Crítica: ''As Vantagens De Ser Invisível'' de Stephen Chbosky

(Foto de autoria do IG @livrosdejah)

Sinopse:  Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se é real ou imaginário.

Crítica: A crítica de hoje é sobre um livro que eu AMEI, digno de merecer um post aqui! Existem vários tipos de livros e, As Vantagens De Ser Invisível é aquele tipo de livro que você se sente o personagem, sente a incompreensão que ele sente, é aquele tipo de livro que te faz pensar sobre exatamente tudo. Tem frases marcantes que te fazem parar de ler e começar a refletir...

Voltando a resenha, Charlie é um menino que está amadurecendo, na adolescência, ele sofre várias coisas ao longo da vida, e o que ele tenta entender é o motivo de sua existência. Ele conhece dois amigos Sam e o Patrick e com eles vivencia coisas muito boas e ao mesmo tempo ruins. 

O mais intrigante na história é que ele compartilha sua vida através de cartas para uma pessoa que ninguém sabe quem é.

O livro todo é narrado por cartas de Charlie ao seu ''amigo especial''. Em cada carta ele conta sobre seu dia, suas ações, seus pensamentos e reflexões. É desse modo que nos aproximamos de Charlie, sentindo as emoções que ele sente.

Tem como dar mais de cinco estrelinhas???

Espero que vocês tenham gostado! Um beijo e até a próxima crítica!

20 comentários:

  1. Olá
    Esse livro é bem queridinho da garotada, estou pensando em presentear minha sobrinha com ele, mas eu já passei da idade para aprecia-lo, agora o que ele tem a dizer para mim só vai ser xororo de adolescente. =/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu já assisti ao filme e gostei muito da história. Aí resolvi buscar pelo livro, comecei, porém ainda não finalizei. Estou ansiosa!
    Adorei a crítica!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  3. Achei o livro interessante, mas ainda não vi o filme
    Muito legal seu post
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  4. Taí um livro que nunca me encheu os olhos. Apesar das criticas positivas serem unanimidade, nada consegue tirar da minha cabeça que vou ter problemas com a leitura. fico feliz que tenha amado tanto...

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Desde que vi que o livro seria lançado, ele entrou para minha lista de desejados. Porém, até agora não consegui lê-lo e muito menos adquiri-lo rsrs afinal a lista é bem grande e tenho que ir com calma.
    A premissa do livro é muito interessante e o que mais chama a minha atenção é a forma como a narrativa é feita através das cartas de Charlie com esse desconhecido!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie
    muito legal sua resenha, eu sou suspeita pois amo o livro, o filme e principalmente o tema que é abordado nessa leitura, faz um bom tempo que li mas quero muito reler e espero amar tanto quanto amei da primeira vez que li

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Eu gostei bastante do filme e infelizmente ainda não dei uma chance ao livro, mas tenho vontade fazer isso em breve. Gostei muito das suas considerações.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Sua resenha foi esclarecedora para mim. Assisti o filme e fiquei sem saber quem era o amigo a quem Charlie escrevia.
    Com certeza o livro é mais completo. Vou anotar a dica!

    Bjos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, já li esse livro a muito tempo atrás e confesso que meio que me decepcionei com ele, no momento que eu o li, ele estava fazendo muito sucesso, ia lançar filme e tudo e eu fui com um expectativa muito grande em cima dele e ele não foi tudo que eu esperava, é sim um livro bom, mas não acho que é tudo isso que algumas pessoas dizem

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Tenho muita vontade de ler esse livro, pois vi o filme e amei. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  11. A única coisa que curti nesse livro foi a narrativa utilizar cartas, mas ao contrário de você não gostei da leitura. Não gosto de livros em que apareça nenhum tipo de droga, e tive a impressão que pra alguém ser legal nessa história tinha que usar alguma. Me irritei profundamente... Hehe...

    ResponderExcluir
  12. Não cheguei a ler o livro. Fiz a pior coisa de todas... Vi o filme, não curti muito e acabei não querendo ler o livro... :(
    Vacilo meu...


    #Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Jade, sua linda, tudo bem?
    Eu sou uma apaixonada por cartas, acho essa forma de ser expressar tão íntima e adorável. Só por por ser um enredo em que o personagem se apresenta através delas e expõe seus sentimentos e sua vida, fiquei com muita vontade de ler. Dica mais do que anotada. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Amo o livro, amo o filme, este livro para mim merece mais que cinco estrelas. A forma como que cada personagem tem sua identidade própria, como os amigos especiais se relacionam é algo incrivel.

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Amo esse livro! 💚 Adorei os personagens, a escrita, o desfecho, enfim, amei tudo! Já faz algum tempo que o li, e pretendo relê-lo, mas tenho ainda algumas leituras pendentes. Sua resenha me lembrou de coloca-lo na minha TBR, e quem sabe consegui-lo reler ainda esse mês.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Jade!

    Esse livro é aquela rara exceção em que tanto o livro quanto o filme são capazes de emocionar em igual medida. É de uma sensibilidade tocante, de uma verdade tão crua que inquieta a alma. Ótima dica!

    Beijo

    www.leitorasinquietas.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá! Muitos já me indicaram esse livro para ser lido, no começo fiquei com um pé atrás e tudo mais, agora com sua resenha incrível, vou dar uma chance e apreciar essa obra. Ainda bem que aqui na biblioteca da cidade tem esse livro e vou lá pegar ele pra ler.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Não tenho muito o que falar, a não ser que eu TAMBÉM AMEI ESSE LIVRO!
    Tanto o livro, quanto o filme
    Adorei sua crítica.

    Abraços

    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, não sou muito chegada em livros escritos no modelo cartas ou e-mails, mas tenho muita vontade de conhecer essa história.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Jade!!
    Menina eu tenho receio por livros escritos nesse formato, mas devido ao sucesso e a repercurssão desse livro, eu morro de curiosidade para le-lo.
    Obrigada pela indicação

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo