Crítica: ''A Desconstrução de Mara Dyer'' de Michelle Hodkin


Sinopse: Um grupo de amigos... Uma tábua ouija... Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto... até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente pertubada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações - ou seriam premonições? - Os corpois e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la....

Crítica: Sabe aquela história que te prende do início ao fim? A desconstrução de Mara Dyer é quase isso. Bom tudo inicia com Mara, Claire e Rachel e tabuleiro de Ouija, após Rachel perguntar como ia morrer o tabuleiro simplesmente responde MARA. Ninguém compreendeu o real significado e acreditou que o tabuleiro queria falar com a mesma, e não que fosse a resposta.


Seis meses depois Mara está no hospital após ficar soterrada sobre um prédio, um antigo sanatório que desabou sobre Mara, Claire, Rachel e Jude (irmão de Claire e namorado de Mara), somente Mara sobreviveu.

Após o funeral, Mara convence seus pais a se mudarem de cidade e começa aquela fase óbvia, típica de filminho americano, a garota nova na escola, esquisitona, que não tem amigos e que o cara mais gato e desejado da escola vai se apaixonar por ela, no caso dessa história Noah.

Até aí dá para engolir, pois o suspense da história se torna muito maior que qualquer outra coisa, Mara está sofrendo de estresse pôs traumático, e começa a ver os fantasmas de Jude e Claire, começa a ter alucinações, e todas as pessoas que ela gostaria que morressem aparecem mortas da forma que ela imaginou.

Começa um jogo de intrigas que você imagina que estão todos contra ela, que estão todos mentindo, inclusive Noah e então começa a se passar na sua cabeça o tanto que Mara enlouqueceu.

Até este ponto o enredo corre muito bem e o suspense vence os clichês. Mas após isso Mara querendo descobrir o que está acontecendo, ela vai até um curandeiro e acaba descobrindo a verdade.

ALERTA DE SPOILLER – vai ser um SPOILLER LEVE, mas se não quiser saber não prossiga.

Bom após ela descobrir o que realmente ocorreu, e que ela não está louca, começa a pegada sobrenatural, aparição de poderes, é obvio que desde o início você imagina poderes em Mara, mas começa a aparecer em outras pessoas também, aí já não deu mais. Cheguei ao meu limite de clichês.

A série é uma trilogia e por mim já deu, não irei continuar, apesar de ter lido o primeiro até o fim pode-se dizer que o livro não é para mim. Meu gosto para leitura não abrange muito sobrenatural, e cheguei algumas vezes a pensar que estava lendo crepúsculo de terror. Não que não goste do mesmo, mas não curto imitações, mesmo que correndo para um lado da história totalmente diferente.

Então recomendo o seguinte, você gosta dessa pegada sobrenatural? Leia. Não gosta? Leia o primeiro livro depois você resolve se deve continuar. Até a página 300 o livro corre muito bem, então leia e vê se gosta, e depois me conta o que achou.



34 comentários:

  1. Olá, Rafa, tudo bem?

    Super me identifiquei com a frase "mas não curto imitações". Li a sinopse e comecei a ler a resenha, poxa, pena que você não gostou, parece ser tão legal. Como minha lista de leituras está grande, vou dar um tempinho, mas quem sabe mais pra frente eu leia, aí te conto o que achei.

    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leia sim, esse é um livro que divide opiniões e quero saber a sua assim que ler! Espero que goste, pois acho tão ruim não gostar de um livro, mas acontece. Bjus!

      Excluir
  2. Olá
    Tenho uma certa curiosidade com esse livro, mas fico meio indecisa, leio maravilhas e horrores sobre esse livro, gosto muito de sobrenatural, mas não gosto quando começa a partir mais para o lado do romance. Vou tentar fazer como você, ler o primeiro volume e decidir se continuo depois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta de sobrenatural aposto que vai gostar pois é um livro bem escrito, so queria o fim me desanimou pq não gosto de sobrenatural, se vc gosta acho que irá te conquistar, le o primeiro e me conta o que achou! E o q decidiu tbm! Bju

      Excluir
  3. Rafa, tudo bem?

    Eu adoro essa trilogia. Embora tenha me surpreendido com as explicações, e embora eu tenha sentido falta de determinado personagem no 3o livro, é uma das minhas preferidas. Ela prende a atenção. É tensa, nos faz pensar mil coisas pra depois nos surpreender! Né?

    Belo post ;)

    beijo

    www.leitorasinquietas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, infelizmente não consegui chegar até o 3 livro, mas o primeiro me prendeu atenção sim, pena q desanimei com o fim. Abraço

      Excluir
  4. Olá,
    Gosto de livros que contenham essa parte sobrenatural, mas dei uma desanimada quando vi que você disse que a obra parece uma imitação de Crepúsculo só que com mais terror.
    Porém, fiquei curiosa para saber o que acontece com Mara e quais os poderes que ela detêm.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, tudo bem??
      Então se curte sobrenatural tenta ler, talvez você veja de forma diferente, ai me conta o q achou. Bju

      Excluir
  5. Oi!
    Já perdi a conta de quantas vezes já me indicaram esse livro. Eu também não sou muito fã dessa de sobrenatural e tal. Chegamos a um nível de que tudo é sempre a mesma coisa! Bem raro ter algo tão diferente quando se trata de sobrenatural, não é? Acho que tentar ler o primeiro, mas é quase certeza de que não vou continuar haha' Quem sabe...
    Adorei a resenha, abraço! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Vitor, penso a mesma coisa, mas não custa nada tentar ne, muitas pessoas falam bem. Por isso li, precisava ter uma opinião. Bjuu

      Excluir
  6. Oiii lindinha, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse e com isso eu irei pular a dica, mas parabéns pela resenha e sua sinceridade, quem sabe eu leria por causa do sobrenatural.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, obrigada pela leitura da crítica.
      Volte sempre. Bju

      Excluir
  7. Oii Rafa, tudo bem? Eu sempre tive muita curiosidade com essa trilogia, mas até agora não tive oportunidade de ler. Gostei bastante da tua crítica. Gosto dessa pegada sobrenatural!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrielly, obrigada!!
      Assim q tiver oportunidade Leia e me conte. Abraço.

      Excluir
  8. Oi,
    Li a resenha até o alerta de spoiler e fiquei mega curiosa para entender o que esse curandeiro misterioso fala p/ela.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaaaa, pois é, avisei por esse detalhe mesmo, falei do que não gostei no fim :) Leia vai ser interessante :)

      Excluir
  9. Apesar de gostar do gênero eu não me atrai para essa leitura, não curti a capa e nem a premissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, que pena, eu até gosto de terror, mas este livro o final não me agradou. Volte sempre e leia nossas resenhas. Quem sabe não gosta de algum.
      Bju

      Excluir
  10. Oi, Rafa, tudo bem?
    Menina, eu sou louca para ler essa trilogia. Parace ser incrível!
    Apesar de ser bem medrosa com esse negócio de tabuleiro e afins, morro de curiosidade para saber o que diabos aconteceu para que so Mara sobrevivesse.
    Eu não li o livro, claro, mas fico me perguntando se não é a própria Mara que mata ess epovo todo e depois não se lembra de nada. Será que em algum momento essas mortes são desvendadas?
    Ahhh, eu preciso ler esse livro e os próximos! (mesmo com esse aspecto de filme americamo haha).

    P.S.: Resolvi não ler seu spoiler, pois não quero estragar a leitura haha.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Amanda
      No primeiro livro ja fala o q aconteceu, quanto ao terror é um terror bem leve que vc acha que ela está tendo alucinações, não da medo não. Leia, espero que goste.

      Excluir
  11. Oie!
    Esse é o tipo de livro que você começa e não quer parar mais. Livro mais que indicado para os leitores que gostam de um bom suspense, com uma narrativa de tirar o folego.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do livro!!! Bjus volte sempre!

      Excluir
  12. Ooi! Gostei bastante da sinceridade :) eu também não curto quando um livro é uma "imitação esfregada na nossa cara", mesmo que tenha algumas diferenças no percorrer da leitura. Se me faz lembrar a maior parte de outro livro, já fico desanimada. Parabéns pela resenha!
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruhh, Obrigada.
      Acho que resenha tem que partir pros dois lados né, o bom ou o ruim, pois nem tudo agrada. Imitações é complicado, não me agrada, mas conheço pessoas que gostam!!!
      Volte sempre BJU

      Excluir
  13. Olá!
    Eu até gosto de sobrenatural, mas esse livro simplesmente não me prendeu e me chamou a atenção,então vou deixar essa dica de lado.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, o livro é ate legal, mas o final não me agradou. Volte sempre talvez tenha algum livro que te convença bju.

      Excluir
  14. Olá!

    Não curto muito sobrenatural, ainda mais se tiver Ouija no meio, acho bem chato, na verdade. Aliás, mesmo que eu tivesse gostado, ando sem tempo pra nada... parabéns pela sinceridade na resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila, so fala sobre isso no início, depois muda o foco. Talvez goste! Bju

      Excluir
  15. Oi Rafa...
    Adorei a premissa desse livro...
    Não conhecia a história mais conseguiu chamar a minha atenção. Adoro suspense e sobrenatural.
    Leria esse livro sem dúvidas, mas não no momento acho.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara,
      Leia quando tiver com muita vontade, se não vai acabar que nem eu, largando de lado, e depois me conta. BJU RAfa

      Excluir
  16. Olá! Poxa, li a sinopse é fiquei interessada, li a resenha fiquei mais interessada ainda. Mas, a sua ressalva me deixou com um pé atrás. Também não curto imitações, gosto de pegadas sobrenaturais, mas com estilo próprio, parabéns pela resenha. Beijo!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana,
      Obrigada e que bom que gostou.
      Entao, eu sou meio chatinha, costumo abandonar o que todo mundo gosta, mas acho que todo mundo tem que ter opinião, por isso aconselho a ler. Quando interessar leia sim, e me conta o que achou.
      Bjus Rafa

      Excluir
  17. Nossa que história intrigante! Fiquei realmente muito curiosa para saber o que Mara e seus amigos faziam no prédio que desabou. Parece ser mesmo uma daquelas leituras difíceis de largar.

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati,
      Você so fica sabendo no final, leia, acho que vai gostar. BJU Rafa,volte sempre!

      Excluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo