Crítica: "O Menino Que Desenhava Monstros" de Keith Donohue



Sinopse: Um livro para fazer você fechar as cortinas e conferir se não há nada embaixo da cama antes de dormir. O Menino que Desenhava Monstros ganhará uma adaptação para os cinemas, dirigida por ninguém menos que James Wan, o diretor de Jogos Mortais e Invocação do Mal. Jack Peter é um garoto de 10 anos com síndrome de Asperger que quase se afogou no mar três anos antes. Desde então, ele só sai de casa para ir ao médico. Jack está convencido de que há monstros embaixo de sua cama e à espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mãe sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que é só uma fase e que isso tudo vai passar. Não demora muito até que o pai de Jack também comece a ver coisas estranhas. Uma aparição que surge onde quer que ele olhe. Sua esposa passa a ouvir sons que vêm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack são assombradas pelo que acham que estão vendo, os monstros que Jack desenha em seu caderno começam a se tornar reais e podem estar relacionados a grandes tragédias que ocorreram na região. Padres são chamados, histórias são contadas, janelas batem. E os monstros parecem se aproximar cada vez mais. Na superfície, O Menino Que Desenhava Monstros é uma história sobre pais fazendo o melhor para criar um filho com certo grau de autismo, mas é também uma história sobre fantasmas, monstros, mistérios e um passado ainda mais assustador. O romance de Keith Donohue é um thriller psicológico que mistura fantasia e realidade para surpreender o leitor do início ao fim ao evocar o clima das histórias de terror japonesas.



Crítica: Boa tarde, gente linda! Parece que o horário de verão chegou e junto com ele um calor enorme aqui na minha cidade, então ler esse livro foi bem interessante porque ele se passa em um inverno daqueles de dar inveja em muito filme, e é nesse ambiente invernal, com quase nenhuma pessoa caminhando nas ruas e com uma bela praia de paisagem, que essa história acontece. 

O Menino Que Desenhava Monstros não é uma historia de terror daquelas que você fica apavorado e sem conseguir dormir,  ela está mais para aquele tipo de terror psicológico que a gente não sabe muito bem quando começou, nem da onde veio e que nos deixa sem ar. Então para quem tem medo de ler livros de terror, vai em frente e leia esse livro que é uma ótima entrada nesse tipo de gênero. 

Jip é o personagem principal dessa história e o clima de mistério fica todo em volta dele, da sua família e do seu melhor amigo Nick.
Jip é um menino de 10 anos, com síndrome de Asperger e que por causa disso não consegue se relacionar de forma comum, e para piorar sofre de agorafobia e desde um acidente sofrido na praia tem medo de sair de casa.

Os pais de Jip se sentem de certa forma culpados pela sua doença e, como o livro é escrito pelo olhar de todos os personagens, a história fica meio lenta, sendo que fica bem cansativo a auto-piedade deles, então tudo engrena mesmo do meio para o final do livro quando começam a ocorrer coisas super esquisitas e todo mundo começa a enlouquecer um pouco.

Não é o melhor livro que li esse ano, mas a história tem um final surpreendente, e todo aquele mistério que envolve os desenhos vão muito mais além do que imaginamos. 

Realmente esse é um livro de mistério envolto com um tom sobrenatural. Para mim é um livro de 3 estrelas e apesar do final ser incrível a narrativa não é lá essas coisas...

39 comentários:

  1. woow!! Intrigante!! Gostei muito da sua crítica, ela refinou bastante o que achei que havia entendido pela sinopse! Com certeza vou procurar sim O menino que desenhava Monstros. Amei o formato do seu blog, é tão bom quanto estar mesmo num jardim tranquilo <3 Continue sempre linda e peço uma visitinha também... ;)

    http://bellapagina.blogspot.com.br/2016/10/o-decimo-beijo-segundo-capitulo.html

    Beijão! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lizzie, que bom que gostou da crítica, com certeza vou te fazer uma visita, e assim que você tiver lido passa aqui para deixar o link da sua resenha ou sua opinião sobre o livro.
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  2. Oioi
    Esse é um livro que eu gostaria de ler, realmente ver gente em estado de auto-piedade deve ser cançativo, mas o fato do menino ter Asperger me deixa com vontade de ler, o filhinho de um primo meu tem e eu estou tentando entender cada vez mais como viver com uma pessoa assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Daniele, que bom que você se esforça para compreender o mundo do outro pois isso nos torna pessoas melhores, espero que goste da leitura, eu acho que ela vai te interssar muito.
      Obrigada por comentar

      Excluir
  3. Oi, tudo bom?

    Já vi várias resenha sobre esse livro, mas logo pela capa ele não me atrai e não gosto de histórias de terro. O meu negócio mesmo é romance!

    Beijos:*
    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inês, eu não considero esse livro do gênero terror mesmo, está mais para suspense, que tal se arriscar?
      E romance é sempre bom né?
      Obrigada por comentar...

      Excluir
  4. Eu curto mais terror psicológico, pois eles tendem a ser mais consistentes no quesito trama. é a primeira resenha que leio do livro e confesso que me interessei, o que anda sendo raro já que to correndo de histórias com personagens mt jovens como foco. Dica pra lá de anotada.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Raíssa, apesar de gostar também de terror sobrenatura. Assim que você tiver lido passa aqui para deixar o link da sua resenha ou sua opinião sobre o livro.
      Obrigada por comentar...

      Excluir
  5. Oi!
    Adoro um bom terror psicológico pois, se bem escritos, eles podem ser muito mais aterrorizantes do que o terror explícito e só por isso já colocaria o livro na minha lista de leitura. Fiquei curiosa quanto ao desfecho surpreendente que você citou, pois se tem uma coisa que me cativa é um desfecho bem feito. Vou anotar a dica pra ler assim que possível.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa também gosto bastante de terror psicológico, apesar desse livro ter uma leitura lenta ele vai ficando cada vez melhor quando vai chegando no final. Ahhh e assim que você tiver lido passa aqui para deixar o link da sua resenha ou sua opinião sobre o livro.
      Obrigada por comentar...

      Excluir
  6. oie!
    Nossa, eu não sabia que a narrativa seria assim, e fiquei um tanto receosa para ler. Quem sabe mais para frente, e olha que o assunto é bem interessante. Pena que falha um pouco...
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, realmente o livro não me prendeu de cara, mas quem sabe se para você a experiencia não seja diferente?
      Obrigada por comentar

      Excluir
  7. oie, eu gosto muito de tramas psicológicas, então seu resumo me deixou bem intrigada, embora quando você fala que a narrativa não é grande coisa eu já tenha ficado com um pé atrás, mas é algo diferente de tudo que já li então quero com certeza dar uma chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamara, eu acho que você poderia dar uma chance sim pois o tema do livro é bem interessante e apenas a narrativa que não me agradou, mas para você a história pode ser bem diferente. Então se você for lê-lo passa aqui para deixar sua opinião.
      Beijos e Obrigada por comentar.

      Excluir
  8. Olá,
    Não é a leitura que estou acostumada a fazer, porém adorei a premissa e quero muito conferir a obra.
    A diagramação parece estar incrível, o que torna a obra ainda mais agradável e envolvente!
    É diferente de tudo que já li e por isso estou intrigada.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele, a Darkside sempre arrasa nos livros, tem uma parte no fundo dele que é só para a gente desenhar, muito legal mesmo... Então assim que você tiver lido passa aqui para deixar o link da sua resenha ou sua opinião sobre o livro, estou bem interessada em saber o que você achou da leitura.
      Obrigada por comentar...

      Excluir
  9. Olá,

    Sou muito fã dos livros de mistérios, principalmente se bem escritos e desenvolvido. Estou vendo muitos comentários ultimamente sobre esse livro, e confesso que isso tem me deixado bem intrigada. A edição tá show, mas isso é típico da Darkside. Já adicionei a wishlist *----*

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thayenne a Darkside é incrível demais, o livro é uma coisa linda... fica maravilhoso na estante. Realmente esse livro tem sido bem badalado, no booktuber principalmente. Então assim que você tiver lido passa aqui para deixar o link da sua resenha ou sua opinião sobre o livro.
      Beijos e obrigada por comentar

      Excluir
  10. Oi Ana...
    Essa é a primeira resenha que eu leio desse livro e gostei bastante do que você mostrou. É muito estranho quando temos uma história excelente, mas a forma na qual ela é contata estraga :/
    Infelizmente vou deixar a dica passar, mas vou mostrar esse livro para um amigo que tenho certeza que irá amar.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayara, me senti meio frustrada durante a leitura mesmo, acho que esperava demais do livro devido as resenhas que já tinha lido. Mas as vezes a experiência de leitura pode ser bem diferente para você.
      Beijos e Obrigada por comentar...

      Excluir
  11. Olha, estou ansiosa para ler esse livro! Será que vou achar um 3 estrelas também??? Fiquei preocupada agora!! rs

    beijinhos!!

    #Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, as vezes se você não for com tanta expectativa a experiência de leitura será melhor, então assim que você tiver lido passa aqui para deixar o link da sua resenha ou sua opinião sobre o livro, estou bem interessada em saber o que você achou porque as vezes eu animo de reler...
      Beijos e obrigada por comentar

      Excluir
  12. Sempre achei que esse livro tratava de outra coisa, mas gostei bastante dessa premissa! Adorei a sinceridade da sua resenha, ficou objetiva e bem escrita, gostei bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lílian que bom que gostou, volte sempre e não deixe de comentar sua opinião com a gente. Muito obrigada.

      Excluir
  13. Oiii Ana! Amei a sua resenha e sua sinceridade também *-* Já havia visto outras resenhas e nelas também disseram que a narrativa é um pouco cansativa, mas o final é surpreendente! Eu tenho muita vontade de começar a ler algo do gênero, e como você falou que esse é uma boa opção para dar um start, vou adicioná-lo na minha Wishlist :D Adorei o blog <3 Já estou seguindo para não perder mais nada :D

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que você se interessou, além do que o livro é lindo não acha? Acho que talvez a minha expectativa tenha sido muito alta por isso me decepcionei. Mas assim que você tiver lido passa aqui para deixar o link da sua resenha ou sua opinião sobre o livro, quero muito saber a sua opinião.
      Beijos e obrigada por comentar.

      Excluir
  14. Oi
    eu acho essa capa linda mas se tratando de DarkSide uma capa arrasadora é quase marca registrada. Gstei muito da história, como nunca li livros de terror, preciso ainda ler algo e como você disse, esse livro parece ser um bom pontapé inicial, já que eu gosto dos mangás de terro japoneses!

    Talita - www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Talita, realmente a Darkside nunca decepciona, os livros são sempre maravilhosos. Achei esse livro mais para suspense do que para terror, as vezes você gosta... me conta depois como foi a sua leitura...
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  15. Acho a capa desse livro fantástica (e assustadora). Que história, hein! De arrepiar. Fiquei morrendo de vontade de ler. Eu tinha visto o livro por aí, mas não havia lido nenhuma resenha sobre ele. Já tinha interesse, mas agora estou apaixonada pela obra. Ótima dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana, o tema do livro realmente é bem interessante apesar de todos os problemas que tive, apesar de que para você a experiência pode ser completamente diferente, então assim que você tiver lido passa aqui para deixar o link da sua resenha ou sua opinião sobre o livro, quero muito saber o que você achou.
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  16. Oioi...
    Adoro as edições da Darkside e esse livro já me deixou curiosa e com medo hehe.
    Acho que o terror psicológico, as vezes, afeta mais que aquele terror mais comum.
    Achei a historia bem interessante, mas nao sei se leria, pq eu moro sozinha, entao ficaria com varias coisas na cabeça hahaa.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzzy, a Darkside sempre arrasa mesmo, nunca deixa a desejar, um livro mais lindo que o outro. Concordo com você sobre o terror psicológico, mas realmente não achei esse livro muito aterrorizante não, gosto mesmo é de coisas sobrenaturais, por isso amo Stephen King.
      Beijos e obrigada por comentar

      Excluir
  17. Oie
    bem legal a dica, eu to louca pelo livro e espero poder ler em breve, essa edição ta linda e esse enredo sensacional

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catharina, que bom que você está animada com essa leitura, assim que tiver lido passa aqui para deixar o link da sua resenha ou comentar com a gente o que achou do livro...
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  18. Ooi! Acho que minha irmã gostaria de ler esse livro, já que traz a pegada psicológica, o que não me agrada tanto rs gostei da resenha e mesmo que tenha partes lentas, vou recomendar pra minha irmã ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Ruth, que bom que mesmo não gostando desse gênero a recomendação ainda será válida...

      Boa noite e obrigada por comentar.

      Excluir
  19. As vezes lendo as resenhas dos livros da darkside fico com a impressão de que o zelo no trabalho gráfico nos faz ir com muita sede ao pote e meio que dando com os burros na agua, também já fiz leituras de livros da editora bem medianos. Que pena que a história não é tão boa assim, essa capa me seduz bastante.
    beijoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kris, acho que você tem muita razão, sempre fico esperando demais dos livros dessa editora, além do que sempre espero que sejam aterrorizantes. E dessa vez realmente não me encantei muito com a história. Vou tenar reler novamente quem sabe não me apegue mais aos personagens...
      Beijos e obrigada por comentar...

      Excluir
  20. Olá, Ana! Tudo bem?

    Esse livro foi para minha lista de leitura desde o lançamento. Mas confesso, nem tinha lido a sinopse, fui somente pela capa, que achei fantástica. Embora você tenha dado 3 estrelas, sua resenha me deixou ainda com mais vontade de ler. Talvez pelas questões do garoto, pois amo narrativas que abordam questões mais psicológicas dos personagens. Acho que lerei em breve!

    Ótima resenha!

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo