Crítica: ''O Pântano das Borboletas'' de Federico Axat


Sinopse: Sam e Billy têm 12 anos e moram na pequena Carnival Falls. Amigos inseparáveis, eles percorrem o bosque de bicicleta e preparam-se para terminar a construção da sonhada casa na árvore. Compartilham tudo, inclusive a paixão por Miranda, a menina rica que acaba de se mudar para a cidade. Juntos, os três vivem as descobertas e as transformações típicas da idade e desvendam o mistério que assombra a vida de Sam: o paradeiro de sua mãe. Com esses ingredientes e doses generosas de lirismo, Federico Axat escreveu uma história admirável sobre a delicada passagem da infância para a adolescência e desta para a vida adulta. Mas não só. Romance de crescimento e suspense com incursões pelo fantástico, O Pântano das Borboletas reserva uma desconcertante reviravolta final: um segredo que, revelado, arremessa o leitor em um torvelinho de emoções e confere à trama um sentido totalmente novo.

Crítica: Olá pessoal, estou de volta com a resenha de O Pântano das Borboletas e vou começar explicando o porquê do nome. 

O livro conta a história de Sam, que durante sua infância passa a maior parte do tempo no bosque, no princípio você verá a paixão de Sam por Miranda e o pântano das borboletas é um lugar especial para os dois.

A história se inicia com o acidente que levou a morte de sua mãe, e a cena vista pelos olhos do bebê Sam. Após isso, ele cresce no Rancho do Randy, onde várias outras crianças com bom comportamento são mandados do orfanato para lá.

Sam é um dos preferidos dos donos da pensão e possui um quarto somente para ele, o que acaba deixando as outras crianças com ciúmes, com isso Orson se torna um dos maiores problemas dele.

Todas as tardes, ele lê para um senhor com alzheimer e logo após encontra Billy, seu único amigo, no bosque. Além dos horários que observa Miranda, que acabou de se mudar pra Carnival Falls.

Um dia enquanto conversa com Billy sobre a casa de Miranda, o mesmo resolve visitar a mansão com o tio e acaba fazendo amizade com a garota. Alguns dias depois Miranda aparece no bosque, a convite de Billy, assim conhecendo Sam pessoalmente e iniciando uma grande amizade entre os três.

Após muitos fatos que ocorrem os três começam a desvendar a morte da mãe de Sam, desmascaram Orson e se resolve tudo numa linda historinha clássica e clichê, mas de uma forma muito gostosa de se ler.

O livro passa em dois tempos, passado e futuro, o narrador é Sam com seus 30 e poucos anos, que conta o que viveu no passado e algumas cenas importantes no futuro, em uma visita que ele faz a cidade, já mais velho.

 Aí você me pergunta, Rafa porque devo ler esse livro??? Aí eu te respondo: Uma linda história, que te prende do início ao fim e que te faz de bobo. Quando chega no último parágrafo do livro o autor escreve uma frase que, meu bem, muda tudo!!! MUDA A HISTÓRIA TODINHA, você começa a pensar na história, nas coisas que ocorreram com outros olhos!!!

Sim, esqueça tudo que você leu e pensa de outra maneira, dando um pequeno spoiler que só quem leu vai entender, esqueça essa coisa de Gênero.

Mas aqui, não leia o final antes, tá? Perde a graça. Vai na ordem cronológica correta, conselho de amiga. E para não perder o conselho leia O Pântano das Borboletas e me chama para conversar, preciso muito falar sobre ele.

Bju até a próxima.

24 comentários:

  1. Nossa, este livro foi uma surpresa gigante para mim. O que é o final? Meu Deus, eu levei um choque! jamais imaginei aquilo. E você? Foi uma pegada e tanto do autor e me deixou boquiaberta. Amei o livro todo demais!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice, tudo bem?
      Nossa eu fiquei uma semana perguntando como assim é imaginando as cenas de outra forma. Um livro simples com um final arrasador. Valeu a pena ne, bjus volte sempre!

      Excluir
  2. O enredo parece interessante, e o fato de ter uma surpresa que muda tudo anima um pouco. Infelizmente, não tenho lido mais livros com personagens tão jovens por falta de paciência mesmo, mas quando isso passar darei uma chance a essa história.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa, eu estava que nem você, sem paciência pra personagens jovens, mas esse não é daqueles q a idade influencie não, a narração é bem adulta, entendo, também me canso de historias iguais personagens muito novos, mas este te aconselho, leia sim, maravilhoso.

      Excluir
  3. Oiii RAafa, tudo bem?
    menina que livro mais lindo, realmente adoraria mesmo ter a oportunidade de realizar a leitura dessa obra, gostei de sua crítica e vou ler na ordem certinha hein!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana,

      leia sim, vai gostar. BJUUU Volte Sempre!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Que resenha deliciosa, deixou-me com vontade de conhecer, mas não sei, algo me travou, não me prendeu. Talvez a capa do livro, não sei mesmo. Não descartei a possibilidade de leitura, apenas não entrou na lista do Tenho que ler agora.

    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bel
      Obrigada, então demorei pra ter vontade de ler também, mas quando peguei foi uma leitura maravilhosa, não descarte, mas leia quando tiver vontade. BJU

      Excluir
  5. Oi Rafa...
    Que resenha linda! Mas infelizmente o livro não me chamou muito a atenção apesar de que essa uma frase me chamou a atenção haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara.

      Que bom que gostou, obrigada.
      Volte sempre, BJU

      Excluir
  6. Olá!
    Apesar de você falar que a história é muito boa e fica realmente linda, esse livro não me chamou a atenção em nada, infelizmente, então vou deixar essa dica passar.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina,

      É um livro muito bom sim, que pena que não vai ler, espero que mude de ideias. BJU

      Excluir
  7. Oii,

    Já tem um tempo que estou curiosa sobre esse livro, mas realmente não conhecia a história. Continuo bem curiosa para lê-lo.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Leia assim que der, vale a pena. Bjus Volte sempre

      Excluir
  8. Achei realmente interessante essa sinopse e a capa me ganhou, mas não achei o motivo para menos fazer querer muito ler esse livro sabe, faltou um 'que' para mim. Sua resenha ficou muito boa, bem escrita e desenvolvida, gostei bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian,

      Obrigada, que pena não vai ler. Volte sempre BJus

      Excluir
  9. Olá, adoro livros que tem crianças como personagens principais, ver o mundo aravés dos olhos deles é maravilhoso.
    A capa do livro é linda e me deixou encantada,parece ser uma aventura muito fofa e fiquei curiosa quando a frase misteriosa no final, com certeza irei anotar essa dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabriela

      Tem adoro, leia sim, vale a pena. Bjus

      Excluir
  10. Olá, como vai?
    Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas me interessei ela ideia do autor, e pelos mistérios envolvidos no enredo, começando desde o titulo do livro. Vou buscar saber mais sobre o autor e sua obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mairton

      Busca mais sim, e leia vale muito a pena. BJU Volte Sempre

      Excluir
  11. Oie
    muito legal sua resenha, parece ser um livro muito bom e eu sempre ouço falar, gosto do gênero e a história esta mega interessante

    Beijops
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina,

      Obrigada, esse livro sempre tem alguém lendo e gostando né? Espero que goste. Bjus volte sempre

      Excluir
  12. Gostei bastante da resenha.
    https://repairingalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo