Crítica: ''Amy & Matthew'' de Cammie McGovern



Sinopse: Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos. Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa. À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesmo forma que ele a ajudou. E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro... exceto o que mais importa.

Crítica: Amy e Matthew combinam de uma forma que ninguém entende. Embora ele conviver com seus TOC's e ela com sua difícil paralisia, eles se ajudam bastante e, com isso, fui conquistada por uma escrita maravilhosa com personagens humanos, cheios de defeitos, mas também cheios de vida e com uma vontade imensa de quererem superar os seus problemas.

Amy é um doce de pessoa, mas podemos achar, no começo do livro, que ela é a vítima. Mas já vou logo dizendo: não achem isso! Mesmo com toda dificuldade que ela tem para andar, falar e até comer, ela não se deixa levar por isso. Descrevo ela como uma menina forte, decidida, amiga e engraçada. 

Matthew não conseguia entender o porque de ela ser tão ''feliz'' mesmo com toda sua dificuldade e esfrega a realidade na cara de Amy. Mesmo que ela ache que sua vida é boa, a sociedade é cruel e preconceituosa, fazendo com que quase não exista lugar para pessoas com dificuldades especiais como as dela.

Depois de Matthew dizer tudo o que achava, Amy tem a certeza de que precisa de pessoas como ele, pessoas que não tenham pena dela e digam a verdade sem medo. Ela precisa de Matthew.

Cammie tem uma narrativa leve e gostosa de acompanhar. Gostei do modo como ela dividiu a história e do modo que ela nos apresenta aos personagens sem tornar nenhum deles a grande vítima. Ah, e o livro é narrado em terceira pessoa, o que faz com que possamos acompanhar o ponto de vista dos dois protagonistas.

Amy & Matthew é uma história bonita, reflexiva e emocionante. Cammie é uma autora da qual eu já espero um próximo livro. 

Super recomendo o livro para que vejam o quão bom o mesmo é e que aproveitem para terem coragem de olhar para seus defeitos e qualidades e perceberem que ninguém é perfeito. ;)

8 comentários:

  1. Oi, Bell! Esse livro está na minha lista de desejados desde que foi lançado. Li há pouco tempo uma opinião de alguém que leu e não gostou muito. Sua resenha voltou a me animar, gosto bastante de livros assim.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Ooi! Gostei muito da sua crítica :D Eu já tinha lido resenhas antes deste livro, mas nunca me interessei realmente, sabe? Mas após ler esta resenha, algo despertou minha curiosidade em relação ao enredo. Eu costumava achar que por se tratar de livro com título dos personagens, a base seria como aquele outro livro, o "Eleanor e Park" se não me engano. Mas, vou ver mesmo se adicionou este na minha lista :)
    Beijos!
    .
    .
    .
    www.thoughtsandadventures.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já conhecia o livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler. A capa lembra bastante a de Eleanor & Park, inclusive antes de ler sua resenha achava que tinha algo em comum com o livro da Rainbow, mas pelo que li da sua critica a história é diferente. Gostei da resenha!
    Beijos!
    http://virandoamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Olá !
    Em primeiro lugar , gostaria de felicitar o blog fantástico, eu amo todas as mensagens que são uma inspiração para o nosso blog.
    Em segundo lugar, você poderia nos ajudar a seguir o nosso blog, porque não chega nem perto do famoso , lol ? Eu tenho que seguir .
    Grato pela atenção, muito bem sucedido e abraços! < 3
    Obsesión por la lectura <3

    ResponderExcluir
  5. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
    é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante,mas se desejar seguir, saiba que sempre retribuo seguido
    também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Oi ooooi! Esse livro tá na minha lista de desejados faz um tempinho, mas achava que seus personagens eram muito superficiais... você me convenceu do contrário! acho que vou dar uma olhada nele assim que possível. Amei a resenha!
    http://olheinorodape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Hey!

    Já ouvi falar muito sobre esse livro, mas ainda não tive a oportunidade. Sempre que vou comprar tá caro, e depois esqueço. Vou colocar na lista, hehe.

    Beijos,

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros narrados na terceira pessoa! E que capa mais fofa!
    Gostei da resenha! Beijos
    https://mamaeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Comentários construtivos são sempre bem-vindos!
Caso tenha um blog, deixe o link do mesmo junto de seu comentário para que possamos retribuir a visita! Ah, e sempre respondemos nossos leitores, clique em ''notifique-me'' caso tenha interesse em ler nossa resposta a seu comentário!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo