Crítica: "O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares" de Ransom Riggs


Sinopse: Milhões de cópias vendidas em todo o mundo! Traduzido para mais de 40 idiomas! Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos. Tudo está à espera para ser descoberto em "O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares", um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas. “Mesmo sem as fotos, esta seria uma história emocionante, mas as imagens dão um irresistível toque de mistério. A narração em primeira pessoa é autêntica, engraçada e comovente. Estou ansioso para o próximo volume da série!” RICK RIORDAN, autor da série Percy Jackson e Os Olimpianos. “Um romance tenso, comovente e maravilhosamente estranho. As fotos e o texto funcionam brilhantemente juntos para criar uma história inesquecível.” JOHN GREEN, autor de A culpa é das estrelas. “Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito...” TIM BURTON



Crítica: Mais um livro concluído esse ano e eu realmente achei uma leitura bem prazerosa, mas que demorou um pouco para engrenar. Apesar de que esse fato possa ter ocorrido pois assisti primeiro o filme, mas vou deixar para dar a minha opinião sobre ele no final.
     
O Lar Da Senhorita Peregrine Para Crianças Peculiares conta a história do Jacob, que cresce muito próximo do seu avô paterno e passa sua infância ouvindo as histórias contadas por ele sobre mundos diferentes e crianças com poderes especiais, seu avô tinha várias fotos incríveis sobre essas crianças, e sempre contava sobre todas as aventuras que tinha vivido com elas, o que fazia com que ele deixasse sua imaginação correr cada vez mais solta e com isso fosse motivo de várias brincadeiras na escola por acreditar em tudo o que seu avô lhe contava. Com o passar do tempo e com a idade avançando, Jacob deixa de acreditar nessas histórias e começa a achar que seu avô sempre mentiu e o fez acreditar em um mundo impossível de existir.
     
Um dia seu avô é assassinado e ao chegar lá ele vê uma criatura assustadora rondando a floresta e acredita que esteja ficando louco ou traumatizado por causa do ocorrido. Para a polícia, o seu avô morreu atacado por criaturas dessa floresta, mas Jacob desconfia desse fato. A história começa a se desenrolar a partir daí, quando ele começa a seguir pistas para entender o que aconteceu e descobrir o que realmente estava por trás das histórias que ele ouvia desde criança. Seu avô minutos antes de morrer lhe faz um pedido para encontrar a Ave e a partir daí o garoto começa a tentar entender o que, ou quem seria ela.
     
A narrativa é escrita de uma forma bem simples, porém como a história demora muito para se desenrolar achei que alguns pontos ficaram meio superficiais, por exemplo, as crianças e seus poderes especiais foram pouco explorados e também não me senti muito envolvida sobre como o romance se desenrola, vou esperar para ver se nos próximos livros o autor se aprofunda mais na história de cada personagem. Mas eu gostei bastante do livro, dei três estrelas no Skoob e recomendo para quem gosta de literatura fantástica.
     
Falando um pouquinho sobre o filme agora, quero dizer que eu AMEI e achei incrível o que Tim Burton fez com a história, porém o filme só se assemelha ao livro até a hora que o Jacob chega no orfanato, a partir daí o filme e o livro caminham por trilhas totalmente diferentes e não existe nem forma de comparar um com o outro, até os poderes das crianças peculiares são diferentes do que os que Ransom Riggs inventou. Então para quem for ao cinema procurando assistir uma adaptação fiel, nem vá, mas quem tiver afim de assistir um filme muito legal, baseado bem de longe no livro, deve ir agora ao cinema porque vai amar assistir ao novo mundo que foi criado a partir da ideia original.


Beijos e boa semana para todos, e se você já leu esse livro ou assistiu ao filme deixa sua opinião aqui em baixo para mim, vou amar ouvir o que vocês acharam...


24 comentários:

  1. Olá
    Eu vou tentar ver o filme antes de ler o livro justamente por causa dessas mudanças que eu jâ sabia que ia ocorrer, andei prestando atençào em mim e percebi que quando leio antes tendo a não aproveitar o filme, espero gostar bantante dos dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele, também tenho essa tendência, acho que acabo chegando ao filme de uma forma bem mais crítica, depois me conta como foi a sua experiência...
      Beijos e obrigada por comentar

      Excluir
  2. Oi! Estou lendo o livro agora e estou curtindo. Também estou louca pra ver o filme, mas ainda não tive a oportunidade. E saber que é diferente do livro, me deixa com sentimentos divididos... uma parte acha frustrante e a outra acha bom ter duas versões da mesma história interessante... vamos ver no que dá rsrs

    bjs - Papierllon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brenda, realmente acho que você vai ter que ir ao cinema de cabeça bem aberta, porque as histórias são MUUUUUITO divergentes... depois me conta o que achou...

      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  3. Olá
    Achei o livro muitooo legal. Já li os seguintes e todos me prenderam atenção,principalmente esse, pois qdo li nem imagina do que se tratava.
    Estou ansiosa para assistir ao filme. Sei das diferenças, pois andei lendo sobre isso, mas filme e livro, sempre serão bem diferentes, então já sei o que esperar.
    Depois quero saber o q vc achou.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana, os próximos da série já estão aqui em casa e na fila de leitura... bom saber que você gostou da continuação, dá bem mais animo de continuar a série. Depois me conta o que você achou do filme.
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  4. Olha eu curto mt coisas bizarras. Sério, amo mesmo, mas tem algo nesse livro que não consigo me sentir atraída por ele. Quero muito ler, até porque é um estilo que eu gosto, mas sei lá... me incomodo demais com as capas e a aparência geral da trama. Vou ver o filme para ver se me anima, mas não é uma leitura que farei momento. Até pq não sei ao certo explicar o que sinto que afasta da leitura. Fico feliz que tenha gostado, apesar de ter demorado a entrar na trama.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raíssa, as vezes acontecem umas coisas inexplicáveis assim mesmo, tive isso com Jogos Vorazes, só li o primeiro ate hoje e ainda não li as continuações, e olha que eu amo os filmes. Ms acho que quando diminuir um pouco a falação em torno do livro deve melhorar a sua vontade de lê-lo.
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  5. Olá,
    Ainda não li a obra nem assisti ao filme. Concordo que talvez tenha demorado um pouco para a leitura engrenar pelo fato de você ter assistido ao filme.
    Adorei saber suas impressões, mas acho que só irei ler e não assistir a adaptação, pois já vi algumas comparações que não me agradaram muito.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele, acho que deve encara o filme e o livro nessa situação como coisas bem diferentes, simplesmente a idéia inicial que é igual, quem sabe você não gosta dos dois?

      Excluir
  6. Oie!
    EU ainda não li nenhum dos livros e também não assisti o filme, por isso não sei o que esperar. Espero gostar da narrativa e da trama, para que eu continue a leitura da trilogia.
    Bjks!
    histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá esperando o que Carla? Lê e passa aqui para deixar o link da sua resenha. Ansiosa para saber a sua opinião.
      Beijos e obrigada por comentar.

      Excluir
  7. Olá!
    Adorei seu post sobre "Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares", esse livro divide opiniões!
    Eu particularmente, adorei o enredo, personagens,a narrativa do autor e principalmente as fotos que ilustram o livro. Amei essa ideia, parece até real e não sei você, eu senti quase que estivesse lendo um diário secreto,porque ficou tão bem encaixado as fotografias com a situação sendo narrada.
    Já o filme, eu me decepcionei um pouco, mas o principal motivo porque criar altas expectativas pois era uma produção do Tim Burton, mas achei o filme fraquinho e não sendo tão fiel ao livro.

    Beijo,beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, concordo totalmente com tudo que você falou, exceto que eu também gostei do filme apesar de bem diferente do meio para o final, só tenho uma curiosidade: se a história terminou tão diferente do livro como será que ele vai encaixar as continuações?
      Beijos e obrigada por comentar

      Excluir
  8. Olá,

    Quero muito ler esse livro, em parte pelo hype e em parte por ter tido a ideia errada do que viria a ser a história. Estou vendo que é um livro que divide opiniões, alguns amaram outros nem tanto. Porém, eu sempre gosto de tirar minhas próprias conclusões e não deixa que a opinião de terceiros interfira na leitura. Enfim, estou bem empolgada para começar essa série *----*

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thayenne, estou empolgada em saber a sua opinião também, assim que tiver lido passa aqui e deixa o link da sua resenha ou me fala aqui mesmo o que você achou.
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  9. Você é a primeira pessoa que vejo gostar tanto do filme, e também a primeira que diz que assistiu antes, então estou pensando em fazer as coisas nessa mesma ordem, já que o livro e o filme têm pouco em comum. Espero não ter essa impressão de que o livro demora a engrenar nem de que algumas coisas ficaram meio superficiais na obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju.... Fiquei muito curiosa mesmo sobre o que você vai achar, eu realmente gostei do filme mesmo, amo tudo que o Tim Burton faz, mas as vezes ter assistido o filme antes tenha sido mais válido para mim. Não deixa de passar aqui para me contar a sua experiência depois...
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  10. Olá! Estou bem curiosa para ler esse livro, a história dele chama bem atenção. Quanto ao filme, mesmo sendo diferente do livro, acho que vale a pena assistir, pelo que vi pelo trailer parece ser bem produzido e com uma história bem legal, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana leia sim, acho que não vai se arrepender, é uma fantasia bem legal, pelo menos por entretenimento vai valer a pena. Passa aqui para me contar o que achou depois ou para deixar o link da sua resenha.
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  11. Eu assisti o filme, mas admito que não li o livro, então não posso fazer comparações, mas realmente fiquei sabendo de que o filme foi bastante diferente e deixou a desejar. Particularmente achei ele fraco, esperava mais, mas ainda assim gostei bastante!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Que bom o livro te conquistar. Eu confesso que abandonei, não funcionou para mim. Empaquei de tal maneira que não saia do lugar. Mas pretendo ver o filme, adorei o trailer. E gosto muito de Tim e Eva.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu já li o livro e gostei bastante e quanto ao filme ainda não vi, mas pretendo ver sim em breve.
    Adorei a sua resenha.
    Abraços

    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu sou doida pra ler esse livro, são várias positividades e o interesse só aumenta. Muito boa a sua crítica. Lindo o blog, tô seguindo como Jenni.
    Sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo