Crítica: ''O casamento'' de Nelson Rodrigues




Kit da Tag de Agosto


Cartinha que veio junto com o livro, dentro do envelope
  vem uma ilustração que só pode ser aberta após a leitura do livro...



Sinopse: A apenas um dia do casamento de Glorinha e Teófilo, o médico da noiva avisa ao pai dela que seu futuro genro foi flagrado em um incidente homossexual. Esse é o ponto de partida para Nelson Rodrigues desfilar sua genialidade irônica e o humor negro tão característicos de sua narrativa. Escrito por encomenda para Carlos Lacerda, “O casamento”, único romance de Nelson, foi publicado em 1966 e alcançou sucesso extraordinário em poucas semanas. O autor já se preparava para uma brilhante carreira nas livrarias quando foi tomado de surpresa pela notícia da morte de Mário Filho poucos dias após o lançamento do livro. Antes que pudesse se recuperar da perda de seu irmão, o romance foi proibido pelo ministro da Justiça do governo de Castello Branco, tendo sido considerado subversivo e indecoroso.

Crítica: Olá gente, bom dia. Para começar a falar desse livro, primeiro temos que falar do incrível Nelson Rodrigues, ele é um dos grandes autores brasileiros e apesar desse ser seu único romance publicado, ele é incrivelmente conhecido pelas suas crônicas, principalmente as esportivas, como descobri na revistinha da TAG, foi ele que inventou o grande termo clássico dos jogos Fla-Flu. Ele é dono de célebre frases que vocês já devem ter ouvido em algum lugar, como por exemplo:

" A platéia só é respeitosa quando não está a entender nada"
"A televisão matou a janela"
" O brasileiro quando não é canalha na véspera, é canalha no dia seguinte"

A partir dessas frases podemos ver que ele é um autor que gosta de incomodar e de tirar os seus leitores da zona de conforto.O casamento é um livro subversivo que traz uma crítica feroz a sociedade burguesa que vivia de fachada, e para a época que foi escrito era considerado pornográfico, por isso em 1966 ele foi censurado pela ditadura militar. Trata-se de um livro completo, com uma escrita veloz, onde muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, nele encontramos: assassinato, problemas de relacionamentos familiares, homossexualidade, preconceito, o problema do incesto, pedofilia, e mostra como a sociedade era hipócrita em relação as mulheres e a sua virgindade. 

O livro conta a história de Sabino Uchoa, um grande empresário, dono de uma imobiliária de sucesso, que participa do roda da grade sociedade carioca. A historia toda ocorre em apenas dois dias, antes do casamento de Glorinha, filha caçula de Sabino, e também a filha mais amada por ele. Após descobrir que seu genro foi encontrado beijando o secretario do médico da família, Sabino se vê em uma enrascada, com todo o casamento preparado e perdido sem saber como proceder. Se ele contasse a filha, o casamento seria cancelado e ele passaria uma vergonha pública, além de perder todo o dinheiro que já havia sido gasto, e se ele não contasse, a filha poderia ter um casamento extremamente infeliz, além de ser maltratada pelo marido que não a amava. E você, o que faria nessa situação? 

Porém, o pior é que a confusão não termina ai... Ao decorrer da história você vai se escandalizando cada vez mais com as atrocidades que são retratadas nesse livro, Nelson Rodrigues é bizarro, e extremamente bom.... É como diz a Heloísa Seixas, curadora da TAG desse mês:

" Leia sem preconceito, Todo gênio é único. É criador, é inventor, não segue padrões existentes e por isso não se enquadra em escaninhos. Nelson é livre. E é preciso ser livre para lê-lo."

Super recomendo esse livro, ele é uma critica feroz as pessoas que vivem de fachada, e que escondem por traz da educação e do dinheiro uma podridão tão grande que espanta quando é mostrada. 

Espero que tenham gostado gente, e que após essa crítica, tenham mais vontade de conhecer esse incrível autor nacional! Sei que não é um livro muito conhecido, e que também não é um livro para todas as pessoas, mas é incrível e nos obriga a sair da nossa caixinha, do nosso mundinho de sempre. É necessário ter uma mente aberta para perceber toda a crítica que é feita, e se você for lê-lo com preconceito, não vai entender nem a metade que está escrito nas entrelinhas. Resumindo, esse é um livro que te faz pensar. E por favor, me deem dicas do que querem ver mais por aqui....

Beijinho, beijinho....



6 comentários:

  1. Oi,
    Eu não conhecia mesmo o livro não, nem sabia da sua existência.
    Quantas pessoas se escondem em um personagem para viver, deve ser uma história muito interessante.
    Gostei bastante da sua resenha
    Beijos
    Daya
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daya, é muito interessante e intenso, acho que foi feito para chocar, para quem gosta de ser surpreendido é incrível... Tomara que vc goste e obrigada por comentar....

      Excluir
  2. Oi Ana, tudo bem?
    Eu já li algumas crônicas do Nelson Rodrigues e as achei sensacionais, o romance também não deve deixar a desejar. Muitas pessoas levam uma vida de fachada e ele deve ter retratado esse tema com maestria. Vou anotar a dica de leitura, espero ter a oportunidade de ler essa obra em breve.
    Beijos
    umrascunhoamais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou das crônicas, vai adorar o romance, é uma leitura rápida e tão intensa que você tem que parar para pensar várias vezes para poder acompanhar o ritmo... Leia que tenho certeza que vai ser uma leitura diferente de tudo que vc já leu. Obrigado por comentar. 😀

      Excluir
  3. Oi, Ana! Tudo bem?
    Você também é assinantes da TAG? QUe coisa linda! Eu sou assinante e adoro os livros indicados. Ainda não li O Casamento, mas foi bom saber um pouco da sua visão sobre ele.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego... oba mais um assinante, amo a nossa comunidade... O casamento é incrível... Tô devendo o Vermelho e o Negro ainda, mas acho um livro bem difícil e tenho medo de arriscar ainda... Mas leia logo O Casamento ele é incrível... depois me fala sua opinião... :)

      Beijos

      Excluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo