Crítica: ''Nós'' de David Nicholls


Sinopse: Certa noite, Douglas Petersen, um bioquímico de 54 anos apaixonado pela profissão, por organização e limpeza, é acordado por Connie, sua esposa há 25 anos, e ela lhe diz que quer o divórcio.  O momento não poderia ser pior. Com o objetivo de estimular os talentos artísticos do filho, Albie, que acabou de entrar para a faculdade de fotografia, Connie planejou uma viagem de um mês pela Europa, uma chance de conhecerem em família as grandes obras de arte do continente. Ela imagina se não seria o caso de desistirem da viagem. Douglas, porém, está secretamente convencido de que as férias vão reacender o romance no casamento e, quem sabe, também fortalecer os laços entre ele e o filho. Com uma narrativa que intercala a odisseia da família pela Europa — das ruas de Amsterdã aos famosos museus de Paris, dos cafés de Veneza às praias da Barcelona — com flashbacks que revelam como Douglas e Connie se conheceram, se apaixonaram, superaram as dificuldades e, enfim, iniciaram a queda rumo ao fim do casamento, Nós é, acima de tudo, uma irresistível reflexão sobre a meia-idade, a criação dos filhos e sobre como sanar os danos que o tempo provoca nos relacionamentos. Sensível e divertido, com a sagacidade e a inteligência dos outros livros do autor, o romance analisa a intrincada relação entre razão e emoção.

Crítica: Já começo avisando, sou extremamente suspeita para falar do David Nicholls, eu simplesmente amo, e com esse livro Não Foi Diferente. Considero sua escrita muito boa, a narrativa consistente, mas já aviso, este como outros autores, que também amo, não possuem uma escrita que favorece a leitura rápida. Geralmente é um livro que você demorará mais tempo que está acostumado a ler, pois exige que o leitor pense no que aconteceu antes de continuar a história.

Demorei um tempo maior com nós, e me apaixonei pelo Douglas desde a primeira frase, então o que dizer do Douglas? Bom bioquímico e sistemático, sim esse é o Douglas, mas um cara carente que necessita do seu colo, ele está passando por uma situação complicada e precisa contar a sua história. Então, que situação é essa? Após 25 anos de casamento sua esposa Connie quer se separar.

O que choca desde o início é a forma como a Connie trata o Douglas, o que fica bem claro quando ela o responde de uma forma, transparecendo que não tem coração, não estou sendo dramática, é verdade. Vou mostrar para vocês:

“ – Eu estava ansioso para envelhecermos juntos. Eu e você, envelhecermos e morrermos juntos.
- Douglas, por que alguém em sã consciência ficaria ansioso por isso?”

         Com certeza não digeri essa frase até agora... Continuando, então a Connie é isso e no decorrer do livro você aguarda por uma mudança de atitude, você tenta compreender por que dele estar casado com ela ou o porquê de ter se casado, mas não se iluda, ela só piora, você só se choca mais.

         No processo da separação, eles estavam com um Tour marcado pela Europa com o filho Albie e não desistiram de viajar, o que tudo indica que será um passeio que não dará certo. Douglas não tem uma relação boa com o filho e sim, ele tem a parcela de culpa, mas para mim a Connie tem mais, o que torna este passeio incomodo para a família e para o leitor.

Acontece uma reviravolta quando Albie foge com a nova namorada, neste ponto o livro ganha outro rumo e com certeza foi a melhor parte para mim. Não vou falar mais para não dar Spoilers, pois gostaria que sentissem o que eu senti ao ler esse livro.

         Então simplesmente amei a história, amei o Douglas a cada palavra que ele falava e odiei Connie com unhas e dentes. Um livro que com certeza irá agradar.

3 comentários:

  1. Olá, Rafa! Tudo bem?
    Que coisa linda ler isso sobre o Nicholls! Sabe que assim como você sou apaixonado por esse autor! O David é maravilhoso, escreve histórias com personagens tão complexos e situações fortes e reflexivas. Adoro os dramas que eles escreve (o que dizer de UM DIA, né?) e Nós realmente foi uma leitura mais demorada, mas que eu gostei de maneira geral.

    Primeira vez aqui no Blog, Bjux!

    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego que bom que gostou! Futuramente estarei fazendo mais resenhas dele, fica de olho! Volte sempre!

      Excluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo