor, mas já deu para começar a tentar entendê-lo pela escolha de palavras e pela forma que se expressa comas respostas. Eu realmente curti. Não leio muitos poemas, mas venho mudando isso esse ano.
    E deve ser legal lecionar e incentivar os alunos a gostar de poemas e muitos livros.
    Ótima entrevista.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  15. Oie
    que graça de livro, parece ser uma leitura muito legal e espero poder ler em breve pois adorei a entrevista e as respostas do autor, sucesso para ele

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2016/11/caixa-de-correio-42.html

    ResponderExcluir
  16. Oi!!

    TUdo bem?

    Gostaria de dizer que amei a sua entrevista, parabéns pela seleção de perguntas. E sobre o autor, não o conhecia e a sua obra é bem interessante, quero desejar frutos promissores para ambos e sucesso nessa parceria, que nós leitores sejamos contemplados com resenhas maravilhosas. Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Belle, sua linda, tudo bem?
    Você percebe na forma como a pessoa se expressa, ele parece ser muito sensível e é um fofo!!! Não tenho o costume de ler livros desse gênero, mas fiquei encantada, acho que seus textos devem estar cheios de verdade e intensidade. Vou colocar na lista com certeza. Adorei a entrevista, sucesso para o autor!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ola lindona parabéns pela entrevista, desejo muito sucesso ao autor, confesso que não costumo ler muitos livros nesse gênero, mas irei sair de minha zona de conforto e voltar a ler poesias, Fernando Pessoa é uma referência sempre. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo